Uma das perguntas que anda no ar nos últimos tempos, como será o futuro dos flagships em 2020? E isto tudo por causa do 5G, passo a explicar...
Antes demais devemos compreender o que é um flagship.
O que é um flagship no mundo dos smartphones?
Começo por dizer que este termo nos smartphones veio um pouco com a Oneplus e alimentado depois pela Xiaomi e Huawei.
Normalmente existe um smartphone principal ou de topo que é o melhor smartphone produzido por um fabricante.
No que diz respeito à indústria de smartphones, o termo flagship, geralmente significa o melhor ou mais importante smartphone já produzido por essa empresa.
Mas o termo flagship ou smartphone assassino foi assumido quando um smartphone possuía qualidades muito boas, quase iguais aos smartphones de topo e custavam metade ou menos de metade do peço.
E aí a Oneplus veio introduzir no mercado esses telemóveis assassinos, que já está a abandonar devido ao enorme preço apresentado no Oneplus 7T Pro e 7 Pro.
Então basicamente um flagship é um smartphone que funciona tão bem quanto um smartphone de topo (iPhones ou Samsung saga S), mas custa significativamente menos dinheiro.
Embora esses smartphones custem menos dinheiro, eles têm especificações de ponta que lhes permitem ter um desempenho tão bom quanto os smartphones de topo.
Qual o futuro dos Flagships em 2020?
Em 2018 e 2019 foi um sucesso para as marcas que lançaram este género de telemóveis mas agora em 2020 coloca-se uma pergunta sobre o futuro derivado à tecnologia 5G.
Nos últimos flagships o principal processador utilizado foi o Snapdragon 855 da Qualcomm, que é composto por CPU e GPU 4G LTE.
Recentemente a Qualcomm falou sobre o Snapdragon 865, que segundo eles, é 25% mais rápido, e ostenta novos recursos da câmara, melhor IA, e velocidades de pico de download de 5 a 7,6 Gbps.
Só que este processador e outros novos que surgirem que utilizarem 5G terão vários problemas:
- Maior consumo de energia;
- Mais espaço;
- Mais caro;
- Diversos países e locais ainda não preparados;
Ou seja são expectáveis ainda teremos problemas de bateria, serão mais caros e provavelmente teremos em 2020 um ano de testes nesta área e por isso colocam-se algumas perguntas:
- Será o ano 2020 o ano ideal para investir num telemóvel 5G?
- Estará a tecnologia 5G com maturidade suficiente em 2020?
- Conseguiremos ter flagships com tecnologia 5G? (referencia ao preço)
São perguntas válidas, que têm que ser colocadas por os utilizadores que estão a pensar fazer um upgrade.
Temos aqui um bom desafio, a marcas como Xiaomi, Oneplus, OPPO, etc, que são marcas que têm lançado bons flagships no mercado.
Cá esperamos, em 2020, para ver algumas destas questões resolvidas!
Post A Comment:
0 comments: