Estudo YouGov para a Google faz radiografia dos comportamentos dos portugueses para o Dia da Internet +Segura
Google destaca cinco dicas para manter a segurança na Internet
Um estudo realizado pela empresa YouGov para o Google mostrou que os portugueses apontam os dados pessoais (a sua morada, por exemplo) e dados bancários (cartão de crédito, por exemplo) como o tipo de informações que mais se preocupam em proteger on-line (estudo completo no final).
O estudo procurou ainda perceber o tipo de experiências vividas pelos portugueses na navegação on-line e, os resultados revelam que 50% dos entrevistados já passaram por alguma tentativa de phishing por e-mail. Para a Google, quando as pessoas estão online não deveriam ter de se preocupar com a segurança das suas informações. No Gmail, por exemplo, actualmente o machine learning ajuda o Gmail a impedir que mensagens falsas de spam e phishing apareçam na caixa de entrada e com precisão de 99,9%.
“Quando criamos um produto a segurança é sempre um dos principais nossos focos de atenção. A conta Google, por exemplo, é protegida automaticamente, e ao partilharmos as melhores práticas e ferramentas de segurança com outras organizações é possível ajudarmos a fazer da Internet um lugar mais seguro para todos” explica Helena Martins, responsável de políticas públicas da Google Portugal.
5 Dicas para manter a segurança na Internet
- Mantenha o software atualizado
Apenas 17% dos portugueses dizem, no estudo, atualizar o software mais de uma vez por mês. Uma das dicas de segurança é que os utilizadores se certifiquem sempre que estão a usar a versão de software mais recente em todos os dispositivos. Algum software, por exemplo o Chrome, faz actualizações automáticas de modo a que os utilizadores não tenham de se preocupar com este trabalho. Em outros serviços em que são enviadas notificações a alertar para novas actualizações de software, os utilizadores deverão fazê-lo logo que possível e não adiar a actualização.
- Use passwords únicos para cada conta
Outra das conclusões é que os portugueses recorrem, cada vez mais, a diferentes passwords para todos os serviços on-line, um dos mais recorrentes conselhos de protecção on-line. 42,3% dos portugueses entrevistados disseram ter diferentes passwords para todos os serviços on-line e 27,6% usam a mesma password somente para alguns serviços on-line. E quase 42% dos portugueses já têm associado a todas as suas contas on-line um telefone de recuperação ou um endereço de e-mail.
- Tenha um número ou e-mail para recuperar uma conta
Mais de 41% das pessoas afirmaram que mantêm essa melhor prática em todas as suas contas, enquanto quase 40% disse que apenas para algumas contas. Acrescentar informação para recuperação de conta pode ajudar os utilizadores a recuperarem mais rapidamente a sua conta caso percam o acesso à mesma ou não consigam aceder à conta. Em muitos serviços de internet - incluindo a Conta Google - ter o método de recuperação de conta pode ajudar a alertar um utilizador quando há uma actividade suspeita na sua conta ou ajudá-lo a bloquear, se necessário, alguém de utilizar a sua conta sem autorização. Na conta Google, é possível acrescentar informação de recuperação na conta Google na opção: a sua informação pessoal. Para mais informações visite security.google.com.
- Faça o checkup de segurança da Google
Em termos de comportamentos ou como os utilizadores utilizam as ferramentas de segurança on-line verifica-se que quase 25% dos entrevistados disseram recorrer pelo menos uma vez por mês ou mais a estas ferramentas para reverem as definições de segurança on-line como por exemplo o checkup de segurança on-line da Google. E por outro lado, quase 20% dos portugueses actualizam as suas passwords de contas on-line uma vez por mês ou mais de uma vez por mês.
- Adopte a autenticação de dois passos
A autenticação de dois passos reduz significativamente a possibilidade de alguém conseguir ter acesso não autorizado à sua conta. No estudo, 45% dos portugueses afirmaram usar a verificação em dois factores em algumas de suas contas, enquanto apenas 24% o fazem para todas as contas on-lines. A autenticação em dois passos requer um segundo passo para aceder à sua conta, para além do seu nome e password. Tanto pode ser um código a receber no telemóvel como por exemplo um código de 6 dígitos gerados por uma app ou uma chave física de segurança. Para activar a autenticação de dois passos na Conta Google basta visitar g.co/2sv .
COMO OS PORTUGUESES NAVEGAM E PROTEGEM SUAS INFORMAÇÕES
Qual o tipo de informações que se preocupa mais em proteger on-line?
Informação pessoal (i.e. morada de casa)
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14,18%
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Informação financeira (i.e. dados bancários)
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64,03%
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Momentos pessoais (i.e. fotos de família)
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7,29%
|
E-mails enviados a colegas, amigos etc
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2,93%
|
Websites que visitei/ Histórico de pesquisa on-line
|
2,42%
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Outros
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1,73%
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Não sei
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2,95%
|
Não aplicável - não estou preocupado em proteger, em particular, nenhuma informação on-line
|
4,46%
|
Qual das seguintes opções se aplica melhor a si?
Utilizo a autenticação de dois factores para garantir a segurança das contas
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Utilizo em todas as minhas contas on-line
|
24,89%
|
Utilizo em algumas das minhas contas on-line mas não em todas
|
45,13%
|
Não utilizo em nenhuma das minhas contas on-line
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21,90%
|
Não sei
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8,07%
|
Tenho um número de telefone de recuperação/endereço de e-mail nas contas on-line
| |
Utilizo em todas as minhas contas on-line
|
41,91%
|
Utilizo em algumas das minhas contas on-line mas não em todas
|
39,64%
|
Não utilizo em nenhuma das minhas contas on-line
|
11,67%
|
Não sei
|
6,78%
|
Em geral, com que regularidade faz cada uma das seguintes coisas?
Usar ferramentas on-line para rever definições de segurança on-line (como por exemplo o Check Up de Segurança da Google)
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Mais do que uma vez por mês
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12,95%
|
Uma vez por mês
|
12,71%
|
Uma vez a cada 2/3 meses
|
9,43%
|
Uma vez a cada 4/5 meses
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3,10%
|
Uma vez a cada 6 meses
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6,38%
|
Menos regular do que uma vez a cada seis meses
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12,06%
|
Nunca
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28,54%
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Não sei/Não me lembro
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14,82%
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Actualização das passwords de contas on-line
| |
Mais do que uma vez por mês
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9,61%
|
Uma vez por mês
|
9,07%
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Uma vez a cada 2/3 meses
|
11,10%
|
Uma vez a cada 4/5 meses
|
5,31%
|
Uma vez a cada 6 meses
|
13,45%
|
Menos regular do que uma vez a cada seis meses
|
25,11%
|
Nunca
|
15,44%
|
Não sei/Não me lembro
|
10,91%
|
Com qual, se alguma, das seguintes experiências já teve contacto pessoal?
Receber phishing por e-mail (tentativas de terceiros para ganharem acesso fraudulento a informação pessoal de um utilizador como dados bancários ou dados pessoais fazendo-se passar por uma entidade legítima e credível)
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50,26%
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Ser vítima de algum esquema em que acabaram por fazer pagamentos on-line por algo (um produto ou serviço) que não existia
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8,76%
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Ter o seu computador infectado com vírus ou outro malware que tenha resultado em informação pessoal que acabou por ser manipulada, roubada ou apagada.
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15,81%
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Alguém ter tido acesso não autorizado à sua conta de e-mail ou de social media
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15,44%
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Nenhuma destas
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31,74%
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Não sei/Não me lembro
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6,93%
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Ficha Técnica:
Este estudo foi realizado pelo YouGov para a Google. A amostra são 1007 entrevistas a portugueses adultos que foram realizadas on-line entre os dias 27 de Dezembro de 2018 e o dia 8 de Janeiro de 2019. Os dados são ponderados e são representativos da população adulta portuguesa.
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