Signify lança luminárias profissionais feitas à medida e impressas em 3D para uma
economia circular e anuncia um grande projeto com Marks and Spencer.
- Novas instalações para impressão 3D nos Estados Unidos, Índia e Indonésia.
- M&S apoia a sustentabilidade através da renovação da iluminação.
- As grandes marcas apostam em luminárias ecológicas impressas à medida
Signify (Euronext: LIGHT), líder mundial em iluminação, deu a conhecer as suas
instalações para imprimir abajures e acessórios de iluminação em 3D (luminárias) na Holanda e
planeia abrir fábricas de impressão a 3D nos Estado Unidos, India e Indonésia. A empresa aperfeiçoou
esta forma de fabrico altamente flexível e sustentável, ao utilizar policarbonato 100% reciclável, que
permite produzir as luminárias à medida e conforme as necessidades exatas do cliente e que podem
ser recicladas no final da sua vida, sustentando uma economia circular.
O retalhista de moda e alimentação Marks and Spencer (M&S) anunciou que se encontra na primeira
fase de implementação de milhares de luminárias impressas em 3D nas lojas do Reino Unido até ao
final de 2020. Junta-se assim a outros grandes clientes incluindo Albert Heijn, SAS, Total y Praxis.
O investimento da Signify em impressão 3D reflete o compromisso da empresa em melhorar o
serviço e oferta ao cliente, contribuindo ao mesmo tempo para a redução da sua pegada de carbono
e da Signify. As luminárias impressas em 3D (excluindo a eletrónica e as óticas) têm 47% menos
pegada de carbono do que uma luminária de metal fabricada convencionalmente. Quase todos os
componentes podem ser reutilizados ou reciclados, o que suporta o conceito de economia circular.
"Somos o primeiro fabricante de iluminação a produzir luminárias impressas em 3D à escala
industrial, o que reforça a nossa posição na vanguarda da iluminação e da inovação sustentável",
afirma Olivia Qiu, diretora de inovação da Signify. “A impressão de luminárias oferece uma forma de
fabrico mais flexível, rápido e ecológico. Podemos criar novos designs ou personalizar os existentes
para satisfazer as necessidades do cliente rapidamente, sem grandes investimentos ou longos ciclos
de desenvolvimento.
Os clientes podem concretizar as suas ideias numa questão de dias, em vez de meses, e a impressão
requer menos energia. As nossas luminárias impressas em 3D têm uma pegada de carbono menor
que as luminárias de metal tradicionais. Pesam menos, permitindo uma redução de 35% nas
emissões de carbono no transporte. Além disso, ao manter a produção próxima às áreas urbanas,
reduzimos ainda mais a pegada de carbono. Por sua vez a iluminação LED é mais eficiente em termos
de energia do que a iluminação convencional.
Planos de expansão
A Signify já tem o serviço de impressão 3D em Maarheze, na Holanda. O objetivo é ter até 500
impressoras 3D de diferentes tamanhos, com a possibilidade de criar luminárias até 60 cm de altura e
largura. Em janeiro de 2020, as novas impressoras Signify 3D vão estar operacionais em Burlington,
Massachusstes, EUA, para responder às necessidades do mercado profissional e de consumo. As
instalações em Noida, Índia e Jacarta, Indonésia, estarão funcionais em breve. A tecnologia LED vai
ser integrada nas luminárias em todos os centros de produção.
Iluminação para uma economia circular
A M&S, um dos principais retalhistas, está a implementar um processo de instalação de milhares de
soluções LED impressas a 3D da Signify em lojas do Reino Unido, incluindo Londres, Manchester,
Belfast, assim como Dublin e, Cork na Irlanda. O projeto faz parte da importante ação planeada para
melhorar o rendimento das lojas e gerar melhorias significativas em energia. Nas lojas, os diferentes
tipos de luminárias são substituídos por versões com tecnologia LED impressa a 3D. Estes produtos
personalizados são dimensionados para se adaptarem perfeitamente aos suportes existentes,
garantindo o uso contínuo das estruturas existentes no teto. O anúncio faz parte do compromisso da
M&S em usar tecnologias mais sustentáveis nas suas lojas.
“Trabalhámos bastante durantes anos para criar um M&S mais ecológico e baixo em carbono, e
estamos orgulhosos por sermos o primeiro grande retalhista a ser neutro em 2012.”, disse Oliver
Knowles, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da M&S. “A impressão 3D existe há algum tempo,
no entanto estas luminárias são a primeira aplicação real de iluminação para retalhistas, que tem
vindo a melhorar a sustentabilidade das nossas lojas e são extremamente complementares à nossa
estratégia de sustentabilidade. O potencial dos equipamentos é enorme, tanto do ponto de vista
energético como da rentabilidade. São impressos por pedido para serem perfeitamente instaladas
sem qualquer necessidade de modificações nos tetos. Também podem ser devolvidas para que sejam
recicladas e impressas com um novo design, o que permite ser circular. M&S está a liderar, ao ser o
primeiro grande retalhista do Reino Unido a dar este passo."
A Albert Heijn, cadeia de supermercados holandesa, começou a usar luminárias decorativas
suspensas feitas à medida para melhorar a atmosfera nas seções de alimentos frescos em mais de
100 lojas na Holanda, em 2017. As luminárias foram impressas com as cores e formato de frutas.
Entretanto outros projetos foram implementados em várias lojas, em secções de congelados e café.
O supermercado pode renovar continuamente o design ao devolver os abajures com a Signify, que os
tritura e imprime com um novo design.
Em 2018, 79% das vendas da Signify representavam receitas sustentáveis. A empresa comprometeu-
se em ser neutra em carbono em 2020 e foi recentemente nomeada Líder de Indústria no Índice de
sustentabilidade Dow Jones pelo terceiro ano consecutivo.
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