O que é o Projecto Tor?
Tor é um Open Source que proporciona uma comunicação de forma anónima e encriptada ao navegar na Internet, protegendo-te contra a censura e principalmente protegendo a tua privacidade.
O nome é derivado do protejo original do software chamado "The Onion Router". O Tor redirecciona o tráfego de internet através de uma rede de servidores voluntários, distribuídos pelo mundo, que consistem em mais de oito mil servidores.
A rede Tor é uma rede de túneis http (com tls) sobrejacente à Internet. O objectivo principal do projecto é garantir o anonimato, e consequentemente privacidade, ao utilizador que está a aceder à web.
O que é o Browser Tor?
Entre os vários produtos desenvolvidos pelo The Tor Project, o principal programa é o browser de internet chamado Tor.
Ao utilizar o Tor, o utilizador podes aceder a páginas censuradas e garantir que o teu tráfico não será interceptado por terceiros, tornando assim a navegação na web mais segura e privada.
A maioria das distribuições Linux ou GNU/Linux disponibilizam o Tor e também está disponível para diferentes sistemas operativos, tais como Windows, Mac OS e agora também para Android.
Principais Utilizações do Tor
Defensores de Privacidade são os que mais utilizam esta ferramenta. Por conta do anonimato garantido pelo Navegador Tor, muitos profissionais, organizações e instituições usam esse programa para compartilhar arquivos e informações sigilosas.
Cidadãos comuns, ativistas, jornalistas, forças policiais e até mesmo o exército de vários países são exemplos de utilizadores da rede Tor.
O Tor também é muito utilizado para acedermos à Deep Web. Sem o proxy é impossível aceder à primeira camada, ou seja à “entrada” da Deep Web. É impossível porque para acedermos a ela precisamos de obter o anonimato, e os links da Deep Web são ligeiramente diferentes dos convencionais, e o browser simplesmente não os consegue identificar.
Android
Finalmente o Tor já está disponível para Android, ainda é uma versão beta, mas já a podes instalar gratuitamente.
No meu telemóvel já cá anda.
Post A Comment:
0 comments: