O novo Virtual Visor da Bosch melhora muito a
segurança e o conforto do condutor
- O brilho do sol causa milhares de acidentes automóveis por ano, quase duas vezes mais do que qualquer outra condição relacionada com o clima.
- O Virtual Visor possui um painel LCD único e transparente, uma câmara com IA voltada para o motorista com software de deteção e análise facial.
- Dr. Steffen Berns: “Algumas das inovações mais simples causam um maior impacto, e o Virtual Visor muda a maneira como os motoristas veem a estrada”.
- Bosch no CES ® : Virtual Visor nomeado para o Best of Innovation no CES 2020 Innovation Awards.
A Bosch está a repensar a segurança e o conforto do condutor, colocando um
dos componentes internos mais esquecidos no centro das atenções, a viseira
solar. O sol causa o dobro dos acidentes de automóvel comparativamente a
qualquer outra condição relacionada com clima, devido à cegueira temporária. A
Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Autoestradas relata
milhares de acidentes de carro provocados pelo brilho do sol a cada ano, e outroestudo indica que o risco de um acidente de carro é 16% maior durante a luz
solar em comparação com o tempo normal. O para-sol tradicional não está
equipado para lidar adequadamente com essa preocupação de segurança. Na
melhor das hipóteses, ele bloqueia parte do sol que incide sobre os olhos do
condutor, mas juntamente com isso, parte da sua visão do também é bloqueada.
A Bosch disponibiliza uma solução com o revolucionário Virtual Visor, um LCD
transparente e uma câmara intuitiva, que substituem completamente o visor
solar tradicional para veículos. Sendo a primeira viseira reinventada em quase
um século, a tecnologia da Bosch utiliza algoritmos inteligentes para bloquear
intuitivamente o brilho do sol e não a visão da estrada.
"Para a maioria dos motoristas em todo o mundo, a viseira, como sabemos, não
é suficiente para evitar o brilho perigoso do sol - especialmente ao amanhecer e
anoitecer, quando o sol pode diminuir bastante a visibilidade dos condutores",
afirma o Dr. Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia. "Algumas das
inovações mais simples causam um maior impacto, e o Virtual Visor muda a
maneira como os condutores veem a estrada."
O Virtual Visor, que foi homenageado como a distinção Best of Innovation no
CES 2020 Innovation Awards, será lançado na edição deste ano do evento em
Las Vegas. O Virtual Visor foi ainda homenageado na competição de prémios,
que distingue produtos em 28 categorias. O Virtual Visor recebeu o prémio Best
of na categoria Entretenimento e Segurança no Veículo, tendo recebido as
classificações mais elevadas de um painel de juízes que incluiu designers,
engenheiros e membros dos media de tecnologia.
Uma pala para o sol adequada ao futuro
O Virtual Visor liga um painel LCD a uma câmara de monitorização do condutor
ou do ocupante para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto do motorista.
O sistema usa inteligência artificial para localizar o condutor na imagem a partir
da câmara direcionada a sua cara. Este sistema utiliza também a IA para
determinar os pontos de referência no rosto - incluindo onde olhos, nariz e boca
estão localizados - para que possa assim identificar sombras no rosto. O
algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção do ecrã
através da qual a luz atinge os seus olhos. O restante do ecrã permanece
transparente, não obscurecendo uma grande parte do campo de visão do
condutor.
"Descobrimos no início do desenvolvimento que os utilizadores ajustam as suas
viseiras solares tradicionais para projetar uma sombra nos seus próprios olhos",
afirma Jason Zink, técnico especialista da Bosch na América do Norte e um dos
cocriadores do Virtual Visor. "Essa perceção foi essencial para ajudar a
simplificar o conceito do produto e impulsionar o design da tecnologia".
O uso criativo da tecnologia de cristal líquido para bloquear uma fonte de luz
específica diminui o brilho perigoso do sol, o desconforto do condutor e o risco
de acidentes, aumentando a sua visibilidade, o conforto e a segurança.
Inovação com base na reutilização
Desde a fase original de criação e conceção até aos testes e prototipagem, o
Virtual Visor é uma solução pensada de baixo para cima, possibilitada graças à
cultura de inovação estabelecida pela Bosch. Os funcionários são incentivados a
aplicar metodologias de startup para confirmar os benefícios do cliente, o
potencial de mercado e a viabilidade de novas ideias, que são então validadas
pelos pares e aprovadas para desenvolvimento.
"Construímos uma cultura para capacitar os nossos associados, colocando-os
no banco do condutor", disse Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América
do Norte. O Virtual Visor foi desenvolvido por uma equipa na América do Norte
como parte das atividades internas de inovação da Bosch. "Enquanto fornecedor
líder global de tecnologia, entendemos que a inovação pode vir de qualquer
nível de uma organização e queremos ver isso a crescer".
Um grupo de três engenheiros da área dos motores de arranque, liderado por
Zink, desenvolveu a ideia do Virtual Visor e criou protótipos no seu tempo livre,
com o objetivo de garantir financiamento interno para o conceito do projeto.
"Como muitas ideias iniciais, estávamos a trabalhar com capital e recursos
limitados", disse Zink. "O protótipo original, usado no primeiro lançamento do
conceito, foi feito a partir de um monitor LCD antigo que recuperámos de uma
lixeira".
A equipa do Virtual Visor recebeu orientação dos executivos da Bosch, à medida
que procuravam financiamento e desenvolveram versões adicionais do produto.
Por fim, o produto foi transferido para a divisão Bosch Car Multimedia.
Post A Comment:
0 comments: