Aplicando a IA da Google Cloud à infra-estrutura e operações da Netmarble temos observado uma ampla variedade de benefícios que vão desde a colaboração mais rápida entre equipas passando pelo desenvolvimento mais intuitivo de jogos e pelo acréscimo do alcance dos jogos em vários regiões. No blog em baixo apresentamos 3 exemplos de como a Netmarble e a sua equipa do centro de IA têm trabalhado para incluir as soluções de IA da Google Cloud nas várias vertentes do seu negócio melhorando o desenvolvimento, as operações e serviços dos jogos, o marketing e a experiência de jogo.
Como a Google Cloud está a ajudar a indústria dos Jogos para telemóveis
Em menos de duas décadas, a Netmarble tornou-se numa das maiores empresas do mundo de jogos para telemóveis com mais de 35 jogos disponíveis em 120 países disponibilizando jogos MMORPG como Blade & Soul Revolution, Lineage 2: Revolution e mais recentemente o BTS World. Iniciámos a colaboração com a Netmarble em 2017, primeiro para ajudá-los na migração para a Google Cloud Platform (GCP) e mais recentemente para os ajudar a aproveitar as ferramentas e serviços de cloud na resolução dos desafios enfrentados por várias empresas da indústria de jogos. Começámos a trabalhar com o centro de inteligência artificial (IA) da Netmarble que gere todas as iniciativas de IA.
Machine Learning para os serviços de jogos
Para empresas de jogos como a Netmarble com uma substancial audiência online e mobile é muito importante não apenas atrair jogadores mas também retê-los. É, por isso, crítico perceber o porquê de jogadores deixarem de jogar um jogo - conhecido por churn.
Levando isso em conta, a Netmarble faz relatórios preditivos de churn, categorizando jogadores entre aqueles que é provável deixarem de jogar, os que irão permanecer e aqueles em que haverá uma necessidade de gestão. Com base neste relatório, a equipa da Netmarble pode decidir diariamente quais as acções a tomar para cada grupo de utilizadores.
“O relatório de churn tem sido um ativo inestimável porque não tínhamos antes acesso a este tipo de informação" explica Kim. "O nosso próximo objetivo é ter um relatório ainda mais detalhado com esperança de que possa responder a questões difíceis como qual a probabilidade de virmos a perder um determinado jogador. Também queremos olhar para quais as medidas preventivas que podemos tomar para reter utilizadores que estejam na categoria dos que muito provavelmente poderão abandonar um jogo.
Uma das formas de reter utilizadores é adicionar continuamente novos conteúdos mas isto pode ter consequências não intencionadas como um acréscimo no número de erros que depois a equipa de apoio tem de responder. Aplicando o machine learning para testes automáticos, a Netmarble pode encontrar erros rapidamente - mesmo após um dia de lançamento com elevado volume de tráfego.
Após a disponibilização de um jogo, milhões de utilizadores irão ter acesso ao jogo, incluindo muitos utilizadores mal intencionados como hackers e bots. É por isso que a Netmarble usa a plataforma de IA da Google Cloud para criar modelos de machine learning para detetar este tipo de utilizadores. Ao aprender com os padrões de crescimento e de consumo dos jogadores do jogo é possível identificar, analisar e agregar rapidamente comportamentos anómalos num relatório para posterior análise.
Machine Learning no Marketing: das promoções à gestão da fraude nos anúncios
O marketing de jogos pode ser complexo e com muitas variáveis: da geração de leads, às comunicações digitais passando pelas promoções nos lançamentos de jogos. Além disso, a Netmarble precisa de desenvolver estratégias e lutar contra anúncios de publicidade fraudulentos não apenas num mercado mas, em simultâneo, nos mercados ocidentais e asiáticos.
Para responder a estes desafios, a Netmarble está a recorrer ao BigQuery—armazenamento de dados na nuvem, sem servidor, altamente escalável e económico - para desenvolver previsões sobre retorno dos investimentos em publicidade (ROAS). Para responder aos vários tipos de desafios relacionados com anúncios fraudulentos, a Netmarble implementou o seu sistema de detecção de fraude em anúncios para classificar tráfego heterogéneo através de Machine Learning e de outras regras gerais como parte do processo de deteção e de mediação. Desta forma, a companhia pode testar novos media e canais prevenindo conversões e clicks inválidos.
“De modo a chegar de forma efetiva às audiências corretas e garantir que têm os melhores pontos de contato com os nossos jogos precisamos de ter processos de marketing com nuances.” explica Duke Kim, SVP, Head of Netmarble’s AI Center. “A plataforma de Google Cloud AI dá-nos a agilidade e a capacidade tecnológica para desenvolver, rapidamente e com uma boa relação custo/benefício, soluções internas que melhor respondem a estas necessidades.”
Machine Learning no desenvolvimento de jogos
Da mesma forma que os tipos de jogos que a Netmarble produz evoluíram ao longo de 19 anos, também as abordagens ao desenvolvimento de jogos sofreram alterações.
Agora, o próximo grande foco das equipas é criar uma agente de IA que ajude a disponibilizar a melhor experiência de jogo para cada jogador. Através deste agente que será disponibilizado em breve, a Netmarble irá proporcionar uma experiência personalizada com níveis específicos, tarefas e desafios adaptados ao nível de experiência dos jogadores que, em última instância, irá ajudar a aumentar os níveis de retenção. Este agente irá oferecer experiências de utilização personalizadas e como o utilizador percebe um jogo particular. Ele será capaz até de mimetizar e jogar como o jogador no caso de um evento de interrupção súbito da internet.
A Netmarble está também a olhar para a IA para a animação e para a voz
“Nunca imaginei com algumas das funcionalidade que a IA pode trazer hoje para os jogos,” explica Kim. “Neste momento estamos apenas no início dos benefícios que a IA pode trazer para os jogos. Estamos mais do que entusiasmados com o que virá daqui a um, cinco ou mesmo dez anos. E a melhor parte reside no fato das tecnologias de IA da Google Cloud têm sido fáceis de fundir nos nossos jogos - em média demora um mês. E não tenho dúvidas que estaremos em condições de integrar rapidamente os últimos desenvolvimentos de IA da Google Cloud e avançar com a Google como um parceiro colaborativo.
Tem sido fantástico ter esta relação próxima com a Netmarble e a equipa do centro de IA ao longo dos últimos 3 anos. Estamos ansiosos por continuar esta parceria e ajudá-los a atingir os objetivos de negócio e a chegar aos seus clientes ao longo dos próximos anos.
Para conhecer mais detalhes sobre o desenvolvimento de jogos através da Google Cloud, visite o nosso website e descubra mais casos de aplicação da tecnologia de IA da Google em diversos negócios.
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