A tecnologia AV1 permite que os vídeos fiquem "mais leves" sem causar tanta perda de qualidade.
Desenvolvida pela Alliance for Open Media, a novidade vai ser usada em serviços como o Netflix e o YouTube.
Composta por gigantes tecnológicas como a Google, Microsoft, Amazon, Facebook e Netflix, a Alliance for Open Media (AOM) anunciou que as especificações do novo formato de compressão AV1 estão finalizadas, pelo que os utilizadores poderão começar a usufruir brevemente das vantagens desta tecnologia.
O AV1 é um método de compressão aberto e gratuito que promete tornar os serviços de streaming de vídeo, como o Netflix, YouTube e Amazon Prime, 40% mais rápidos sem que a imagem perca qualidade assim como vai consumir 40% menos dados.
Essas características irão permitir que a tecnologia também seja usada em jogos, videochamadas e transmissões ao vivo, tendo a AOM o objectivo que este seja o método de compressão padrão a partir de 2020.
Para além de ser mais leve e mais rápido, o AV1 também é aberto e gratuito, ao contrário da tecnologia atual HEVC. Dessa maneira, as empresas podem incluí-lo nos seus navegadores, aplicações, sistemas operativos, chips e outros componentes eletrónicos sem lidar com patentes ou pagamento de royalties.
Sem dúvida um excelente notícia que até no ramo da pirataria vai ser de extrema utilidade.
Novo padrão de compressão torna serviços de streaming 40% mais rápidos
Novo padrão de compressão AV1 torna serviços de streaming 40% mais rápidos
Post A Comment:
0 comments: