Livre de emissões, seguro, fascinante:
Bosch está a moldar a mobilidade do presente e do
futuro
Os destaques da presença da Bosch na IAA 2019
- Diesel, gasolina, synfuel, eletricidade e hidrogénio: as modernas motorizações estão a tornar os veículos mais eficientes e a ajudar o meio ambiente.
- Cidades, rodovias, estacionamentos: a condução autónoma está a tornar o trânsito mais seguro e conveniente.
- Apps, data, cloud: a conectividade está a transformar o carro num dispositivo inteligente sobre rodas e a aprimorar o prazer e a segurança na condução.
A Bosch quer tornar a mobilidade o mais livre, segura e fascinante possível. Na
IAA 2019, a empresa de tecnologia e serviços apresenta as suas mais recentes
soluções de mobilidade personalizada, automatizada, conectada e eletrificada.
Estas soluções da Bosch estarão disponíveis no pavilhão 8, stand C 02, assim
como no espaço de exposições Agora.
Conceito e modelo de tecnologia no stand da Bosch
Bosch IoT Shuttle – veículos para o futuro da mobilidade urbana:
No futuro, os shuttles sem motoristas serão comuns nas ruas das cidades um
pouco por todo o mundo – seja para transportar pessoas ou mercadorias.
Graças aos seus motores elétricos, os shuttles vão deslizar pelos centros das
cidades e conectar-se perfeitamente com o ambiente ao seu redor. A tecnologia
da Bosch para automação, eletrificação, personalização e conexão, pode ser
utilizado neste tipo de shuttles.
Chassis rolante - plataforma de eletromobilidade:
Motores elétricos, sistemas de direção, freios - a Bosch possui todos os
componentes básicos da eletromobilidade no seu portfólio. Como parte de uma
parceria de desenvolvimento com a Benteler, especialista em tecnologia
automóvel e chassis, a empresa está a demonstrar como todos os produtos
Bosch para veículos elétricos podem ser integrados entre si. A peça central do
chassi rolante está, entre outras coisas, a ajudar a Bosch a refinar
estrategicamente os produtos para responder a esses requisitos.
Gasolina, eletricidade e pilhas – Tecnologia Bosch para todos os tipos de
motores
A Bosch quer tornar a mobilidade energeticamente eficiente e amiga do
ambiente, seja qual for a aplicação, por isso oferece soluções para todos os
tipos de motor - incluindo motores de combustão interna eficientes, motores de
célula de combustível e vários estágios de eletrificação.
Sistemas de células de combustível – e-mobilidade para longo curso:
As células de combustível móveis permitem longas distâncias, curtos períodos
de reabastecimento e - com hidrogénio produzido com energia renovável – uma
utilização do veículo livre de emissões. Juntamente com a empresa sueca
Powercell, a Bosch planeia comercializar uma grande quantidade de células de
combustível. Além da pilha, que converte hidrogénio em energia elétrica, a
Bosch está a desenvolver todos os componentes essenciais do sistema de
modo a entrar em fase de produção.
Sistemas de 48-volts – baixo consumo e emissões de CO 2 :
Os sistemas Bosch de 48 volts oferecem um nível básico de hibridização para
todas as classes de veículos, através de um motor auxiliar para assistir o motor
de combustão interna. A tecnologia armazena energia de frenagem a partir da
recuperação, disponibilizando-a depois durante a aceleração. Isso reduz o
consumo de combustível e das emissões de CO2 em até 15%. A Bosch
disponibiliza todos os principais componentes do sistema.
Soluções de alta voltagem - maior alcance para veículos híbridos e elétricos:
Veículos elétricos e híbridos plug-in tornam a mobilidade possível com zero
emissões locais. A Bosch ajuda os fabricantes de veículos a projetar esses tipos
de propulsores e fornece os sistemas necessários. O eixo eletrónico combina a
potência eletrónica, o motor elétrico e a transmissão numa única unidade. A
eficiência deste módulo compacto tem vindo a ser otimizada para possibilitar um
maior alcance.
Gestão térmica – definir a temperatura correta em carros elétricos e híbridos:
A Bosch utiliza a gestão térmica inteligente para aumentar a gama de veículos
elétricos e híbridos. A distribuição precisa de calor e frio melhora a eficiência da
bateria e garante que todos os componentes funcionem dentro da sua faixa ideal
de temperatura. O sistema de gestão térmica permite também obter uma
temperatura agradável dentro do veículo.
Sistema flexível de medição da poluição do ar - melhor qualidade do ar nas
cidades:
As estações de monitorização de ar são grandes e dispendiosas e medem a
qualidade do ar apenas em alguns pontos selecionados. O sistema de medição
de poluição do ar da Bosch consiste em caixas compactas que podem ser
distribuídas de forma flexível pelas cidades. Estas caixas medem partículas e
dióxido de nitrogénio, bem como temperatura, pressão e humidade em tempo
real. A Bosch cria um mapa de qualidade do ar com base nessas medições e
utiliza essa informação para aconselhar as cidades sobre o planeamento e
gestão do tráfego.
Bicicletas de Montanha eléticas - fazer trabalhos leves em terrenos difíceis em
duas rodas:
As bicicletas de montanha elétricas são atualmente o segmento de maior
crescimento no mercado das eBike. O novo sistema de condução BoschPerformance Line CX está otimizado para ciclismo desportivo e apresenta um
perfil compacto. A sua embraiagem de roda livre faz com que o manobrar pareça
natural mesmo sem assistência motora.
Sistemas de assistência e automação – a Bosch está a ensinar os carros a
conduzir
Segurança, eficiência, fluxo de tráfego, tempo – a automação é uma das chaves
para muitos dos desafios da mobilidade de amanhã. Além de possuir um amplo
portfólio de sistemas de assistência ao motorista, a Bosch desenvolve também
de forma sistemática os seus sistemas, componentes e serviços, com vista a
uma condução parcial, alta e totalmente automatizada.
Estacionamento autónomo - luz verde para estacionamento sem motorista:
A Bosch e a Daimler instalaram um sistema de estacionamento autónomo, no
parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz em Estugarda. É aprimeira função de estacionamento sem motorista do mundo (SAE Nível 4) a seroficialmente aprovada. O serviço de manobra automatizado é ativado por meio
de uma aplicação para smartphone. Como se conduzido por uma mão invisível,
o carro estaciona sozinho sem um motorista de segurança.
Câmara Frontal – processamento de imagem com algoritmos e IA:
A câmara frontal combina algoritmos de processamento de imagem com
métodos de IA. No congestionamento do tráfego urbano, pode, por exemplo,
reconhecer e classificar veículos parcialmente escondidos ou atravessados,
pedestres e ciclistas de forma rápida e fiável. Isto permite que o veículo dispare
um aviso ou uma travagem de emergência.
Sensores de radar - sensores surround para situações de condução complexas:
A última geração de sensores de radar da Bosch é ainda melhor na captura da
envolvente do veículo - inclusive em condições de mau tempo ou de pouca luz.
A sua agora maior faixa de deteção, ampla abertura e alta resolução angular
significa que os sistemas automáticos de travagem de emergência podem reagir
de maneira mais segura.
Sensor de movimento e posição do veículo - localização precisa para veículos:
A Bosch desenvolveu um sensor que permite que veículos automatizados
determinem com precisão a sua posição: o VMPS sensor de posição emovimento do veículo . Isto permite que veículos automatizados determinem a
sua posição exata na pista enquanto conduzem. O VMPS utiliza sinais do
sistema global de navegação por satélite (GNSS) complementados com dados
de um serviço de correção, bem como de sensores de ângulo de direção e de
velocidade de roda.
Horizonte conectado - ainda mais preciso e atualizado:
A Bosch continua a aprimorar o horizonte conectado. A condução autónoma
exige informações cada vez mais precisas em tempo real sobre a estrada
adiante - por exemplo, pontos de perigo, túneis ou o ângulo das curvas. O
horizonte conectado utiliza dados de mapa altamente precisos para fornecer ao
veículo esse tipo de informação com segurança e confiabilidade.
Sistemas de direção elétrica - chave para a direção automatizada:
A direção assistida elétrica é uma das chaves para uma condução cada vez
mais automatizada. Graças às suas múltiplas redundâncias, o sistema de
direção elétrica da Bosch oferece segurança adicional. Na rara ocorrência de um
erro, este pode ainda manter pelo menos 50% da funcionalidade da direção
elétrica em veículos convencionais e autónomos.
Comunicação entre veículos, a sua envolvente e os utilizadores - a Bosch
está a contribuir para conectividade à mobilidade sem interrupções
Veículos que avisam uns aos outros sobre os perigos ou que não necessitam de
chave de ignição: a mobilidade conectada da Bosch facilita a vida dos
utilizadores da estrada ao mesmo tempo que aumenta a segurança, a
conveniência e o prazer de condução. A operação é simples graças às soluções
intuitivas de interface homem-máquina (IHM). Uma gama de serviços adapta a
mobilidade às necessidades individuais.
Display 3D - ecrã de instrumento com efeito de visão profunda:
O novo monitor 3D da Bosch cria no cockpit do veículo um efeito tridimensional
convincente, que tanto os pilotos como os passageiros podem ver. Isto melhora
a visualização dos sistemas de assistência, por exemplo, a câmara de marcha-
atrás. Os motoristas desfrutam de uma visão geral e ainda mais clara das
informações relevantes, como por exemplo a distância até obstáculos ou outros
veículos.
Perfectly keyless – smartphones em vez de chaves:
O sistema de acesso sem chave da Bosch funciona com uma chave virtual
armazenada num smartphone. O sistema permite que os motoristas
desbloqueiem automaticamente o veículo, liguem o motor e tranquem o carro
novamente. Os sensores instalados no carro reconhecem o smartphone do
proprietário com a mesma precisão que uma impressão digital e abrem o veículo
apenas para eles.
Semicondutores – blocos de construção de mobilidade conectada:
Sem semicondutores, os veículos modernos simplesmente parariam - e a Bosch
é o principal fornecedor de chips para a indústria automóvel. Os chips da Bosch
ajudam os sistemas de navegação quando, por exemplo, o sinal do GPS é
interrompido, e mantêm o comportamento de condução estável. Esses chips
desligam também a energia dos carros elétricos em caso de acidente para
proteger os ocupantes e permitir que os serviços de emergência realizem seu
trabalho com segurança.
Comunicação V2X – troca de dados entre veículos e o meio envolvente:
A condução conectada e automatizada só é possível se os veículos
comunicarem entre si e com o meio envolvente. No entanto, ainda não existe
nenhuma base técnica global e uniforme para a troca de dados vehicle-to-
everything (V2X). A unidade híbrida de controlo de conectividade V2X da Bosch
é neutra em termos de tecnologia e permite comunicar via Wi-Fi e redes móveis.
Isto significa que os veículos podem avisar uns aos outros sobre situações
perigosas.
Computador do veículo - arquitetura eletrónica de última geração:
O aumento da eletrificação, automação e conectividade estão a colocar
exigências cada vez maiores na eletrónica automóvel. A Bosch está a
desenvolver as necessárias unidades de controlo seguras e potentes,
conhecidas como computadores de veículos, e a colocá-las em ação para o
powertrain, em automação, e para o infotainment.
Bateria na cloud - serviços para uma maior duração da bateria:
Os novos serviços cloud da Bosch aumentam a vida útil das baterias dos carros
elétricos. Funções inteligentes de software analisam o status da bateria com
base em dados do veículo transmitidos e do seu redor em tempo real. Isto
reconhece os fatores de stress da bateria, entre eles o carregamento de alta
velocidade e os vários ciclos de carga. Com base nos dados recolhidos, o
software calcula as medidas necessárias tanto para combater o envelhecimento
celular, como os processos otimizados de recarga.
Serviços preditivos de condições das estradas - antecipando possíveis perigos:
Chuva, neve e gelo mudam a aderência da superfície da estrada ou o
coeficiente de atrito. Para permitir que os veículos automatizados saibam como
precisam de adaptar o seu comportamento de direção às condições atuais, aBosch desenvolveu os seus serviços de condições das estradas com base nacloud. Informações sobre clima, características da superfície da estrada e
arredores, bem como os coeficientes de atrito esperados, são transmitidos para
os veículos conectados via cloud em tempo real.
Câmara Interior – observar para uma maior segurança:
Sono, distrações ou um cinto de segurança esquecido: o que acontece dentro de
um veículo pode ter consequências profundas. O sistema de monitorização
interior da Bosch, opcionalmente disponível em configurações de câmara única
e multicâmara, reconhece situações críticas numa questão de segundos e avisa
o condutor. Isto significa uma maior segurança.
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA BOSCH:
Terça-feira, 10 de setembro 2019, entre as 12:55 as 13:10 CEST com Dr.Volkmar Denner, presidente do Conselho de Administração Robert Bosch GmbH
e Dr. Stefan Hartung, presidente para o setor de negócios de Soluções deMobildidade, no stand C 02 no Hall 8.
Post A Comment:
0 comments: