Desde do Xiaomi Mi A1 que a fama foi alcançada e agora chegamos ao Mi A3, um telemóvel com características muito boas, mas envolto em polémica por causa de ter um ecrã de apenas 720p.
Mas isso é realmente importante no desempenho deste telemóvel?
Vamos então ver a análise detalhada.
Unboxing
Uma caixa bem profissional e divertida. Compacta. Sem problemas no Transporte.
A caixa trazia o seguinte:
- Cabo Type C;
- Carregador;
- Xiaomi Mi A3;
- Capar de silicone Preta;
- Clipe para abrir a gaveta de cartões;
- Manuais e Garantias;
Design
O Xiaomi Mi A3 é constituído por vidro e plástico. No meu caso estamos perante a versão Cinza, que é um cinza escuro, já a fugir para o preto.
Tem uma construção bem sólida, bonita, a fugir para o design premium.
Na frente temos um notch em forma de gota que alberga a câmara frontal.
Já tem sensor de impressão digital embutido no ecrã.
O Vidro é protegido por um Gorilla Glass 5.
A parte traseira também usa um Gorilla Glass 5, mas desta vez é dobrado em direcção às bordas.
A parte traseira tem as câmaras (triplo sensor) no canto superior esquerdo, seguido do flash.
Numa das partes laterais temos os botões Power e os botões de volume. A outra lateral tem apenas a gaveta dos cartões, que leva dois NANO SIM ou então um NANO SIM e um cartão Micro SD.
Por cima temos, o sensor IR, a entrada audio 3,5mm e mais um microfone.
Por baixo temos uma coluna, carregador type-C, e um microfone.
O Mi A3 tem as seguintes dimensões: 153,5 x 71,9 x 8,5 mm e pesa cerca de 175 gramas. Como podem ver é estreio e escorregadio!
Características
Ecrã: 6.088 polegadas;
CPU: Snapdragon 665 Octa Core;
GPU: Adreno 610;
Sistema Operativo: Android One;
RAM: 4GB;
ROM: 64GB;
Câmara Traseira: 48.0MP + 8.0MP + 2.0MP;
Câmara Frontal: 32MP;
Sensor: Accelerometer, E-Compass, Infrevermelho, Sensor Proximidade, Three-axis Gyro;
Cartão SIM: Nano SIM + Nano SIM ou Nano SIM + Micro SD;
Sistema Localização: GPS, Glonass, Beidou, Galileo;
Bluetooth:5.0;
Rede:
- GSM: B2/3/5/8
- WCDMA: B1/2/4/5/8
- TDD-LTE: B38/40
- FDD-LTE: B1/2/3/4/5/7/8/20
Ecrã
É o elemento mais controverso deste telemóvel. Houve um upgrade para AMOLED mas também houve um downgrade na resolução para 720p.
O Mi A3 tem um ecrã AMOLED da Samsung com uma resolução de 720p, mais concretamente de 1560x720, com um aspecto de 19.5:9 e uma densidade de 286ppi.
É verdade que a combinação OLED com baixa resolução não funciona lá muito bem e notas as letras pixelizadas por vezes, em utilização normal não vês, e por isso se não és esquisito, pode não fazer grande diferença.
De resto a qualidade das cores do AMOLED é inquestionável, e a boa visualização em ambientes claros também.O Mi A3 tem um ecrã AMOLED da Samsung com uma resolução de 720p, mais concretamente de 1560x720, com um aspecto de 19.5:9 e uma densidade de 286ppi.
É verdade que a combinação OLED com baixa resolução não funciona lá muito bem e notas as letras pixelizadas por vezes, em utilização normal não vês, e por isso se não és esquisito, pode não fazer grande diferença.
Mi A1 vs Mi A3 |
Hardware e Desempenho
O Xiaomi Mi A3 tem um processador da Qualcomm, media gama com um desempenho bastante bom, o Snapdragon 665.
O Snapdragon 665 baseia-se no processo de fabricação mais eficiente de 11nm e é constituído por um octacore CPU Kryo 260 + Kryo 260 Gold de 4x2,0 GHz (Cortex A73) + 4x1,8 GHz Kryo 260 Silver (Cortex-A53).
A nível de GPU temos Adreno 610, que teve melhorias a nível de desempenho de bateria.
O modelo que estamos a testar tem 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, mas também tens a variante de 128GB e ainda podes expandir esta memória através de um cartão Micro SD.
Posto isto pegamos na aplicação Antutu e fomos efectuar o teste de benchmark e o Mi A3 obteve uma pontuação bastante interessante.
Este processador é muito parecido ao SD 660 mas com mais eficiência energética o que é sempre interessante.
O Mi A3 é bastante rápido e oferece um bom desempenho tanto para jogos como para uso diário. Não aquece e não tem qualquer dificuldade em realizar tarefas.
A nível de bateria houve uma melhoria significativa em relação aos antecessores. O Mi A3 é alimentado por uma bateria de 4030 mAh com suporte a carregamento rápido de 18W, o que significa que demora cerca de 2,5 e meia para um carregamento completo (0-100%).
Num uso normal, tens aqui bateria para 2 dias. Num uso intensivo um dia e ainda te sobra um bocadinho.
A nível de audio existe apenas uma coluna mas esta tem um desempenho satisfatório, o som é agradável e ouve-se bem quando estamos em modo altifalante nas chamadas e vídeos chamadas. Quando está no máximo sente-se algum ruído.
Câmara
O Xiaomi Mi A3 tem um triplo sensor traseiro. O principal é um sensor de 1/2 " de 48MP com uma lente de f /1.79 26mm que tira fotografias de 12MP, por padrão.
De seguida temos um sensor de 8MP (1/4") com abertura f /2,2 13mm, que é mais precisamente a grande angular, para poderes tirar fotos com um ângulo super amplo.
Por ultimo temos um sensor de 2MP com uma lente f/2.4 que é a chamada câmara retrato, que basicamente captura informações de profundidade destacando assim algo, como num retrato.
Nenhum dos sensores possui estabilização óptica. O sensor principal possui 0,8 µm, a grande angular possui 1,12 µm.
Apesar de ser Android One, a aplicação câmara é igual à que vem na MIUI, onde tens os diferentes modos de câmara e configurações adicionais caso queiras (embelezamento, qualidade, zoom, modo noite, etc.).
De padrão as fotos são tiradas em 12MP mas tens a opção de tirar em 48MP, basta deslizares no meu até encontrares esta opção.
Começando pelo modo nocturno que é dos mais procurados, tira fotos bastante engraçadas, acrescenta brilho nas zonas mais escuras.
Sem modo Noite |
Modo Noite |
As imagens de 12MP, está definida por padrão, mostram um bom nível de detalhe e cores realistas. O contraste é excelente, enquanto a faixa dinâmica é notavelmente ampla. As imagens são nítidas, mas não muito nítidas e, no geral, estão entre as melhores fotos de 12MP dos telemóveis desta faixa de preços.
O Modo retrato é hoje muito utilizado, e este apresenta um bom desempenho, principalmente com claridade. Separa bem o destaque e desfoca bem o resto.
A câmara Selfie é um sensor de 32MP, com abertura f/1.8 e revelou-se uma excelente câmara. Há detalhes suficientes, as cores são agradáveis e as imagens são nítidas o suficiente.
A nível de gravação de vídeo o Mi A3 captura vídeos de até 4K a 30fps e todos os outros modos comuns estão disponíveis.
Os vídeos em 4K são nítidos e detalhados. O ruído é mantido razoavelmente baixo. O contraste é excelente, a reprodução de cores é bastante agradável.
Resumindo, estamos talvez perante o melhor telemóvel a nível fotográfico de baixo preço.
Software
O Mi A3 vem com Android Puro, Android One, na recente versão do Android 9.0. O sistema operativo vem limpo, apenas com os serviços Google e uma outra aplicação da Xiaomi.
É estável, fluído e como é óbvio estará sempre actualizado, que é uma das grandes vantagens do Android Puro, pois as actualizações são lançadas pela Google.
Consultando o menu de aplicações, apenas a aplicação Câmara e uma aplicação chamada Mi Community da Xiaomi, de resto tudo da Google.
Dando uma vista de olhos nas definições, podemos verificar a versão do Android e a patch de segurança que estava datada de 5 de Julho de 2019.
Fluído e personalizável, é assim que caracterizo este Android.
Veredicto
Houve melhorias significativas em relação aos antecessores e depois há o ecrã...
O preço é excelente para qualidade que apresenta. Chegamos a apanhar preços a rondar os 150€.
O desempenho fotográfico também ele é muito bom, estás bem servido.
O processador tem um excelente desempenho, principalmente a nível energético e aliado a uma boa bateria poderemos ter 2 dias de utilização.
O Ecrã AMOLED é uma mais valia, ainda por cima com sensor de impressão digital incorporado, mas a resolução deixa um pouco a desejar.
Para o telemóvel vir a este preço, a Xiaomi tinha que cortar em algum lado e o ecrã foi o escolhido, gerando alguma controvérsia.
No entanto este ecrã até apresenta bom desempenho em jogos e videos, claro dentro daquela resolução.
Prós
- Ecrã OLED com Scanner de impressão digital e Gorilla Glass 5;
- Excelente duração da bateria;
- Android One;
- Câmaras com excelente desempenho;
- Preço;
Contras
- A resolução de 720p;
- Escorregadio;
Onde Comprar
Link: http://bit.ly/2J12snn
Xiaomi Mi A3 Versão Global – 4 + 64
Link: http://bit.ly/2MSVkun
Post A Comment:
0 comments: