- A Bosch e a Mercedes-Benz esperam que o projeto piloto para viagens automatizadas proporcione insights adicionais para o desenvolvimento da condução autónoma
- Veículos S-Class automatizados, equipados com sistema de condução e software Bosch e Mercedes-Benz, fornecem o serviço de transporte entre a zona oeste de San José e o centro da cidade
- A Bosch desenvolve e fabrica os componentes para condução urbana automatizada definidos por esta aliança
- A plataforma de frota Daimler Mobility AG permite que parceiros de viagens integrem perfeitamente veículos autónomos no seu portfólio de serviços
- San José contribui com a sua infraestrutura urbana para o projeto piloto, com o objetivo de melhorar a segurança, o impacto ambiental e os fluxos de tráfego
A Bosch e Mercedes-Benz juntam-se para desenvolver a condução urbana
autónoma que entra agora numa nova fase. O projeto piloto para um serviço de
pedido de viagens com base em aplicações utilizando os veículos automatizados
Mercedes-Benz S-Class, acaba de ser lançado na cidade de San José, em
Sillicon Valey. Monitorizados por um motorista de segurança, os carros
autónomos circulam entre a zona oeste de San José e o centro da cidade, ao
longo de San Carlos Street e Stevens Creek Boulevard.
O serviço estará
inicialmente disponível para um grupo selecionado de utilizadores, que vão
utilizar uma app desenvolvida pela Daimler Mobility AG para reservar uma
viagem com os veículos automatizados S-Class, partindo de um ponto
previamente definido até ao local de destino. A Bosch e a Mercedes-Benz
esperam que este teste possa fornecer insights válidos para o desenvolvimento
do sistema de direção automatizado SAE Nível 4/5.
Ambos os parceiros
esperam também obter mais informações sobre como os carros autónomos
podem ser integrados num sistema de mobilidade intermodal que inclua
transporte público e partilha de carros.
Bosch, Mercedes-Benz, San José – parceiros para o futuro da mobilidade
Em meados de 2017, San José foi a primeira cidade dos EUA a convidar
empresas privadas para realizar testes de campo para condução autónoma e
analisar os crescentes desafios no tráfego rodoviário. Especialmente no
congestionado tráfego da cidade, o sensor de 360 graus permanente que existe
nos carros autónomos pode potencialmente aumentar a segurança, assim como
o seu modo de condução suave pode contribuir para melhorar o fluxo do tráfego.
“Queremos descobrir mais sobre como os veículos autónomos podem ajudar as
cidades a tornar o tráfego mais harmonioso e seguro, além de tornar a
mobilidade mais disponível, sustentável e inclusiva. San José quer tornar-se
uma cidade inteligente e adequar o seu sistema de tráfego ao futuro com
tecnologias modernas e inovadoras. O projeto com a Bosch e a Mercedes-Benz
é perfeito para isso”, afirma Dolan Beckel, diretor de inovação cívica de San
José. “
“Para que a condução autónoma se torne uma realidade do dia-a-dia, a
tecnologia tem de funcionar de maneira confiável e segura. E é aqui que
precisamos de realizar testes como este do nosso projeto piloto em San José”,
diz o Dr. Michael Fausten, chefe de engenharia para condução urbana
autónoma da Robert Bosch GmbH. "Não são apenas os veículos autónomos que
precisam de provar o seu valor. Também precisamos de provas de que eles se
podem encaixar como uma peça no quebra-cabeças da mobilidade urbana. Em
San José podemos testar essas duas vertentes”, afirma Dr. Uwe Keller, chefe de
condução autónoma da Mercedes-Benz AG.
Bosch e Mercedes-Benz parceiros nos Estados Unidos e na Europa
Há cerca de dois anos e meio, que a Bosch e a Mercedes-Benz trabalham juntas
em soluções para condução autónoma nas cidades. O seu o objetivo comum é
alcançar um sistema de condução SAE Nível 4/5 para veículos totalmente
autónomos e sem condutor, incluindo o software para gestão de veículos. No
entanto, as empresas não estão interessadas em protótipos, o que pretendem é
desenvolver um sistema pronto para produção que possa ser integrado em
diferentes tipos e modelos de veículos. No seu trabalho para desenvolver
software para controlar o movimento de veículos, os parceiros não confiam
deliberadamente e apenas na inteligência artificial e na cronometragem dos
quilómetros de teste. Os engenheiros do projeto usam também simulações e
campos de teste especialmente projetados para abordar especificamente o tipo
de situações de condução que ocorrem muito raramente no tráfego rodoviário.
Para esse propósito, os engenheiros do centro de testes e tecnologia de
Immendingen, na Alemanha, fazem ainda uso de um campo de testes de
100.000 metros quadrados, projetado especialmente para a condução
autónoma. Aqui, situações complexas de tráfego podem ser reproduzidas com
extrema precisão e quantas vezes se desejar. Para a Bosch e Mercedes-Benz,
precisão e segurança são as principais prioridades. Além disso, esta aliança não
se preocupa exclusivamente com as condições da estrada e do tempo nos
Estados Unidos. Enquanto uma parte da equipa está sediada em Sunnyvale,
uma cidade de Sillicon Valey entre San José e São Francisco, outra parte
composta por engenheiros de ambas as empresas trabalham na área de
Estugarda.
Aliança usa canais curtos para a tomada de decisão e comunicação direta
Onde quer que trabalhem, os funcionários da Bosch e da Mercedes-Benz
sentam-se à secretária frente-a-frente. Isso garante canais de tomada de
decisão curtos e trocas de informação rápida entre as várias áreas. Além disso,
a qualquer momento, os parceiros podem aproveitar o conhecimento e a
experiência dos seus colegas nas respetivas empresas-mãe. Aqui, o know-how
da Bosch, que vai desde os sensores, unidades de controlo e sistemas de
controlo de direção e travagem, a subsistemas automóveis inteiros, pode ser
perfeitamente complementado pelos longos anos de experiência da Mercedes-
Benz em integração e automação de sistemas. A divisão do trabalho dentro do
projeto não é diferente. A tarefa da Mercedes-Benz é preparar o sistema de
direção desenvolvido em conjunto para instalação no veículo, e fornecer os
veículos de teste necessários, as baias de teste e as frotas de teste. Por seu
lado, a Bosch desenvolve e fabrica os componentes para condução urbana
autónoma que esta aliança definiu.
Plataforma permite a integração de veículos automatizados em frotas de
táxi
Especialmente para o projeto piloto de serviço de reserva de viagens, a Bosch e
a Mercedes-Benz chamaram mais um parceiro: a Daimler Mobility AG está a
desenvolver e a testar uma plataforma de frota para acompanhar a fase de
operação do piloto. Isto permite que potenciais parceiros de reservas de viagens
integrem perfeitamente veículos autónomos (Mercedes-Benz) no seu portfólio de
serviços. A plataforma faz a gestão veículos autónomos e convencionais,
incluindo a respetiva operação e manutenção. Um serviço de mobilidade
baseado em aplicações para veículos Mercedes-Benz de condução
convencional entrou em operação na área da baía de São Francisco no outono
de 2019. O serviço está também disponível na capital alemã, Berlim.
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