O início do ano é uma oportunidade única para as
empresas analisarem os seus resultados e realizarem ajustes para planear novos
objetivos. Para isso, acompanhar as principais tendências do mercado, resulta num
aspeto fundamental para todas aquelas organizações que querem estar na vanguarda.
Neste contexto, a Meta4, líder mundial de soluções tecnológicas para a gestão e
desenvolvimento do capital humano, proporciona sete tendências em Recursos
Humanos, para todas as empresas que têm previsto lançar projetos relacionados com
a gestão de talentos das suas organizações. Estas tendências estão enquadradas
dentro de duas linhas principais de ação: Digitalização e Automatização, aspetos
que se configuram como imparáveis, tanto a nível profissional como pessoal, e a
Humanização, representados pelo aparecimento das chamadas “soft skills”.
DIGITALIZAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO
Relativamente à digitalização e automação, a Meta4 define quatro tendências que
os profissionais de RH devem conhecer na altura de estabelecer os seus planos de
ação para os próximos meses:
1.Assistentes virtuais: dedicados a automatizar o serviço de atendimento ao
funcionário. Embora os “bots” de ajuda através de chat ou voz sejam os mais
populares, estão, também, a começar a surgir verdadeiras representações virtuais
robóticas ou holográficas. Com os assistentes virtuais, a RH obtém um duplo
benefício: por um lado, economiza custos com o pessoal e, por outro, permite
responder de forma mais rápida e personalizada às necessidades dos funcionários em
qualquer momento e a partir de qualquer lugar.
2.Aplicações de serviços para funcionários: Servem para dar resposta às múltiplas
necessidades dos funcionários, como a gestão dos seus benefícios, aspetos
relacionados com a saúde e bem-estar, os meios de transporte, etc. Ao facilitar a
comunicação interna, estas aplicações contribuem para melhorar o nível de
compromisso da organização.
3.Plataformas RPA: estas plataformas “Robot Process Automation” ou
Automatização Robótica de Processos, estão a ser uma das revoluções mais
marcantes naquilo que diz respeito à digitalização dos RH. A utilização de robôs para
a gestão de processos administrativos, como a gestão de registos de funcionários, as
cargas de dados ou os comunicados e alerta, representa uma grande economia de
tempo e custos para as organizações.
4.Big Data e Machine Learning: são muitas as organizações que já incorporaram a
inteligência dos “dedos” nos seus processos de RH. Por exemplo, no âmbito da
seleção, graças a estas novas tecnologias, é possível definir “perfis ótimos de
recrutamento”, projetar “modelos de absentismo”, “modelos de adaptação pessoa-
lugar”, etc. Tudo isto com o objetivo de antecipar a fuga de talento e, assim, poder
estabelecer medidas para manter os melhores profissionais.
HUMANIZAÇÃO
Diante do forte aparecimento da tecnologia, os seres humanos procuram
potencializar capacidades que lhes permitem diferenciar-se das máquinas para não
perderam a identidade. Neste sentido, a Meta4 destaca três tendências adicionais
relativamente à necessidade de humanizar as organizações:
5.Soft Skills: as denominadas de “soft skills”, como liderança, comunicação,
colaboração ou gestão de tempo, estão a ser configuradas como aspetos-chave que as
organizações devem desenvolver. Apesar da sua grande importância, estas
habilidades próprias do ser humano são muito complicadas de automatizar e muitas
das empresas não possuem uma cultura preparada para as desenvolver.
6.Centricidade do funcionário: no atual contexto digital, as organizações
aperceberam-se de que os seus profissionais são uma peça fundamental e central
para se conseguirem adaptar às imposições dos clientes cada vez mais exigentes. Por
este motivo, a “experiência do funcionário” configurou-se como uma das principais
prioridades dos RH nos últimos tempos, procurando oferecer as respostas mais
adequadas às suas necessidades, com o intuito de melhorar a sua experiência de
trabalho.
7.Bem-estar do funcionário: com o desenvolvimento da neurociência, dá-se cada
vez mais importância à saúde física para o desenvolvimento mental e, portanto, nos
dias de hoje, uma das tendências mais valorizadas no mundo do trabalho é a atenção
plena do funcionário. Nesse sentido, as empresas começaram a fornecer aos seus
profissionais aplicações móveis que lhes permite gerir a sua saúde e rotina
desportiva, bónus para o ginásio e palestras sobre alimentação saudável, entre outras
questões.
Para Carlos Pardo, CEO da Meta4 “As novas tecnologias estão a transformar o
conceito de Recursos Humanos e, embora não se saiba qual será o futuro, podemos
afirmar que o digital vai adquirir um papel cada vez mais importante. Somente as
organizações capazes de adaptar a digitalização às suas políticas de talento de uma
forma ideal serão aquelas capazes de atingir o sucesso nos seus negócios”.
Sobre META4
A Meta4 conta com 1.300 clientes em 100 países e gere mais de 18 milhões de pessoas em todo o
mundo. Desde os seus centros de I&D localizados na Europa e América, desenvolve aplicações de
Recursos Humanos capazes de responder às necessidades locais e globais de todo o tipo de organizações.
As soluções Cloud da Meta4 proporcionam aos profissionais de Recursos Humanos a tecnologia mais
inovadora com a melhor experiência de utilizador para gerir o ciclo completo dos seus funcionários,
desde os salários e administração de pessoas até à Gestão Global de Talento. Uma solução integrada que
aproveita as vantagens da Cloud para responder a todos os desafios de gestão do Capital Humano,
aumentando a produtividade e a eficiência das empresas.
Para mais informações: meta4.pt
META4 APRESENTA 7 TENDÊNCIAS EM RH PARA 2019
META4 APRESENTA 7 TENDÊNCIAS EM RH PARA 2019
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