IBM desenvolve novas capacidades na Cloud para garantir maior controlo sobre questões tendenciosas e de parcialidade e dar às empresas mais confiança e transparência na utilização da IA
Lisboa, 19 de setembro de 2018 - A IBM apresenta hoje novas tecnologias que oferecem às empresas mais transparência na utilização da Inteligência Artificial (IA), permitindo que aproveitem ao máximo o seu potencial.
Este novo serviço de software, que automaticamente deteta qualquer indício tendencioso, de distorção ou de parcialidade, e que explica, passo a passo, como a IA chegou a uma determinada decisão – à medida que elas vão sendo tomadas – está disponível na IBM Cloud e permite que as empresas consigam gerir vários sistemas de inteligência artificial e de diferentes fornecedores do setor. As empresas vão poder também contar com o apoio da IBM Services de modo a aproveitar o novo serviço.
Além disso, a IBM Research disponibilizará na comunidade open source um conjunto de ferramentas de deteção e mitigação de questões de parcialidade em IA, fornecendo soluções e formação como incentivo à colaboração global para alcançar novos avanços nesta temática.
"A IBM tem liderado o setor ao estabelecer princípios de confiança e transparência para o desenvolvimento de novas tecnologias em IA", sublinhou Beth Smith, General Manager Watson AI da IBM. “Está na hora de passar dos princípios à prática. Queremos dar mais transparência e controlo às empresas que usam inteligência artificial e que enfrentam potenciais riscos de tomarem decisões incorretas”.
Estes desenvolvimentos surgem na sequência de um novo estudo do Institute for Business Value da IBM, que revela que, enquanto 82% das empresas estão a considerar adotar soluções de IA, 60% ainda temem questões relacionadas com termos de responsabilidade e 63% referem não possuírem internamente os recursos com as competências certas para gerir com confiança esta tecnologia.
Visibilidade nas decisões de IA
As novas capacidades da IBM para uma maior transparência e confiança, disponíveis na IBM Cloud, têm como base modelos construídos a partir de uma ampla variedade de frameworks de machine learning e sistemas de IA como o IBM Watson, o Tensorflow, o SparkML, AWS SageMaker e AzureML. O que significa que as empresas podem usar estes novos controlos em grande parte dos ambientes de IA mais usados pelas empresas e disponíveis hoje no mercado.
Este serviço de software totalmente automatizado oferece uma explicação clara sobre as decisões que foram tomadas e deteta indícios tendenciosos e de parcialidade em qualquer modelo de IA à medida que as decisões vão sendo tomadas - capturando resultados potencialmente incorretos e injustos enquanto ocorrem. Além disso, o software também recomenda automaticamente que dados devem ser adicionados ao modelo para ajudar a atenuar qualquer tendência detetada.
As explicações são fornecidas de forma simplificada, dando indicação sobre que fatores influenciaram a decisão numa determinada direção face a outra, a confiança na recomendação e ainda os fatores que permitem sustentar esse estado de confiança. Além disso, os registos sobre a exatidão, o desempenho e a equidade do sistema de IA são facilmente rastreados e recuperados para questões relacionadas com a melhoria do serviço de atendimento ao cliente ou com a regulação ou conformidade, como é o caso do RGPD.
Todas estas capacidades estão disponíveis através de dashboards, oferecendo aos utilizadores uma capacidade incomparável de entender, explicar e gerir decisões baseadas em IA e reduzir a dependência de skills específicas em AI.
Capacitar a comunidade open source para construir uma IA mais justa
A IBM Research está também a disponibilizar à comunidade open source o conjunto de ferramentas AI Fairness 360 - uma biblioteca de novos algoritmos, códigos e tutoriais que proporcionarão a académicos, investigadores e data scientists as ferramentas e os conhecimentos para continuarem este trabalho e integrarem estas novas capacidades durante a construção e a aplicação de modelos de machine learning. A comunidade global de open source é assim incentivada a trabalhar em conjunto para oferecer mais transparência à IA. Mais informações no blogue.
Estudo revela prioridades e desafios para a implementação de AI
De acordo com o estudo do IBM Institute for Business Value AI 2018 Report, acabado de ser publicado e que contou com a participação de mais de 5 mil executivos do C-Suite, começa a sentir-se uma mudança significativa na forma como os líderes empresariais analisam o potencial da IA para impulsionar o valor das organizações e o crescimento dos negócios.
Entre as principais conclusões:
• 82% das empresas, e 93% das empresas de alto desempenho, estão realmente a considerar ou estão já a adotar soluções de AI com o objetivo de gerar novas receitas;
• 60% temem questões que se prendem com a responsabilidade e 63% não possuem internamente as competências necessárias para aproveitar todo o potencial da IA;
• Os CEOs reconhecem cada vez mais o valor da utilização da tecnologia de IA nas áreas de TI, segurança, inovação, atendimento ao cliente e gestão de riscos;
• A adoção de IA é maior e continuará a crescer significativamente em setores mais digitalizados, como os serviços financeiros.
Um abraço
Mig
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