Como referi em cima, a versão desta box é a chinesa, ainda não há a versão Internacional, o que quer dizer que esta vem com uma ROM chinesa. Dá para mudar a linguagem, a ROM ou o Launcher mas fica desde já o aviso se alguém optar por comprar esta box.
Em baixo deixarei o tutorial de como mudar a Língua para Inglês.
Vamos então ver esta box em pormenor.
Unboxing
Uma caixa bem profissional e compacta como é típico da Xiaomi, toda ela branca a indicar exactamente o que vem lá.
A caixa trazia o seguinte:
- Mi4 TV Box;
- Comando de pilhas AAA (não incluídas);
- Cabo HDMI;
- Manual em chinês;
- carregador com entrada chinesa (necessita de adaptador);
Design
Um design muito bonito, toda ela branca com os cantos arredondados. com o simbolo Mi no meio.
É uma box pequena, uma mão consegue englobar toda a box no entanto quando pegas nela dá-te a sensação de ser pesada.
Tem as dimensões: 9.5cm x 9.5cm x 1.6cm e pesa cerca de 145 gramas.
Tem uma lista na frente e mesmo no meio tem o LED que quando esta está ligada fica branco. Quando está desligada não aparece nada.
Dos lados não tem nada a não ser a risca que atravessa toda a box.
Por trás tem as ligações e são elas: Uma entrada AV, HDMI, USB 2.0 e a entrada DC para o carregador.
Por baixo nos cantos tem 4 pequenas saliências que ajudam a uma maior aderência da box à superfície de onde a meteres.
Tem ainda o símbolo Mi e o número de série indicado na parte de baixo da box.
O comando tal como a box é todo ele branco, super simples, apenas com os botões necessários e com botão da pesquisa de voz mesmo em baixo do Power.
A parte detrás tem em baixo a parte para meter pilhas AAA que não vêm incluídas, sendo necessário adquirir.
Utilização
Quando liguei a box e meti pilhas no comando, a box para sincronizar com o comando pediu para meter o comando a cerca de 20 centímetros da box e começar a utilizá-lo, posto isto, funciona que é uma maravilha.
Posto isto a seguir pediu para ligar a uma wireless, esta box tal como a antecessora não tem RJ45.
E pronto, seguimos para o launcher inicial todo ele em chinês, com muitas aplicações chinesas e links chineses que para nós portugueses e europeus não têm qualquer utilidade a não ser o atalho que acede ás aplicações.
O Android a correr por baixo é Android 5.0, bastante fluído mas como disse em cima e volto a repetir, é preciso mudar o launcher inicial para esta ter alguma utilidade para nós.
Posto isto eo que fiz a seguir foi mudar a linguagem para Inglês, as aplicações continuam iguais mas ao menos os menus de definições esses mudaram para inglês e assim consegui tornar esta box usável e ainda hoje continua usável na minha cozinha devido à qualidade da antena wireless que esta box tem.
Como mudar a língua para Inglês?
Em primeiro lugar tens que fazer download da apk Startsettings (Link par Download) e depois transferir esta através de uma pen para a box, ou ligar a pen à box.
Em segundo lugar, andar para cima com o comando até dares com o menu das definições e clicares no símbolo de definições.
Clicar novamente no símbolo de definições.
A seguir ir ao símbolo da PEN.
Clicar novamente no símbolo da PEN.
Procurar pelo starSettings.apk e clicar.
De seguida clicar no primeiro botão conforme a imagem. Instalar.
Clicar no segundo botão, que é o botão Abrir, conforme está na imagem.
Posto isto tens acesso ao menu de definições do Android.
Andar para baixo até achares o símbolo do globozito.
Clicar onde diz a imagem.
E mudar para Inglês.
Posto isto já tens os menus em Inglês.
Utilização e Testes
O principal ponto de referencia desta box é o seu sistema de voz AI chamado TV PatchWall. Com esse recurso, podes interagir com a box que por sua vez a box pode interagir com todos os gadgets inteligentes que tenhas na aplicação Mi Home, é realmente um ponto forte não fosse estar em chinês.
Suporta 4K 3840 × 2160) HDR com excelente qualidade e sem entraves e permite ajustares a definição de vídeo que queres.
Para tornares esta box funcionável (uma das maneiras) e foi assim que fiz, já que não tens playstore ou serviços da Google é levar numa pen uma destas duas aplicações que são duas excelentes alternativas à Playstore: APK Pure ou Aptoide e instalas, posto isto já podes instalar todas as aplicações que queres.
Como podes ver, no meio da chinesada toda lá meti umas aplicações para ver TV e brincar.
A Navegação é extremamente fluída e a box responde muito bem, não aquece apesar de no design não percebermos onde está a saída de ar quente, mas que não aquece , não!
A nível de qualidade wireless foi das melhores que testei, apanha mesmo muito bem e torna o sinal bastante estável.Tal como antecessora não tem entrada RJ45.
A box já trazia uma aplicação instalada chamada TV Manager que nos permite verificar a memória, velocidade da internet, qualidade da internet, desinstalar aplicações entre outras.
Como podemos verificar o Sistema operativo ocupa 2.25 GB dos 8GB que tem disponíveis e já depois de todas as aplicações que instalei apenas ocupam 45% da memória RAM o que daqui dá para ver que é uma box perfeitamente capaz para ver multimédia entre outras coisas.
Acabei por fazer um teste à rede para verificar o que estava tudo normal.
A nível de utilização é isto, todo o launcher está em chinês mas é possível instalar umas aplicações e funcionar com ela.
Foi efectuado o teste de malware e não foi encontrado nenhum.
Também efectuei o teste de benchmark através da aplicação Antutu e deu a seguinte pontuação. Teria sido maior se tivesse sido testado a GPU.
Principais características
- O controle remoto integra-se com a tecnologia de controle de voz de Patchwall, fácil de controlar a tua TV e outros dispositivos XIAOMI;
- Suporta 4K HDR, desfruta de imagens de alta-definição e efeito de visualização de tirar o fôlego;
- A tecnologia de descodificação H.265 economiza metade da largura de banda do que o H.264, por isso pode mostrar detalhes de imagem vividos e ricos;
- 2 GB de RAM e 8 GB de ROM;
- O processador Amlogic S905L é permite uma utilização suave e flexível, sem preocupações com problemas de funcionamento lento;
- HDMI 2.0;
- Android 5.0;
- Bluetooth 4.1 + EDR;
- Linguagem: Chinês;
Veredicto
Não aconselho a comprar esta box até que saia a International Version a não ser que por conta própria consigas mudar a ROM ou mesmo o Android em si. Esta interface é completamente inutilizável a não ser que sejas chinês.
O upgrade desta box para a antecessora foi quase e apenas no design, daí e visto que os preços são parecidos acho que a Mi Box (International Version) mesmo assim é melhor escolha e tem um melhor, ligeiro desempenho que esta box.
Adquiri por mera curiosidade e por ser adepto da Xiaomi. A Qualidade está lá, fluidez está lá, a qualidade wireless é brutal, mas não serve porque não somos chineses.
De qualquer maneira deixo o Link desta box e da antecessora em baixo.
Onde Comprar e Preço
Xiaomi Mi Box 4 TV
Link de Compra: http://bit.ly/2N0EeZH
Preço: 55€
Método de Envio: Priority Line - EU Express
(Official International Version ) Original Xiaomi Mi TV Box
Link de Compra: http://bit.ly/2OO701a
Preço: 56€
Método de Envio: EU Priority Line
Apenas umas dicas, concordando com quase tudo o que foi dito. Uso Xiaomi desde o aparecimento da primeira Mini Xiaomi ha cerca de 5 anos. Em relação à versão apresentada a versão "Enhanced" é bastante melhor, naturalmente (Enhanced...) mas tambem bastante mais cara.É importante logo de inicio, nos settings onde esta o simbolo de uma pessoa, ir à segunda linha, abrir e activar a linha de cima para activar "Unknown sources". Depois atraves do simbolo "Media Player" é possivel instalar qualquer app (abrindo o Media Player o primeiro simbolo da esquerda são "Devices") quer atraves de pen, quer diretamente do PC, sem necessidade de instalar qualquer aplicação. Dizer ainda que não tendo porta de rede, as Xiaomi funcionam perfeitamente ligadas por cabo a um router, com um adaptador usb/net conectado a uma das portas usb.
ResponderEliminar