Bosch quer ser líder de mercado para tecnologia de
câmaras
- Harald Kröger: "Queremos transformar os próprios carros em melhores condutores do que as pessoas, de forma a aumentar a segurança nas estradas.”
- Para um reconhecimento de objetos mais eficiente, as câmaras Bosch recorrem a uma abordagem única baseada em múltiplas tecnologias.
- Inteligência Artificial desenhada pela Bosch: câmara melhora os sistemas de assistência à condução já existentes e amplia as possibilidades de aplicação.
Conduzir de forma automática significa essencialmente o transporte de pessoas
num carro com recurso apenas à tecnologia. Ainda assim, é muito mais do que
isso: "Queremos transformar os carros em melhores condutores do que as
próprias pessoas e, dessa forma, aumentar a segurança nas estradas. Por
outras palavras, a tecnologia precisa funcionar de forma mais confiável do que
as pessoas", diz Harald, membro do conselho de administração da Bosch.
Kröger. Isso representa um grande desafio, principalmente em termos de
captação de informação circundante. Só sabendo exatamente onde está de
forma constante e o que se passa ao seu redor, um veículo autónomo pode
escolher a estratégia de condução e, acima de tudo, segura. A Bosch usa várias
tecnologias para rastreamento do cenário envolvente, incluindo ultrassons,
radares e vídeo. Quando se trata de estrutura e função, as câmaras são o
equivalente ao olho humano, e nesse sentido são recursos inestimáveis para a
condução autónoma, desempenhando um papel fundamental na assistência aos
ocupantes. A Bosch conseguiu elevar a tecnologia das câmaras automóveis a
um novo nível. Esta nova tecnologia da Bosch deve estrear-se nos veículos já
em 2019. A combinação da sua abordagem única, com recurso a vários tipos de
sensores e a inteligência artificial (IA), para reconhecimento de objetos, tornará a
deteção do ambiente circundante muito mais fiável e o tráfego rodoviário mais
seguro. A Bosch pretende ser a líder de mercado e um barómetro no que diz
respeito à tecnologia das câmaras.
Condutores Humanos: olhamos, mas não vemos
Os carros com assistência ao condutor, sistemas de travagem de emergência
automáticos e capacidade de condução autónoma devem poder ver todos os
objetos ao seu redor. Além disso, devem ser capazes de detetar rapidamente se
um objeto é relevante para o seu modo de condução. E com a mesma rapidez,
devem ser capazes de determinar qual deve ser sua reação perante objetos
relevantes. Ao contrário do olho humano, a nova câmara de vídeo mono MPC3
da Bosch foi otimizada para lidar com essas decisões. Para os humanos, olhar é
uma coisa, mas reconhecer o que os nossos olhos veem é outra questão. Os
nossos olhos podem ser maravilhas da natureza, mas têm as nossas fraquezas
no que diz respeito à perceção visual. Só porque vemos algo, não significa que o
reconheçamos e entendamos. Muitos condutores envolvidos em acidentes
dizem que estavam a olhar na direção certa, mas não conseguiram identificar o
que estava à sua frente. Estima-se que até 50% das colisões no trânsito sejam
atribuíveis a esse fenómeno. A nova câmara Bosch é superior ao olho humano
neste tipo de situações, principalmente porque nunca se cansa e funciona
sempre na sua capacidade máxima fazendo 1km ou 100.000km.
Tecnologia Bosch torna possível novos e melhores sistemas de
assistência
A grande força da nova tecnologia está no reconhecimento eficiente de objetos,
graças ao recurso a vários sensores Bosch, para além da utilização da
inteligência artificial. Por exemplo, os engenheiros da Bosch ensinaram a
câmara a detetar a distância de segurança da berma da estrada, mesmo na
ausência de marcações na estrada. Esta inteligência da câmara é baseada no
know-how da Bosch e integrada num chip, conhecido como V3H, fabricado pela
empresa japonesa Renesas. Esta nova tecnologia pode ainda ser incorporada
em sistemas de assistência à condução já em produção e ampliar as suas
aplicações. Por exemplo, pode melhorar os sistemas de travagens de
emergência automáticos para impedir que os veículos colidam com vários tipos
de animais. Também pode tornar este tipo de travagem mais fiável, já que a
câmara consegue reconhecer pedestres mesmo quando estão parcialmente
visíveis. Esta inovação da Bosch também melhora o reconhecimento de
sinalização. A nova câmara Bosch possui reconhecimento ótico de caracteres,
lendo texto e números de forma fiável em sinais de trânsito e apresentando
essas informações ao condutor do veículo.
Esta câmara foi já premiada num concurso interno pela sua inovação e
tecnologia incorporadas.
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