Business Breakfast na Microsoft aconteceu ontem, dia 10 de dezembro,
contando com a presença de nomes como o Novo Banco, Crédito Agrícola ou
Meniga.
A Xpand IT organizou um Business Breakfast na
passada terça-feira, dia 10 de dezembro, para apresentar o estudo “Indústria da Banca
– Swipe into the Future”. O evento aconteceu nas instalações da Microsoft, juntando
clientes e parceiros da empresa tecnológica portuguesa, entre eles o Crédito Agrícola,
o Novo Banco e a Meniga.
A apresentação do estudo ficou ao cargo de Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience
Lead da Xpand IT, bem como de Filipa Moreno, Digital Xperience Evangelist da Xpand
IT.
Com base nas conclusões do estudo apresentado, a Xpand IT apresentou a sua visão
no que se refere a experiências móveis digitais do consumidor. Os bancos deverão
basear a sua abordagem em 5 grandes pilares: “Personalização”, “Navegação
Contextual”, “Assistentes Virtuais Proactivos”, “AI & Machine Learning” e “Foco no
Futuro”.
A “Personalização” diz respeito à criação de experiências e conteúdos cada vez
focados em cada utilizador, integrados no seu dia-a-dia. A “Navegação Contextual” diz
respeito à necessidade de adaptar a interface que é apresentada aos utilizadores de
acordo com o contexto em que estes se encontram, reduzindo as opções para as que
fazem sentido – mas dando a possibilidade ao Banco de tomar partido nesta definição
também. Os “Assistentes Virtuais Proactivos” permitem elevar a experiência dos
Assistentes Virtuais a outro nível, permitindo que sejam eles próprios a iniciar a
conversa com base no que sabem sobre os utilizadores. O tema de “AI & Machine
Learning” deverá estar sempre presente, seja através da utilização de Serviços
Cognitivos para melhorar a Experiência, seja através de projectos mais avançados que
permitam processar, e tirar partido, de tudo o que os Bancos sabem sobre os
utilizadores. Por fim, o “Foco no Futuro” é um desafio a que, por muito bons que
possam ser os resultados do Banco, exista sempre uma mentalidade do que virá a
seguir, conjuntamente com uma capacidade de repensar as Experiências que são
oferecias aos clientes para irem de encontro às suas expectativas.
O estudo concluiu, ainda, que as iniciativas digitais não devem limitar-se a projetos de
duração limitada, mas sim serem iniciativas contínuas, que podem ter diferentes fases
de desenvolvimento e adaptação, mas que consigam refletir as evoluções de mercado
e as mudanças de paradigma. Sempre com foco a experiência do utilizador.
“A nossa visão tem por base o que vemos no mercado e o trabalho conjunto de
vários anos com vários clientes – e a certeza que a tecnologia pode fazer a
diferença. Continuamos a ser uma empresa eminentemente tecnológica – com
um footprint techy – mas queremos cada vez mais ser capazes de “sonhar”
juntamente com o cliente. Um banco já não é só um banco, os utilizadores
esperam mais. O foco não devem ser os produtos que o Banco tem ou os canais
que utiliza, mas sim a forma como podem impactar positivamente cada um de
nós. É uma mudança de paradigma significativa.” comenta Sérgio Viana, Partner &
Digital Xperience da Xpand IT.
Após as intervenções de Sérgio Viana e Filipa Moreno, foi tempo de ficar a conhecer a
empresa de software Meniga, através do seu Senior Sales Manager, Gregory Gillet. A
Meniga oferece soluções de aplicações móveis bancárias assentes nas novas
tendências de monitorização, personalização e engagement, que oferece ao utilizador
uma experiência mais rica e user friendly.
O Business Breakfast encerrou com uma mesa redonda, que debateu os resultados do
estudo e o futuro das aplicações móveis na banca. Moderada por Sérgio Viana, este
momento de discussão contou com as intervenções de Lídia Sá, membro da Direção
de Banca Direta do Crédito Agrícola, e ainda Duarte Correia, Head of Digital Channels
do Novo Banco.
Para consultar o estudo completo clique aqui.
Para mais informações: www.xpand-it.com/pt-pt/
Post A Comment:
0 comments: