Poupança energética e de custos na hotelaria, sem comprometer a experiência dos
hóspedes.
- A indústria hoteleira ainda está longe de atingir a meta de 66% de redução nas emissões de carbono até 2030
- Uma pesquisa da Cundall revela que a o sistema Interact Hospitality da Signify contribui para uma redução no consumo de energia na ordem dos 28%
- A poupança poderá chegar aos 38% se os hóspedes utilizarem o “Green Mode”
A indústria hoteleira enfrenta o desafio de reduzir as suas emissões de
carbono em 66% até 2030 e em 90% até 2050 para permanecer dentro do limite de 2 ° C
acordado na COP21 - uma iniciativa das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Um estudo
encomendado pela Signify (Euronext: LIGHT), líder mundial em iluminação, à Cundall revela que,
para hotéis de luxo de média dimensão, o uso do Interact Hospitality pode proporcionar níveis
significativos de poupança de energia sem comprometer a qualidade e o conforto do hóspede.
Este sistema de gestão de alojamento conectado permite uma gestão mais intuitiva num único
ecrã. Comparando com os quartos sem controlos inteligentes, um hotel de luxo pode consumir
menos 28% de energia por quarto numa taxa de ocupação de 80%. Quando o hóspede usa o
Green Mode no termostato, é possível obter uma poupança de energia adicional de 10%.
Os hotéis têm um papel importante no que diz respeito ao consumo de energia, e estão sempre
no top do ranking de consumo no setor da prestação de serviços. Uma explicação possível para o
elevado consumo de energia e práticas ineficientes de energia prende-se com o facto de os hotéis
geralmente darem prioridade ao conforto e à experiência do hóspede em detrimento de outros
aspetos. Mas é possível ir mais além do que pedir aos hóspedes para trocarem de toalhas com
menos frequência e usar dispensadores de produtos de higiene pessoal recarregáveis. O estudo
da Cundall mostra como a integração de sistemas de controlo nas principais estruturas (ar
condicionado, iluminação e energia) pode desempenhar um papel importante no alcance das
metas de redução de energia estabelecidas pela International Tourism Partnership e sem
descurar o conforto do hóspede.
O sistema Interact Hospitality da Signify tem um grande impacto na redução dos custos de
energia, já que controla a iluminação do quarto, o ar condicionado, as tomadas de energia e de
carregamento e as cortinas elétricas. Por exemplo, os hotéis podem otimizar o uso de energia em
quartos desocupados, ajustando os níveis de temperatura automaticamente e abrindo as cortinas
somente quando os hóspedes fizerem o check-in”, afirma Jella Segers, Global Lead for Hospitality
da Signify.
“Os pontos de ajuste de temperatura utilizados habitualmente pelos hotéis fazem muitas vezes
com que os hóspedes tenham muito frio ou muito calor devido às elevadas diferenças de
temperatura do interior para o exterior. Em colaboração com a Cundall, foram criados intervalos
de temperatura recomendados, afirma Segers. Compreender o intervalo de temperaturas que é
confortável para os hospedes resulta em mais opções de poupança de energia.
“Com base nas mudanças sazonais, o sistema Interact Hospitality fornece suporte para atualizar
automaticamente os intervalos de temperatura em todo o hotel, equilibrando o uso de energia
com o conforto do hóspede", afirmou Marcus Eckersley, Managing Director SEA da Cundall.
“Embora este estudo tenha apresentado soluções de poupança significativas para hotéis em
climas muito quentes do Sudoeste Asiático, Médio Oriente e África, prevemos poupanças
semelhantes em climas temperados, como Europa e América do Norte. Os gestores hoteleiros
podem esperar retornos favoráveis do investimento, em comparação com os quartos sem um
sistema de controlo inteligente”, acrescentou Eckersley.
Através da interface do programa de aplicações (API), o sistema Interact Hospitality comunica
com vários sistemas de IT de hotéis, desde o housekeeping à manutenção. Além de maximizar a
eficiência energética e cumprir as metas de sustentabilidade, também os níveis de produtividade
das equipas e a experiência dos hóspedes são melhoradas. As operações podem ser simplificadas,
e tempos de resposta mais rápidos, pois o Interact Hospitality oferece um ecrã intuitivo com
exibições em tempo real das solicitações dos hóspedes e do estado dos quartos.
Estudo completo pode ser descarregado aqui
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