A prestadora de serviços de pagamentos internacionais é a primeira a disponibilizar
esta forma de pagamento digital a consumidores Chineses que comprem em
Portugal
A Planet Portugal acaba de materializar, no mercado português, a
sua parceria internacional com a WeChat, de forma a melhorar a experiência de compra dos
consumidores Chineses, que podem agora pagar com a sua carteira digital em Portugal, tornando-
se a primeira empresa prestadora de serviços de pagamentos internacionais a disponibilizar esta
forma de pagamento a nível nacional.
O acordo foi assinado com a Tenpay, empresa do Grupo Tencent Financial Tecnhologies, de forma
a lançar um programa que permita aos turistas Chineses pagarem pelas compras ou serviços que
adquirem no nosso país, de forma segura, rápida e eficiente, através da funcionalidade de
pagamento digital disponível na WeChat, uma das maiores plataformas de social media na China.
Desta forma, a Planet Portugal e a WeChat disponibilizam agora aos consumidores Chineses que
visitem Portugal uma ferramenta muito conveniente (tecnologia QR Code), oferecendo-lhes a
alternativa de pagamento com que mais se identificam, quer estejam no aeroporto a pagar uma
refeição ou a comprar uma revista, num hotel a pagar a sua estadia, ou estejam nas mais luxuosas
lojas do nosso país a realizar as suas compras Tax Free.
O WeChat Pay é uma das plataformas de pagamento móvel mais populares na China, sendo que o
seu número de transações diárias de pagamento ultrapassou os mil milhões em 2018. A solução de
pagamento transfronteiriço oferecida pela WeChat Pay ajuda os lojistas de todo o mundo a atrair
viajantes chineses para as suas lojas, apresentando-se como uma ligação duradoura para os seus
800 milhões de utilizadores.
Os turistas chineses podem fazer o pagamento aos lojistas em yuan chinês, sendo que estes
podem receber o pagamento na sua moeda local, poupando o trabalho do câmbio e ao mesmo
tempo evitando sobrecarregar o cliente com notas e moedas de pequena denominação numa
moeda desconhecida. Mesmo depois de saírem da loja, os compradores podem ainda aceder a
promoções e serviços pós-venda através do WeChat. Prestando serviços a turistas chineses, o
WeChat Pay estabeleceu parcerias com um número crescente de lojistas estrangeiros, tendo a
capacidade de lidar com transações em 16 moedas diferentes em mais de 49 países e regiões.
Os consumidores asiáticos, com maior destaque para os Chineses, são um target muito atraente
para o mercado de compras Tax Free em Portugal, setor onde a Planet se insere como um dos
principais operadores tax free do mercado. Dentro do mercado português de pagamentos de
compras tax free, os mercados de origem asiática têm vindo a consolidar o seu crescimento ano
após ano, com destaque para a China que, no final de setembro apresenta um crescimento
acumulado de 6%, com uma venda média de 2.269€, representando 30% do mercado (Informação
disponível na Planet Intelligence de Setembro 2019).
Rui Ramos, Diretor-Geral da Planet Portugal, comenta, “Estamos muito satisfeitos por
estabelecer este acordo com a Tencent e, consequentemente, por oferecer esta forma de
pagamento também em Portugal, aos consumidores Chineses que visitam o nosso país. O
WeChat é uma das app’s mais utilizadas nos mercados asiáticos, com centenas de milhões
de utilizadores registados. Desta forma, a Planet oferece, na rede social mais utilizada por
estes consumidores, uma forma segura, rápida e eficiente de pagamento. Ao trabalharmos
diretamente com a Tencent na China, desenvolvemos soluções que irão continuar a atrair
consumidores Chineses para o mercado Português, oferecendo-lhes uma maior escolha não
só para pagamentos, mas também para receber os reembolsos Tax Free pelas compras
realizadas no nosso país. O nosso objetivo é proporcionar a estas nacionalidades as
melhores experiências nas suas compras, desde o pagamento ao reembolso de Tax Free,
através de serviços simples e intuitivos que já fazem parte do seu quotidiano, mas nos seus
países de origem”.
Rui Ramos destaca ainda a estratégia levada a cabo pela Planet Portugal: “O lançamento deste
serviço foi estrategicamente planeado, em parceira com os nossos clientes do sector da
joalharia , com marcas muito populares entre os compradores Chineses, para coincidir com
a “Golden Week”, este ano celebrada entre 1 e 7 de Outubro – Dia Nacional da China -
registando-se, neste período, um aumento significativo de turistas Chineses a viajar pela
Europa. Este lançamento foi um sucesso. Mesmo numa fase em que a valorização do Yuan
não atravessa um bom momento, assistimos a um crescimento de compras Tax Free de
nacionalidade Chinesa superior a 124%, face ao período homólogo de 2018, com uma venda
média de 2.601€. Uma percentagem significativa destas compras foi paga com recurso às
carteiras digitais Alipay e WeChat Pay, através da nossa aplicação Planet Pay. Neste curto
período de lançamento (1 semana), a WeChat Pay representou 30% das operações
realizadas, o que faz prever um crescimento exponencial no futuro, tal como aconteceu com
o serviço Alipay, disponibilizado pela Planet no nosso mercado há mais de 1 ano.
O lançamento do serviço de pagamento WeChat Pay é mais um nível que a empresa sobe no
sentido de apresentar uma proposta de valor que já conta com um vasto portfolio de soluções de
pagamento, débito e crédito: Visa, MasterCard, UnionPay, Alipay e WeChat Pay (em breve
American Express), disponibilizando em todas estas soluções também o reembolso Tax Free.
Post A Comment:
0 comments: