Durante este mês de Fevereiro, os canais da Televisão Digital Terrestre (TDT), irão mudar de sintonia.
Esta mudança tem como objectivo a alteração da rede de emissores é essencial para o desenvolvimento da quinta geração móvel (5G), cujas licenças serão atribuídas em leilão.
A migração da TDT começa na zona sul do País, mais precisamente em Sines e irá estender-se a norte nos meses seguintes e acabará na Madeira e nos Açores.
"A alteração da rede de emissores da TDT a nível nacional vai começar já na próxima sexta-feira, dia 7, com o emissor de Sines, seguindo-se os emissores do Algarve, a partir de dia 10, e o processo continuará, do sul para o norte do país, concluindo-se no final de junho", refere o regulador.
O que afecta os Utilizadores?
O utilizador apenas necessita de mudar a sintonia dos canais na data que for anunciada para cada uma das regiões.
"As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem", prossegue a Anacom, apontando que quando o ecrã ficar negro bastará apenas "fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora".
Não é preciso mudar de equipamentos nem mexer nas antenas!
Serviço de apoio
A Anacom disponibilizou um call center, com o número 800 102 002, gratuito, que irá disponibilizar toda a informação para quem tenha de mudar os canais. Caso não consiga fazer a sintonia, pode pedir a deslocação de um técnico a casa.
Esse número estará disponível a partir das 9h até 22h.
Este deverá agendar a hora e estar devidamente identificado, para evitar fraudes.
Acordo com autarquias
A Anacom assinou um protocolo de cooperação com as câmaras municipais e com a Associação Nacional de Freguesias para apoiarem o regulador neste processo de transição. Além dos técnicos da Anacom, o poder local irá disponibilizar pessoal para ajudar a população a mudar a sintonia dos canais na altura devida.
Vamos estando atentos.
Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:
O que afecta os Utilizadores?
O utilizador apenas necessita de mudar a sintonia dos canais na data que for anunciada para cada uma das regiões.
"As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem", prossegue a Anacom, apontando que quando o ecrã ficar negro bastará apenas "fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora".
Não é preciso mudar de equipamentos nem mexer nas antenas!
Serviço de apoio
A Anacom disponibilizou um call center, com o número 800 102 002, gratuito, que irá disponibilizar toda a informação para quem tenha de mudar os canais. Caso não consiga fazer a sintonia, pode pedir a deslocação de um técnico a casa.
Esse número estará disponível a partir das 9h até 22h.
Este deverá agendar a hora e estar devidamente identificado, para evitar fraudes.
Acordo com autarquias
A Anacom assinou um protocolo de cooperação com as câmaras municipais e com a Associação Nacional de Freguesias para apoiarem o regulador neste processo de transição. Além dos técnicos da Anacom, o poder local irá disponibilizar pessoal para ajudar a população a mudar a sintonia dos canais na altura devida.
Vamos estando atentos.
Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:
- Página Facebook;
- Grupo de discussão Facebook;
- Grupo de Descontos e Promoções - Não percas os melhores Preços;
- Instagram;
- Telegram;
Post A Comment:
0 comments: