Deste exercício resultou um conjunto de oportunidades de melhorias que visam tornar os
processos mais ágeis
A Bizdirect, empresa tecnológica portuguesa do grupo Sonae
IM, foi selecionada pelo Grupo Almedina, grupo editorial, para redesenhar e otimizar os
processos do seu Departamento de Planeamento e Compras (DPC), nomeadamente:
Encomendas a Fornecedores, Tratamento de Pedidos de Cliente e Devoluções a Fornecedores,
com o objetivo de os tornar mais ágeis e eficientes.
Para dar resposta às necessidades do Grupo Almedina, a Bizdirect propôs-se a analisar as
atividades executadas pelas equipas do Departamento de Planeamento e Compras e, em
conjunto com os vários intervenientes no processo, identificar as oportunidades de melhoria
que permitissem alcançar o objetivo traçado.
O projeto desenvolvido seguiu a abordagem de Business Process Optimization da Bizdirect,
que se baseia nos princípios e ferramentas da filosofia Lean, reconhecidas mundialmente pelo
seu impacto na eficiência das operações. Esta materializa-se em sessões de mapeamento
visual das atividades, presença no terreno do dia-a-dia das equipas e a compreensão das suas
dinâmicas de gestão, resultando na enumeração de um conjunto de oportunidades e na
definição das respetivas soluções. Esta fase de apreciação terminou com a definição da visão
futura dos processos, e a compilação de um roadmap de transformação para alcançar um
aumento de performance simultaneamente ambicioso e sustentável.
Carolina Santiago, Edition and Production Director do Grupo Edições Almedina partilha que:
“Foi com uma metodologia simples e eficaz, e num ambiente descontraído, mas muito
profissional, que a Bizdirect contribuiu de forma fundamental para o redesenho dos
processos de compras, tornando-os mais eficientes. O Grupo Almedina acredita que é com
processos otimizados, desenhados com as pessoas e alinhados com o seu desígnio que vai
conseguir tornar-se numa melhor organização. Agradecemos todo o apoio, visão e
orientação que a Bizdirect, na pessoa do Paulo Azevedo, nos proporcionou durante esta
viagem.”
Desta forma, a equipa da Almedina conseguiu compreender quais as oportunidades de
melhoria existentes nos seus processos, que benefícios conseguirá retirar da sua
implementação e quais os passos para os atingir.
Paulo Azevedo, Business Process Optimization Lead da Bizdirect comenta que: “Para a
Bizdirect este é um caminho claro na transformação de qualquer organização que quer
continuar a ter um serviço de excelência - isto é, a transformação pelos processos,
envolvendo as pessoas. O Grupo Almedina partilha da mesma visão, e estamos assim muito
satisfeitos que o nosso know-how e experiência em desafios semelhantes, aliados a um
compromisso notável com a mudança da própria empresa, tenha contribuído para um
diagnóstico de alto sucesso, revelando oportunidades de melhoria muito interessantes.”
Post A Comment:
0 comments: