É aqui que começa toda a história.
Trump Acusou a Huawei
A China anda a ser perseguida nos EUA através de empresas que fecharam negócios com o país. Mas a empresa chinesa que está a ser mais visada por Donald Trump é actualmente a Huawei.
Seguindo a ideologia de não ter estrangeiros ou empresas estrangeiras no país, Trump não mede esforços para conseguir o que quer.
Foi informado que a Huawei estaria a utilizar os seus dispositivos para realizar espionagem dos cidadãos e empresas americanas. Até agora nada foi provado acerca de uma real espionagem por parte da empresa chinesa, porém, para conseguir mesmo não havendo provas, o presidente dos EUA assinou uma declaração de emergência nacional onde determina o banimento da compra e utilização de aparelhos de telecomunicações que podem vir a apresentar um perigo “inadmissível” para a segurança nacional.
Dessa forma, Trump concedeu poderes ao Departamento de Comércio para tomar as medidas necessárias para evitar que as operadoras de telecomunicações usem aparelhos estrangeiros.
O departamento tem 150 dias para definir as medidas necessárias para que se concretize a proibição. Esse ato pode vir a afectar a implementação da rede 5G, por conta da desconfiança, no país e isso pode-se "pegar" a outros países.
Google suspende relações com Huawei
Se a noticia do Trump era má, esta não é melhor certamente.
A Google suspendeu operações comerciais com a Huawei, com efeitos imediatos. Esta posição vai ter uma impacto muito grande nos dispositivos Huawei em todo o mundo.
De acordo com a Reuters, uma fonte próxima disse que o Google foi forçado a suspender as operações com a Huawei, tanto de hardware quanto software.
O que significa isto? Isso significa que a Huawei será obrigada a parar de utilizar as versões comerciais do Android, os serviços da Google como Google Play Store, Gmail e Youtube serão suspensos.
Ainda de acordo com a matéria, os novos smartphones e mesmo os antigos, terão suspensas as actualizações futuras, incluindo a linha P30.
Resumindo, a Huawei vai perder imediatamente o acesso a actualizações do sistema operativo Android. Além disso, as próximas versões dos seus telemóveis fora da China não terão acesso a aplicações e serviços da Google, incluindo a aplicação do Gmail e a Google Play Store (loja de aplicações). O Gmail poderá continuar a ser usado em telemóveis Huawei, através do browser ou de outras aplicações de email.
Já o fim do acesso à loja de aplicações representará um desafio mais difícil para a fabricante. Há lojas de aplicações alternativas à Play Store, mas são usadas sobretudo na América do Sul e em alguns países da Ásia, não tendo praticamente mercado na Europa.
Apesar de a Huawei ainda ter acesso à versão do sistema operativo Android protegida pela licença do código aberto, a Google deixará de dar qualquer apoio técnico à gigante tecnológica chinesa.
E nós, como ficamos?
Dedico este parágrafo essencialmente aos portadores de telemóveis Huawei ou a quem estava a pesnar adquirir um.
As noticias estão agora a sair, o melhor é esperar por mais e por decisões, já que ainda nada em concreto foi provado.
De qualquer maneira é preciso ter em atenção, quem vai comprar e taçvez esperar mais um pouco por novos desenvolvimentos.
A noticia será mantida actualizada.
Post A Comment:
0 comments: