Objetivo passa por assumir uma posição de liderança em
baterias de 48 volts
- Stefan Hartung: “A hibridização de 48 volts certamente será o padrão mínimo no mercado automóvel de amanhã”
- Até 2025, quase 20% dos carros novos terão um sistema de 48 volts.
- A produção da bateria de 48 volts da Bosch começou em Wuxi no final de 2018.
A Bosch e a Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL) acabam de
assinar um acordo de cooperação estratégica de longo prazo, que visa um
trabalho conjunto no desenvolvimento de células da bateria de elevado
desempenho. A CATL será responsável por projetar, desenvolver e fabricar
essas células de acordo com os requisitos da Bosch. As células devem ser
utilizadas em baterias de 48 volts
desenvolvidas pela Bosch.
Esta bateria é o elemento central dos motores de
arranque dos sistemas híbridos de 48 volts, cuja eficiência os torna globalmente
cada vez mais importantes. Ao juntar-se a esta aliança, o fornecedor de
tecnologia e serviços assegura assim o fornecimento de células de bateria a
longo prazo.
"É importante que saibamos sobre células da bateria, mas não
precisamos fabricá-las", afirma Dr. Stefan Hartung, membro do conselho de
administração e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade.
“Com a CATL, conseguimos ter um especialista em células para baterias de íons
de lítio como parceiro. Em combinação com nossos sistemas de conhecimento e
a experiência em gestão de baterias, iremos ampliar a nossa já forte posição no
mercado de baterias de 48 volts”.
A CATL, um dos principais especialistas
mundiais em baterias de íons de lítio está a construir uma fábrica de baterias em
Erfurt, na Alemanha. Para a Bosch, esta parceria é mais um passo no caminho
para a liderança de mercado em eletromobilidade. Atualmente, são já várias as
construtoras automóveis globais que já utilizam a bateria de 48 volts da Bosch.
Sistema de 48 volts destinado a ser o padrão mínimo no mercado
automóvel de amanhã
O portfólio da Bosch para sistemas de 48 volts estende-se além da bateria de 48
volts, de modo a abranger outros componentes do sistema, como conversores
DC/DC e máquinas elétricas. Com esta tecnologia, a Bosch tem como objetivo
preparar todas as classes de veículos para requisitos futuros de emissões e
conseguir disponibilizar hibridização acessível. A eletrificação de 48 volts
aumenta o motor de combustão com um motor elétrico. Este motor é alimentado
pela bateria de 48 volts, que por sua vez é carregada recuperando a energia
gasta durante a travagem. Esta situação pode contribuir para a redução do
consumo de combustível em até 15%. “Se o objetivo é melhorar a eficiência, não
podemos continuar a permitir que a energia do freio seja dissipada sem uso”,
reforça Hartung. "Essa hibridização de 48 volts será, certamente, o padrão
mínimo no mercado automóvel de amanhã". O mercado de soluções de 48 volts
está a crescer em todo o mundo. A Bosch espera que até 2025, quase 20% dos
carros novos vendidos anualmente em todo o mundo tenham um sistema de 48
volts e um conjunto de bateria a bordo. A procura por sistemas de 48 volts está a
aumentando, especialmente na Europa e na China.
Económica e fácil de integrar - a bateria de 48 volts da Bosch
A fábrica da Bosch em Wuxi, na China, começou a fabricar a primeira geração
de baterias de 48 volts no final do ano passado. A USP da versão mais recente
deste produto é que a bateria é compacta e refrigerada de forma passiva. Isto
significa que as construtoras automóveis podem simplesmente integrá-la nos
modelos de veículos, não sendo necessária nenhuma unidade de refrigeração
adicional. Além disso, podem dispensar o esforço longo e dispendioso do
trabalho de engenharia proprietário. "Estamos confiantes de que nossa bateria
de 48 volts alcançará uma posição de liderança no mercado e tornará o híbrido
de 48 volts acessível para o mercado de massas", diz Hartung.
Experiência no ecossistema de mobilidade elétrica
A Bosch está posicionada de forma mais abrangente no que há em mobilidade
elétrica diz respeito do que qualquer outra empresa. O objetivo passa por liderar
o mercado de mobilidade elétrica em massa que surgirá a partir. A empresa
planeia aumentar as suas vendas nesta área em mais de dez vezes até 2025,
para cinco bilhões de euros. Os componentes do motor de arranque elétrico da
Bosch já estão presentes em mais de um milhão de veículos em todo o mundo.
O fornecedor de tecnologia e serviços tem vindo a desenvolver projetos
relacionados com motores de arranque para 50 plataformas de veículos
elétricos. É a líder de mercado na China, o maior mercado de veículos elétricos
do mundo e também aquele que está em maior crescimento. A tecnologia Bosch
pode ser encontrada em praticamente todas as classes de veículos, desde
carrinhos de bebé elétricos, bicicletas e scooters, carros de passageiros e
veículos comerciais. A experiência da empresa é extensível a todo o
ecossistema de mobilidade elétrica. A Bosch está em parceria com diversas
construtoras com o objetivo de fornecer aos motoristas de veículos elétricos o
acesso por meio de aplicações a cerca de 40.000 pontos de recarga em oito
países europeus.
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