- Sensor lidar complementa radar e câmara
- Harald Kroeger: “Ao preencher a lacuna do sensor, a Bosch está, em primeiro lugar, a tornar a condução autónoma uma possibilidade viável.”
- A tecnologia da Bosch abrange todos os casos de uso da condução autónoma.
- O sensor lidar de longo alcance da Bosch será a primeira solução adequada para uso automóvel.
As coisas boas vêm em três - e para a condução autónoma isso não é exceção.
Para que a condução autónoma segura possa ser uma realidade, além da
câmara e do radar é necessário um terceiro princípio de sensor. Nesse sentido,
a Bosch está a preparar sensores de longo alcance para produção - o primeiro
sistema lidar (deteção e alcance da luz) adequado para uso automóvel. Esta
tecnologia de medição de distância baseada em laser é indispensável para as
funções de condução nos níveis 3 a 5 da SAE. O novo sensor da Bosch cobrirá
faixas de longa e curta distância em autoestradas e na cidade. Ao explorar
economias de escala, a Bosch quer reduzir o preço da tecnologia sofisticada e
torná-la adequada para o mercado de massa. "Ao preencher a lacuna do sensor,
a Bosch está a tornar a condução autónoma uma possibilidade viável", afirma
Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Bosch.
A tecnologia da está alerta para todas as situações da condução autónoma
Somente a implementação paralela de três princípios de sensores garante que a
condução autónoma oferece segurança máxima. Isso mesmo foi confirmado
pelas análises da Bosch, onde os especialistas investigaram todos os casos de
uso das funções de condução autónoma – desde a assistência na autoestrada à
condução totalmente autónoma nas cidades. Por exemplo, se um motociclo se
aproxima de um veículo autónomo em alta velocidade num cruzamento, além da
câmara e do radar, o lidar é necessário para garantir a deteção fiável do veículo
de duas rodas. Nesse caso, o radar pode ter dificuldade em detetar a silhueta
estreita do motociclo e as carenagens de plástico, por sua a vez a câmara pode
ser ofuscada pela luz forte que recai sobre ela. Como tal, é necessário o radar, a
câmara e o sensor lidar, estas três tecnologias complementam-se de forma
perfeita, fornecendo informações confiáveis em todas as situações de condução.
O sensor lidar é um elemento essencial na condução autónoma
Podemos pensar no laser como um terceiro olho: nos sistemas lidar, o sensor
emite impulsos de laser e captura a luz do laser que está dispersa. O sistema
calcula as distâncias com base na medida de tempo necessário para a luz se
recuperar. O Lidar oferece uma resolução muito elevada, com um longo alcance
e um amplo campo de visão. Como resultado, a ferramenta de medição de
distância baseada em laser pode detetar com segurança até objetos não
metálicos a uma grande distância, tais como pedras na estrada. Isso significa
que há tempo de sobra para iniciar manobras de condução, como travar ou
desviar. Ao mesmo tempo, o uso do lidar nos veículos expõe os componentes
do sistema lidar, como o detetor e o laser, a muitas tensões - acima de tudo, no
que diz respeito à resistência, temperatura e confiabilidade durante toda a vida
útil do veículo.
Como a Bosch pode aproveitar a sua experiência em sensores e o seu know-
how em sistemas nas áreas de tecnologia de radar e câmara ao desenvolver o
lidar, a empresa consegue garantir que as três tecnologias de sensores se
encaixam umas nas outras. “Queremos tornar a condução autónoma segura,
conveniente e fascinante. Dessa forma, daremos uma contribuição decisiva para
a mobilidade do futuro”, afirma Kroeger. O lidar de longo alcance da Bosch não
só responderá a todos os requisitos de segurança para a condução autónoma,
como também permitirá que as construtoras automóveis integrem no futuro e de
uma maneira eficiente a tecnologia numa gama muito ampla de tipos de
veículos.
Inteligência artificial torna os sistemas de assistência ainda mais seguros
A Bosch é líder em inovação em tecnologia de sensores para sistemas de
assistência ao condutor e condução autónoma. A empresa desenvolve e fabrica
internamente milhões de sensores de ultrassom, radar e câmara há muitos anos.
Em 2019, as vendas de sistemas de assistência ao condutor da Bosch
aumentaram 12%, para cerca de 2 mil milhões de euros. Esses sistemas de
assistência estão a abrir o caminho para a condução autónoma. Recentemente,
os engenheiros da Bosch conseguiram elevar a tecnologia da câmara usada nos
carros a um novo nível, aprimorando-a com inteligência artificial. A tecnologia da
câmara deteta objetos, categoriza-os em classes como veículos, peões ou
bicicletas e mede seu movimento.
No tráfego urbano congestionado, a câmara também pode reconhecer e
classificar veículos, peões e ciclistas parcialmente obscurecidos com rapidez e
confiabilidade. Isto permite ao veículo acionar um aviso ou uma manobra de
travagem de emergência, conforme necessário. Os engenheiros da Bosch estão
aperfeiçoando continuamente a tecnologia de radar. A última geração de
sensores de radar da Bosch é ainda melhor em capturar a envolvente do veículo
- inclusive com mau tempo ou condições de pouca luz. O seu ainda maior
alcance de deteção, a ampla abertura e alta amplitude angular são a base para
esse desempenho aprimorado.
Bosch at CES 2020:
- PRESS CONFERENCE: In Ballrooms B, C, and D, Mandalay Bay Hotel, Las Vegas, South Convention Center, Level 2, from 9:00 to 10:30 a.m. local time on Monday, January 6, 2020.
- BOOTH: Tuesday to Friday, January 7–10, 2020, in the Central Hall, booth #12401
- FOLLOW the Bosch CES 2020 highlights on Twitter: #BoschCES
- PANELS WITH BOSCH EXPERTS: Wednesday, January 8, 2020, 10:15 to 11:15 a.m. (local time) Event entitled “Growth of Apprenticeships for ‘New Collar’ Jobs” with Charlie Ackerman, Senior Vice President of Human Resources, Las Vegas, South Convention Center
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