Vamos então ver como nos podemos proteger e relação a isso:
1 - Saber identificar uma fraude
A EDP tem um espaço no seu apoio a cliente que te ensina e ajuda a identificar quais as situações fraudulentas.
Para isso basta aceder ao seguinte endereço e deves ler todos os passos com atenção. São simples e de boa explicação com exemplos!
Link: https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/tentativas-de-fraude/
2 - Verificação dos Remetentes Emais e SMS
Todos os SMS enviados pela EDP Comercial são identificados com remetente EDPC e todos os emails são enviados a partir de um domínio edp, com a excepção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas, devidamente identificados.
2 - Verificação dos Remetentes Emais e SMS
Todos os SMS enviados pela EDP Comercial são identificados com remetente EDPC e todos os emails são enviados a partir de um domínio edp, com a excepção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas, devidamente identificados.
Contudo, uma vez que quem pratica estas tentativas de fraude pode conseguir dissimular o remetente das mensagens de forma a aparentar terem sido enviadas de remetente legítimo, sempre que suspeitares da sua validade deves entrar em contacto com a EDP.
3 - Referências Multibanco
3 - Referências Multibanco
Muitas das tentativas de fraude é tentar induzir-te a efectuares um pagamento de uma factura em atraso ou em falta, deves saber quais são as referências MB da EDP e estas têm as seguintes entidades: 12223, 23013, 21196, 20174.
4 - Verifica os links e anexos dos emails
Se no email existirem links que lhe pareçam suspeitos, não clique. Nunca, em circunstância alguma, a EDP envia ficheiros zip via email - não abra ficheiros antes de se certificar que o conteúdo é seguro.
5 - Não forneças informação de carácter pessoal por email ou SMS
A EDP não solicita informação pessoal e/ou confidencial (tal como como o nº cartão bancário, username ou password) por email ou SMS.
Por isso se te pedirem isso é logo significado de algo.
Se no email existirem links que lhe pareçam suspeitos, não clique. Nunca, em circunstância alguma, a EDP envia ficheiros zip via email - não abra ficheiros antes de se certificar que o conteúdo é seguro.
5 - Não forneças informação de carácter pessoal por email ou SMS
A EDP não solicita informação pessoal e/ou confidencial (tal como como o nº cartão bancário, username ou password) por email ou SMS.
Por isso se te pedirem isso é logo significado de algo.
6 - Duvidas e Apoio
Se detectares algumas destas fraudes ou situações deves entrar em contacto com a EDP através da linha de atendimento 808 53 53 53 ou acede à tua área de cliente e coloca um pedido de apoio ou preenche o formulário.
Se detectares algumas destas fraudes ou situações deves entrar em contacto com a EDP através da linha de atendimento 808 53 53 53 ou acede à tua área de cliente e coloca um pedido de apoio ou preenche o formulário.
Caso tenhas duvidas sobre facturas e pagamentos, aconselhamos também a entrar em contacto com a EDP em qualquer momento na área de apoio ao cliente em edp.pt ou da linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h) ou nas lojas.
Hoje me dia devemos desconfiar de tudo. A prevenção é uma das nossas melhores amizades.
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