36% dos gestores acreditam que vão antecipar, de forma disruptiva, as mudanças antes de estas serem exigidas pelo mercado, de acordo com o Indicador de Transformação Digital da DellEMC.
Destaques:
- 10% das empresas Portuguesas são considerados Líderes Digitais.
- 36% das empresas Portuguesas acreditam que serão vão conseguir antecipar, de forma disruptiva, as necessidades do mercado.
- 94% das empresas acreditam que terão de se esforçar mais para responder aos pedidos dos clientes, dentro de cinco anos.
- 13% das empresas Portuguesas temem que sua organização se torne obsoleta dentro de cinco anos.
- Os líderes empresariais apontam os baixos orçamentos e a falta de recursos como as maiores barreiras à transformação digital.
Atualmente, 10% das empresas Portuguesas são líderes digitais, de acordo com Indicador deTransformação Digital da Dell Technologies (Indicador DT). O Indicador DT, elaborado em colaboração com a Intel, mapeia o progresso da transformação digital de empresas média e grande dimensão, tendo como base as expetativas e receios digitais dos líderes de negócio de todo o mundo.
Este estudo revela que 94% dos líderes de negócio Portugueses acreditam que, dentro de cinco anos, as suas organizações terão que se esforçar ainda mais para responder aos pedidos dos seus clientes e 13% teme que a sua organização seja ultrapassada.
Os cálculos do Indicador DT têm como base a perceção do desempenho empresarial nas seguintes áreas: disponibilidade de serviços ou produtos core através do digital **, a estratégia de TI existente, a estratégia de transformação da força de trabalho e os investimentos planeados.
Dois anos depois do lançamento do estudo do Indicador DT, em 2016, a Dell Technologies e a Intel aumentaram a sua amostra para a pesquisa, de 16 para 42 países e passaram a comparar 4.600 empresas, usando os seguintes agrupamentos:
Grupos comparados
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Descrição
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Análise do país em 2018
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Líderes Digitais
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Transformação digital, em diversas formas, integrada no DNA da empresa
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10%
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Adoção do Digital
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Tem um plano digital maduro, investimentos e inovações em curso
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21%
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Avaliadores Digitais
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Abraça a transformação digital de forma cautelosa e gradual; planeando e
investindo no futuro
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37%
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Seguidores Digitais
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Pequenos investimentos, tentativas de começarem planos para o futuro
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24%
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Demorados Digitalmente
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Não têm um plano digital, iniciativas limitadas e investimentos
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8%
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Actualmente 10% das empresas portuguesas estão a adotar o digital, o que significa que as empresas estão a avançar com os seus planos digitais e aposta na inovação, abraçando assim desta forma a Transformação Digital.
O Indicador de Transformação Digital revela que no nosso país, existe ainda um número significativo de empresas que estão nos dois grupos inferiores, ou seja, cujo percurso para a transformação digital é muito lento ou que ainda não possuem um plano digital.
Barreiras à Transformação Digital
Segundo a pesquisa, 90% das empresas portuguesas estão a enfrentar grandes impedimentos para a transformação digital ao dia de hoje.
De acordo com o estudo, as cinco principais barreiras à transformação digital em Portugal são:
- Falta de orçamento e recursos;
- Privacidade de dados e preocupações com a cibersegurança;
- Cultura digital imatura: falta de alinhamento e colaboração em toda a empresa;
- Falta de uma estratégia e visão digital coerente;
- Abordagem reativa para atividades concorrentes.
Estas são as barreiras que estão a dificultar os esforços em torno da transformação digital. Por exemplo, 82% dos líderes de negócios portugueses acreditam que a transformação digital deve ser generalizada por toda a organização. 44% acreditam fortemente que vão conseguir antecipar o futuro de forma disruptiva em apenas cinco anos, sem serem ultrapassados.
“Já falamos sobre estar à beira de uma tremenda mudança há algum tempo. Mas tal não é mais o caso”, confirma Gonçalo Ferreira, General Manager for DellEMC Commercial in Portugal. “A próxima era digital chegou e já está a mudar a maneira como vivemos, trabalhamos e conduzimos negócios. O que significa que o tempo urge. A transformação genuína precisa acontecer agora e precisa ser radical”.
Conquistar os desafios
O estudo indica que as empresas estão a tomar medidas para superar as barreiras, juntamente com a ameaça de serem superadas por players mais ágeis e inovadores. Contudo, o progresso nestas áreas ainda é reduzido. Podemos confirmar isso através de:
- 63% das empresas portuguesas usam tecnologias digitais para acelerar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
- 50% das empresas promovem segurança e privacidade em todos os dispositivos, aplicações e algoritmos;
- 35% esforçam-se para desenvolver internamente conjuntos de competências e conhecimentos adequados, tais como ensinar os funcionários a programar;
- 44% promovem a partilha de conhecimento entre funções, equipando os líderes de TI com competências de negócio e os líderes de negócio com conhecimentos de TI.
Investimentos planeados dentro dos próximos um a três anos:
- 59% das empresas portuguesas pretendem investir em cibersegurança;
- 45% das empresas portuguesas pretendem investir em multi-cloud;
- 45% das empresas portuguesas pretendem investir em tecnologia IoT;
- 32% das empresas portuguesas pretendem investir em Inteligência Artificial;
- 31% das empresas portuguesas pretendem investir em Flash.
Um número mais reduzido de empresas, mas já significativo, planeia experimentar tecnologias emergentes. 13% das empresas investem atualmente em blockchain, 11% em computação quântica e 25% em Realidade Virtual (VR)/ Realidade Aumentada (AR).
“Este é um momento emocionante para fazer florescer um negócio. Estamos num momento crucial - onde a tecnologia, os negócios e a humanidade se cruzam para criar um mundo melhor e mais interligado”, acrescenta Gonçalo Ferreira. “No entanto, apenas as organizações centradas na tecnologia recolherão as recompensas oferecidas por um modelo de negócios digital, incluindo a capacidade de agir rapidamente, automatizar tudo e corresponder às expetativas dos clientes. É por isso que a transformação digital precisa de ser tratada como a prioridade número 1.”
Notas do Editor
Metodologia de Pesquisa
Este verão, a companhia de pesquisa independente, Vanson Bourne questionou 4600 líderes de negócio em Portugal de empresas médias e grandes para medir o lugar da organização no Indicador de Transformação Digital da Dell Technologies. Vanson Bourne classificou os esforços dos negócios digitais das empresas examinando a sua estratégia de TI, as iniciativas de transformação da força de trabalho e o desempenho percebido em relação a um conjunto central de atributos de negócios digitais. Os resultados globais (baseados nos 4600 inquiridos de 42 países) serão apresentados no início de 2019.
Recursos Adicionais
- Informações adicionais sobre o Indicador de Transformação Digital da Dell Technologies 2016 podem ser encontradas aqui https://www.delltechnologies.com/en-us/perspectives/digital-transformation-index.htm.
- Informações adicionais sobre o programa Dell Technologies Realizing 2030 podem ser encontradas em www.delltechnologies.com/realizing2030.
- Siga as últimas notícias no Twitter de @DellTech, @Dell and @DellEMC.
Atributos de um negócio digital
Em 2015, os líderes empresariais definiram um conjunto central de atributos digitais que as empresas devem adotar para obter sucesso na próxima década. Esses são:
- Inovar de maneira ágil
- Spot de predição das novas oportunidades
- Demonstrar transparência e confiança
- Entregue experiências únicas e personalizadas
- Sempre ligado, a operar em tempo real
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