Foi hoje anunciado que a Teespring - plataforma que permite que independentes criem e vendam as suas próprias criações - e o YouTube vão expandir a possibilidade de criadores do YouTube qualificados em Portugal, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido de venderem merchandising nos seus canais. Isto surge na sequência do anúncio na Vidcon 2018 no passado mês de Junho onde se anunciou a parceria com a Teespring, que permite aos canais de YouTube registados nos EUA e que têm mais de 10.000 subscritores venderem itens no próprio canal.
Desde o seu lançamento que os criadores de conteúdo dos EUA abraçaram esta montra de merchandising e utilizam os seus vídeos para promover os novos produtos de formas bastante criativas. Por exemplo, um divertido canal de jardinagem DIY, o Garden Answer usa a montra de merchandising nos seus vídeos do YouTube para permitir à sua audiência comprar canecas e roupas personalizadas. Desde que começaram a utilizar a prateleira virtual de merchandising, estas receitas registaram uma crescimento rápido com as receitas do canal a crescerem 21% desde o momento que esta funcionalidade foi implementada no canal.
"O processo foi bastante simples. Carregámos o nosso logótipo para a Teespring, iniciámos uma campanha e activámos a montra de merchandising no YouTube. Depois, informámos o nosso público de que poderiam comprar as nossas camisas e capuzes através de um post na secção de comunidade e mostrando o nosso merchandising num vídeo Q&A. Ficámos impressionados com os números. Acho que só lamentamos o facto de não termos começado mais cedo". Laura @ Garden Answer
Esta funcionalidade permite que criadores do YouTube qualificados vendam merchandising aos seus fãs e está diretamente integrado na experiência de utilização do seu canal. Esta parceria foi desenvolvida para proporcionar um ponto de venda nas comunidades de criadores de conteúdos do YouTube, que é simples de adicionar às páginas de vídeo nos seus canais do YouTube. A montra de merchandising no YouTube funciona tanto na visualização de vídeos em mobile como em desktop, permitindo que os compradores naveguem sem sairem da página. A montra é actualizada com novos produtos, incluindo T-shirts, sacolas, capas de telefone e muito mais, logo após serem criados no site da Teespring pelos criadores do YouTube participantes.
"Estamos
entusiasmados ao disponibilizar a montra de merchandising a mais
criadores e fãs. Esta é uma das partes do nosso grande esforço para
diversificar os fluxos de receitas dos criadores, tornando a criação de
conteúdo no YouTube uma oportunidade de negócio sustentável",
afirma, Sarah Clatterbuck, Director of YouTube Alternative Monetisation
Engineering,
"Na Teespring, temos vindo a ficar
encantados com o sucesso desta funcionalidade nos EUA, e era óbvio que o
próximo passo seria lançar esta funcionalidade na União Europeia assim
que fosse possível. Esta expansão possibilita aos criadores europeus uma
plataforma onde podem ganhar mais dinheiro a partir do seu
merchandising do que aconteceria com concorrentes similares. A
funcionalidade Traffic on the Merch Shelf também está definido
para assumir o tráfego dos links de descrição padrão no YouTube, como
acontece nos EUA. Este sucesso inicial incentiva-nos a continuar a
reforçar e a apoiar cada vez mais os YouTubers espalhados por todo o
mundo.", afirma Chris Lamontagne, VP Commercial at Teespring,
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