Com boas características e com um preço bastante razoável é uma excelente opção para quem não quer gastar muito.
Vamos então conhecer este smartphone em pormenor.
Unboxing
Uma caixa ao velho estilo da Nokia
Bem embalado, a caixa é resistente.
Dentro dela trazia:
- Nokia 6.1 Plus (X6);
- Manual em chinês;
- Patilha para abrir gaveta dos cartões;
- Capa traseira de silicone;
- Cabo USB Type-C;
- Carregador;
- Adaptador para fichas Europeias.
Design
O Nokia X6 tem um design super compacto. com um tamanho médio, encaixa perfeitamente numa mão. Uma qualidade de construção acima da média, nota-se perfeitamente que ouve aqui cuidado por apresentar um produto com bastante qualidade.
Tem as seguintes dimensões: 15,23 x 7,25 x 0,85 cm e pesa 155 gramas.
A versão que mandei vir foi a preta mas também tens a azul escura.
Tem os cantos arredondados, com uma borda bastante pequena, mas mesmo assim ainda meteram o símbolo da Nokia por baixo. Este telemóvel usa como material alumínio que lhe confere um aspecto mais robusto.
De um dos lados tem a gaveta dos cartões, leva duplo NANO SIM ou NANO SIM + Micro SD.
Do outro lado tem o botão Power e os botões de Volume, mal se notam, mas estão lá e funcionam bem.
A parte traseira tem um preto espelhado, vem com a configuração de dupla câmara no topo centro seguido logo do sensor de impressão digital que por sua vez é seguido do símbolo Nokia.
Por baixo tem um microfone. a entrada Type-C e uma coluna de saída de som.
Por cima tem a entrada jack 3.5mm para ligares uns phones e um micro.
Eu pessoalmente gostei muito do Design. Simples, arredondado e com bons acabamentos. O Notch, apesar de novo é aquela velha discussão.
Deixo aqui mais algumas fotos.
Características
Ecrã: 5.8 Polegadas, 2280x1080, 19:9 IPS LCD com notch, Gorilla Glass 3;
Câmara Traseira: 16MP f2.0 + 5MP f2.4, sensor de profundidade, LED flash de dois tons, vídeos 4K a 30fps, EIS (1080p apenas);
Câmara Frontal: 16MP f2.0 Focus Fixo, Videos a 1080p;
Sistema Operativo: Android 8.1 Oreo (Android One);
CPU: Qualcomm Snapdragon 636, 1.8GHz;
GPU: Adreno 509;
RAM: 4GB; LPDDR4X;
ROM: 64GB eMMC 5.1, suporta microSD que podes estender a memória até 400GB;
Bateria: 3060mAh, suporta Quick Charge;
Rede:
- CDMA: CDMA: 800;
- TD-SCDMA: TD-SCDMA 1900/2000 MHz;
- 4G LTE: FDD B1 2100MHz,FDD B3 1800MHz,FDD B7 2600MHz,FDD B8 900MHz,TDD B38 2600MHz,TDD B39 1900MHz,TDD B40 2300MH;
Outras Funções: Radio FM, Sensor Impressão Digital;
Sistema Operativo
O Nokia 6.1 Plus (X6) vem com Android One (8.1) da Google. Assim que o liguei pediu para fazer actualizações que fiz prontamente.
Ao fim de efectuar as actualizações deu para analisar melhor o sistema operativo que apesar de ser Android One aparenta ter pequenas personalizações da Nokia.
Os botões são no software, não físicos. Trazia apenas instaladas as aplicações e serviços da Google, apesar de parecer haver personalização na aplicação Radio FM.
A Patch de segurança ao fim da actualização é de 1 de Setembro de 2018.
A experiência da interface do utilizador é muito boa e é o que esperas de um Android One: Simples, Fluído e eficaz.
Existe aqui um pequeno detalhe no que toca ao aspecto 19:9 e algumas aplicações. Se a aplicação não foi projectada para preencher todo o ecrã, para corrigires isso, tens que ir ao modo Visão geral e esperas que um botão apareça. Quando clicas nele a aplicação reabre e fica em ecrã inteiro.
Espera-se no entanto algumas dessas correcções quando houver actualização para o Android Pie.
Eu prefiro a experiência de Android One ás ROMs impostas pelos fabricantes. logo aqui vejo uma vantagem muito boa.
Teste de Benchmark
Foi utilizada a aplicação Antutu para realizar o teste de benchmark. Deu uma boa pontuação de 114556. Bem acima de muitos com a mesma gama de preços.
Ecrã
É uma densidade de pixeis bastante alta, bem como bons ângulos de visão, típicos de um LCD IPS.
A calibração das cores poderia ser melhorada, aparenta por vezes alguma saturação, o que não é ruim e é considerado por muitos um aspecto muito positivo.
Ao ar livre não tive grandes problemas, no entanto ao sol tens que mexer no brilho para conseguires ver bem, e ao fim de ajustado vê-se muito bem.
Bateria
O Nokia X6 tem uma bateria de 3060mAh, no principio fiquei assustado, mas isso é por estar habituado á gama Mi Max da Xiaomi com baterias enormes.
Mas neste caso existe equilíbrio, a bateria não é grande mas o ecrã também não e o CPU permite poupar bastante bateria.
Com uso intenso consegui passar um dia com o telemóvel com uma única carga e com alguns ajustes, bluetooth e dados desligados, ou ligar só quando necessário, brilho automático e um uso moderado podes esticar para os dois dias.
Felizmente, o telemóvel também conta com o Quick Charge, que permite carregar o Nokia completamente em cerca de duas horas. No entanto o carregador do Nokia não é Quick charge o que tens que adquirir um por fora.
Câmara
O Nokia 6.1 Plus possui um sistema de câmara traseira dupla que inclui um sensor primário de 16MP f2.0 e um sensor de profundidade de f2.4 de 5MP.
Na frente há uma câmara de foco fixo de 16MP f2.0.
A aplicação que tem a mão da Nokia traz algumas funções que ajudam a melhorar as fotos. Tem alguns filtros com IA que são muito bons e permitem-te um embelezamento da foto.
Nos vídeos, podes optar por transmitir ao vivo directamente para o YouTube ou Facebook na aplicação. Há também uma função de lapso de tempo 4K e um modo de câmara lenta que grava em 480p a 120fps.
A nível de fotos com claridade têm uma excelente qualidade, um bom balanço de cores.
As imagens que saem da câmara pareçam naturais e próximas da cena original. As fotos também revelam um bom nível de detalhes sem fazer excesso ao algoritmos de IA.
O nível geral de processamento de imagem está em num nível maduro, o que faz com que as imagens que saem do Nokia 6.1 Plus (X6) sejam algumas das melhores nesta faixa de preço.
A nível de fotos com pouca luz têm algumas fraquezas e nota-se por vezes um determinado excesso de brilho para colmatar os pontos escuros.
O modo HDR funciona muito bem. Na maioria das cenas, o modo HDR ajudou a trazer muitos detalhes nas áreas sombreadas, dando às imagens uma aparência muito mais equilibrada.
Em relação à qualidade de vídeo, o Nokia 6.1 Plus pode capturar 4K a 30fps sem EIS ou 1080p a 30 fps com EIS. A qualidade de imagem 4K é excelente, com grande detalhe e cor, mas tremido.
A 1080p é uma óptima imagem em geral que é naquilo que deves incidir.
A câmara frontal tira excelente selfies com bons resultados. Com bastante detalhe.
No escuro tem mais dificuldade e com excesso de brilho fica com zonas demasiado brancas, mas a qualidade é muito boa e está acima desta faixa de preços.
Especificações (Hardware)
O Nokia 6.1 Plus usa um Qualcomm Snapdragon 636, um chipset razoavelmente poderoso, de gama média, muito comum desta categoria de preço.
O 636 inclui um CPU octa-core, com uma combinação de núcleos quad-core Kryo 260 Gold baseados nos Cortex-A73 e quad-core Kryo 260 Silver, baseados no Cortex-A53.
Há também o GPU Adreno 509, bom para resoluções FHD + e para jogar uns jogos tem também excelente desempenho.
Neste caso o telemóvel vem com 4GB de memória LPDDR4X e 64GB de armazenamento eMMC 5.1, que podem ser expandidos até 400GB com microSD. Podes ainda optar pela configuração de 6GB de RAM, ligeiramente acima no toca ao preço.
Veredicto
Vou começar o meu veredicto para elogiar o telemóvel. É de topo dentro desta gama de preços. Com alguns detalhes a limar.
Excelente qualidade de construção e com uma estética muito bonita, aliado a um tamanho médio, que fica bem dentro de qualquer bolso e em qualquer mão.
O preço é muito razoável e estamos perante uma excelente relação qualidade/preço com alguns detalhes a melhorar.
Podemos dizer que a Nokia quer voltar à qualidade que tinha dentro de uma gama de preços suportável para o bolso da maioria das pessoas.
É uma oferta de Gama média com excelente hardware.
Tem alguns defeitos, mal fora.
O formato 19:9 aliado ao Android One faz com que algumas aplicações não funcionem bem neste formato é é preciso forçar o ecrã inteiro, mas mal se nota e provavelmente estas falhas serão corrigidas com uma próxima actualização.
Poderia melhorar também na calibração das cores, parece ter uma saturação de cores exagerada, mas aqui também vai dos gostos.
Outro problema com o ecrã é que não fica muito brilhante, o que é um problema ao ar livre, pois és forçado a meter em brilho total quando incide a luz do sol.
A bateria é de 3060mAh e suporta Quick charge mas por incrível que pareça o carregador não é. Teremos que adquirir um que suporte isto.
Dentro desta gama de preços é mesmo muito bom e recomendo a sua compra.
Foi um prazer rever a Nokia e ver que vão no caminho certo, apostando na qualidade numa gama de preços acessíveis.
Onde Comprar e Preço
Versão 4GB + 64GB
Link: http://bit.ly/2DIfIfo
Preço: 169.10€
Método de Envio: EU priority Line
Versão 6GB + 64GB
Link: http://bit.ly/2DqWryo
Preço: 178€
Método de Envio: Eu priority Line
Post A Comment:
0 comments: