Investigação de Isabel Santos da Universidade de Aveiro
Chama-se LEMA e é o primeiro site português nascido para ajudar na Matemática as
crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA).
Criado por Isabel Santos durante o
Doutoramento em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro (UA), o LEMA, para
além do desenvolvimento do raciocínio matemático destas crianças, quer ainda auxiliá-las
nas áreas da linguagem, da leitura, do planeamento ou da gestão de emoções.
“Os resultados obtidos nas sessões de aferição com crianças e com professores e
educadores da Educação Especial permitem assumir o LEMA [das iniciais em inglês de
Learning Environment on Mathematics for Autistic children] como um importante instrumento
de apoio à promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças com PEA”,
congratula-se Isabel Santos a autora da plataforma facilmente acessível a partir do link
http://lema.cidma-ua.org.
Para além da Matemática, “o LEMA é também um auxiliar aos desenvolvimentos da
linguagem e leitura, do planeamento, da memorização, da gestão de emoções, da atenção e
concentração e da interação entre pares”. Assim, aponta Isabel Santos, o ambiente digital
“poderá constituir-se como um instrumento pedagógico relevante para a premissa de uma
escola inclusiva, garantindo o acesso e equidade de crianças com PEA ao processo de
ensino e de aprendizagem, preparando a sua transição para uma vida ativa em sociedade”.
Destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos diagnosticadas com PEA, o LEMA contém dois
perfis de utilizadores – um para o educador e outro para a criança - e integra 32 classes de
atividades de matemática, cada uma delas subdividida em cinco subclasses, de acordo com
níveis de dificuldade.
A plataforma permite não só a seleção personalizada de uma até dez classes e subclasses
de atividades tendo em conta o perfil funcional do utilizador-aluno, como ainda a visualização do registo de desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas por parte
do utilizador-educador.
Número de crianças com PEA em crescimento
“O layout das atividades/desafios satisfaz os requisitos identificados por vários investigadores
da área das tecnologias digitais para crianças com PEA, nomeadamente a presença de
poucos itens no ecrã, a utilização de linguagem visual e textual simples e direta e a
integração de informações em múltiplas representações, como texto, vídeo, áudio e imagem,
fornecendo instruções e orientações claras”, explica Isabel Santos.
O número de alunos diagnosticados com PEA tem aumentado nas últimas décadas em
Portugal. O estudo mais recente realizado em Portugal pela Federação Portuguesa de
Autismo, referente a 2011 e 2012, apontou uma prevalência de 15,3 crianças/jovens
diagnosticadas com PEA em cada 10 mil.
“Apesar das tecnologias digitais terem sido identificadas, pela comunidade científica, como
um recurso de grande interesse para indivíduos com esta perturbação”, aponta Isabel
Santos, “são escassas as pesquisas que exploram a sua efetiva utilização no sentido do
desenvolvimento de capacidades matemáticas” de crianças com autismo. Por isso, o LEMA
de Isabel Santos quer também chamar a atenção para a necessidade de se desenvolverem
mais ambientes digitais promotores do desenvolvimento de capacidades em crianças com
PEA.
Preparado para ser utilizado pelos mais variados dispositivos tecnológicos (computador,
tablet, smartphone, etc) e nos mais variados contextos (sala de aula, casa, gabinetes
psicoeducativos, etc), o trabalho de Isabel Santos foi orientado pelas professoras Ana Breda,
do Departamento de Matemática, e Ana Margarida Almeida, do Departamento de
Comunicação e Arte.
O LEMA foi desenvolvido pela Linha Temática Geometrix, do Centro de Investigação e
Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), emergindo de uma colaboração
frutífera entre esta unidade de investigação e a Digital Media and Interaction (DigiMedia) da
UA.
LEMA: plataforma online auxilia crianças com autismo
LEMA: plataforma online auxilia crianças com autismo
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