Por que
conectar um trailer precisa ser algo tão complicado? O processo é tão
trabalhoso, que 50% das pessoas preferem, simplesmente, não utilizá-lo. E
por que os engates praticamente não mudaram desde 1932? A empresa de
tecnologia Semcon reuniu uma equipe de mulheres para oferecer outra
perspectiva sobre o desenvolvimento de produtos, o que resultou em um
novo conceito automático de conexão de veículos e trailers, e o condutor
nem precisa sair do veículo.
No
primeiro semestre, a Semcon pediu às pessoas que dessem exemplos de
produtos que não contavam com uma perspectiva feminina — e recebeu mais
de 500 sugestões. Algumas mencionaram como é complicado conectar os
trailers aos engates, o que faz com que se sintam inseguras ao rebocar
trailers, ou carretas pesadas para cavalos, caravanas e reboques para
barcos. Uma pesquisa conduzida pela Inizio/Semcon mostrou que 50% das
pessoas preferem, simplesmente, não usar os reboques. E 70% delas são
mulheres.
“É fácil perder a
perspectiva — principalmente a perspectiva feminina — quando os
desenvolvedores técnicos são, em sua maioria, do sexo masculino. Porque,
se um produto não é percebido como problemático, então não há nenhuma
chance de mudança. Para nós na Semcon, compreender todos os tipos de
usuários finais é algo fundamental para que possamos desenvolver
produtos que proporcionem os maiores benefícios às pessoas”, declarou
Markus Granlund, CEO da Semcon.
Uma solução sob uma nova perspectiva
Uma equipe totalmente composta de desenvolvedoras de produtos do sexo feminino aceitou o desafio. O objetivo era criar um conceito de solução inteligente e fácil de usar, e que também estivesse pronta para os veículos autônomos do futuro. O novo conceito, conhecido como Automatic Trailer Connection (ATC) (Conexão automática para Trailers), é conectado automaticamente ao trailer, enquanto você permanece no seu carro.
Uma equipe totalmente composta de desenvolvedoras de produtos do sexo feminino aceitou o desafio. O objetivo era criar um conceito de solução inteligente e fácil de usar, e que também estivesse pronta para os veículos autônomos do futuro. O novo conceito, conhecido como Automatic Trailer Connection (ATC) (Conexão automática para Trailers), é conectado automaticamente ao trailer, enquanto você permanece no seu carro.
“O mais incrível é que
esse conceito é baseado nos sistemas inteligentes que já estão em uso
nos veículos atuais. Se pensarmos no grande volume de dinheiro aplicado
no desenvolvimento de produtos para o setor automotivo nos últimos 80
anos, é estranho que ninguém tenha desenvolvido nenhum novo conceito
para os engates, que muitas pessoas consideram uma solução
inconveniente. Às vezes, é preciso ter uma nova perspectiva”, avaliou
Sofie Askenbom, gerente de projetos da equipe “Add Perspectives”.
Como funciona o conceito da conexão ATC
Com o veículo e o trailer (reboque) a uma distância de cerca de dois metros entre si, o sensor da câmera do veículo identifica o trailer, e a conexão é iniciada. O motorista pressiona “Auto Attach” (Conectar automaticamente) no display do carro, e o veículo dá marcha à ré em direção ao trailer, de maneira autônoma. O veículo e o trailer estão conectados à ”nuvem”, o que possibilita a comunicação entre eles e o posicionamento correto de ambos. No lugar do engate, há um soquete no para-choque do veículo, que fixa e alimenta o reboque. Não é preciso usar cabos. É como conectar qualquer dispositivo comum, e a conexão é realizada de forma autônoma, pelo próprio veículo.
Com o veículo e o trailer (reboque) a uma distância de cerca de dois metros entre si, o sensor da câmera do veículo identifica o trailer, e a conexão é iniciada. O motorista pressiona “Auto Attach” (Conectar automaticamente) no display do carro, e o veículo dá marcha à ré em direção ao trailer, de maneira autônoma. O veículo e o trailer estão conectados à ”nuvem”, o que possibilita a comunicação entre eles e o posicionamento correto de ambos. No lugar do engate, há um soquete no para-choque do veículo, que fixa e alimenta o reboque. Não é preciso usar cabos. É como conectar qualquer dispositivo comum, e a conexão é realizada de forma autônoma, pelo próprio veículo.
Um mecanismo de
travamento mecânico, dentro do soquete do veículo, prende o trailer. O
monitor a bordo fornece informações sobre o peso e o equilíbrio da
carga, limites de velocidade, luzes de freio, etc. A roda auxiliar do
trailer é recolhida automaticamente por um motor elétrico, que também é
usado para ajustar a altura durante a sequência de conexão. Então, você
estará pronto para partir.
"Esse conceito foi
idealizado principalmente para demonstrar o que uma nova perspectiva
pode oferecer, mas esperamos que os fabricantes de veículos e trailers
(reboques) possam ter interesse em desenvolver a ideia no futuro",
afirmou Sofie Askenbom.
Fatos
O conceito da conexão Automatic Trailer Connection (ATC) é o resultado da campanha Add Perspectives, lançada pela Semcon no primeiro semestre de 2018, para chamar atenção para a necessidade de termos mais mulheres no setor de tecnologia. Uma equipe selecionada de desenvolvedoras de produtos, todas mulheres, optou por se concentrar nos mecanismos dos trailers e nas inúmeras operações manuais necessárias para conectar um trailer (reboque).
O conceito da conexão Automatic Trailer Connection (ATC) é o resultado da campanha Add Perspectives, lançada pela Semcon no primeiro semestre de 2018, para chamar atenção para a necessidade de termos mais mulheres no setor de tecnologia. Uma equipe selecionada de desenvolvedoras de produtos, todas mulheres, optou por se concentrar nos mecanismos dos trailers e nas inúmeras operações manuais necessárias para conectar um trailer (reboque).
Membros da equipe:
Sofie Askenbom, Gerente de Projetos/Desenvolvedora Digital; Malin Bengtsson, Engenharia de Projetos; Ida Borenstein, Comunicação; Sofia Elmestrand, Engenharia de Design; Anna Lindahl, Experiência do Usuário; Laura Masaracchia, “Machine Learning”; Sara Nilsson, Experiência do sUuário; Åsa Rudberg, Designer de Produtos; Lovisa Wargsjö, Engenharia de Design.
Baixe imagens, vídeos e informações técnicas aqui.
Sofie Askenbom, Gerente de Projetos/Desenvolvedora Digital; Malin Bengtsson, Engenharia de Projetos; Ida Borenstein, Comunicação; Sofia Elmestrand, Engenharia de Design; Anna Lindahl, Experiência do Usuário; Laura Masaracchia, “Machine Learning”; Sara Nilsson, Experiência do sUuário; Åsa Rudberg, Designer de Produtos; Lovisa Wargsjö, Engenharia de Design.
Baixe imagens, vídeos e informações técnicas aqui.
Saiba mais em semcon.com/br/addperspectives.
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