Quando acedemos ao nosso computador pessoal, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel quando vamos de férias, temos que ter em conta que existem alguns riscos inerentes à sua utilização. Neste sentido, devemos tomar alguns cuidados de forma a prevenirmos eventuais situações de fraude informática.
Faça backups ou cópia de segurança da informação contida nos seus dispositivos móveis
Fazer um backup antes de ir de férias é fundamental. O objetivo passa por duplicar e guardar a informação contida no seu smartphone, computador ou tablet em locais seguros, como por exemplo, num disco externo, numa pen ou na nuvem, e desta forma reduzir o já de si inconveniente de um roubo ou perda do dispositivo.
Conheça e respeite as regras de segurança da informação da sua organização
Para isso, instale previamente as aplicações e leve consigo os equipamentos que vai precisar na sua viagem. Não recorra a equipamentos estranhos à sua organização para interagir com a mesma, ainda que não tenha alternativa.
Utilize sempre mecanismos de ligação remota segura com a sua organização
Assegure que tem mecanismos de ligação remota com mecanismos de cifra à sua organização instalados antes de viajar.
Desative a sua rede Bluetooth enquanto viaja para evitar ligações não desejadas
Alguns dispositivos permitem a ligação automática a outros dispositivos Bluetooth, sem a sua autorização. Use software de criptografia durante a viagem. Evite conversas de trabalho de carácter sensível ou reservado por telefone sem recurso a aplicações com criptografia.
Evite aceder a redes wi-fi publicas
Se o fizer assegure que está a usar uma ligação segura com a sua organização. Os atacantes sabem usar ligações wi-fi abertas para aceder a outros dispositivos na rede.
Tenha muito cuidado na utilização de cartões de crédito
Reduza ao essencialmente necessário a utilização de cartões de crédito no estrangeiro e previna perdas financeiras fazendo um seguro de utilização do mesmo.
Não revele o código de segurança do seu cartão de crédito
É um conselho comum de se ouvir, mas fácil de poder esquecer-se dele, se pensarmos por exemplo nos hotéis, em que muitas vezes nos solicitam o cartão para fotocopiar. No caso de se deparar com uma situação destas, não autorize que a parte de trás do cartão de crédito seja fotocopiada. Na altura do check-out, se tiverem sido feitas fotocópias de cartões de crédito ou de identificação, deve pedir que lhe sejam entregues ou até mesmo que as destruam à sua frente.
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