Foi há 25 anos que a empresa de origem japonesa chegou a Portugal. No
ano em que comemora um quarto de século a marca aposta na expansão de serviços de IT no
nosso país – com a aquisição da TotalStor, agora denominada de Totalstor, a Ricoh Company, que
inclui a transformação e modernização das infraestruturas críticas de IT, o armazenamento, a
proteção, a recuperação e a analítica dos dados, assim como a virtualização e a gestão de ativos IT,
e a DocuWare, o fornecedor líder em software de gestão de informação – e quer duplicar o
volume de negócios a médio/curto prazo.
O crescimento da Ricoh Portugal tem sido constante, antes da aquisição da TotalStor a faturação
era de 17 milhões de euros e a empresa prevê agora fechar o ano fiscal nos 26 milhões de euros.
“A nossa meta em Portugal é duplicar o volume de faturação em poucos anos. Para isso, vamos
introduzir novos serviços no mercado português”, declara Jesus Centeno, destacando a evolução
económica que se verificou no último ano não só em Portugal, mas também a nível Ibérico com a
previsão de fechar o ano de 2019 “com 320 milhões de faturação, 54% deste valor corresponde ao
Office Printing e 37% aos Office Services”.
Recorde-se que em 2018, a Ricoh Portugal e Espanha alcançou os 273 milhões de euros de
faturação. 65% das vendas corresponderam à área de Office Printing (serviços de impressão para
escritório), 25% aos Office Services (soluções de TI e de colaboração) e 10% ao negócio de
impressão comercial e industrial.
Além disso, não há dúvidas de que em Portugal ainda há muito por onde crescer: “É um país onde
é fácil as empresas estrangeiras investirem. Por isso, a Ricoh pode-se expandir até porque o nível
de competência está ao nível de outros países”.
Para que este crescimento continue, o alargamento da oferta de serviços de IT é, sem dúvida, o
foco da Ricoh, conforme revela Jesus Centeno, responsável da Ricoh Portugal: “O nosso objetivo
em Portugal e Espanha é que as soluções e serviços IT representem 40% da atividade da Ricoh no
fecho do ano fiscal de 2020. Neste momento, o peso destes serviços na Península Ibérica é de
36%”. Por isso, no futuro é provável que a Ricoh avance com novas aquisições em Portugal.
“Estamos sempre atentos a todas as oportunidades que possam surgir. Mas após as aquisições
que fizemos, chegou o momento de estabilizar, manter a empresa rentável, contratar pessoas
novas com talento para vender os nossos serviços e dar a conhecer estes serviços ao mercado”,
acrescenta o responsável.
De salientar ainda que a Ricoh Portugal e Espanha conta com dois mil profissionais, 100
distribuidores e mais de 50 mil clientes.
Em termos globais, a Ricoh é verdadeiramente um gigante: fatura mais de 18 mil milhões de euros
por ano e tem 92 mil trabalhadores. Só no que respeita a serviços de IT o grupo está a investir em
aquisições em todo o mundo com o objetivo de chegar a uma faturação de 5600 milhões no final
de 2022.
Post A Comment:
0 comments: