Para vocês verem que não estou a escrever em vão, vou mostrar situações práticas que têm acontecido comigo e com pessoas próximas.
Não quero com isto estar a dizer que deves comprar aqui ou ali. Estou a alertar, apenas para situações de atraso que têm realmente acontecido.
Vou descrevê-lo por loja.
Tomtop
Encomendei um pequeno rato no inicio de Março e ainda não chegou. Como é óbvio entrei em contacto e a resposta que me deram foi a seguinte:
Vão entrar em contacto com a transportadora e ver o que se passa. Espero mais 15 dias e se não chegar pedirei o reembolso.
Gearbest
Aqui encomendei 2 telemóveis no dia 17 de Março e também eles já estão atrasados, aqui também entrei em contacto com o serviço de Suporte e a resposta foi a seguinte, depois das mensagens automáticas.
Também aqui pediram para esperar, e deram-me um tempo de entrega inaceitável, que também vou esperar mais 15 dias por noticias se não avanço com o pedido de Reembolso.
Outra noticia de momento, é que a Gearbest, devido a estes atrasos e a problemas com as transportadoras Europeias, decidiu no momento abolir os Priority Line de forma a não receber mais queixas. Ora sem Priority Line, existe alfandega, por isso para encomendas superiores a 22€ tornou-se inviável.
Em encomendas feitas entretanto, estão a pedir aos clientes para mudar para o método DHL, que cobra taxas alfandegarias absurdas!!!
AliExpress
Aqui tinha lá umas pequenas coisas, que encomendei em Fevereiro. Como os vendedores não respondiam a própria Aliexpress tratou de me fazer o reembolso, isto porque tinha passado o prazo.
Outra coisa que está a acontecer é nos armazéns Europeus, principalmente nos Espanhol existem vendedores a tentar vender "gato por lebre", isto é, estão a dizer que vem de Espanha mas não vem, acaba por vir da China.
Aqui aconselho a ir ver o feedback dos outros compradores, se houver queixas que está a demorar muito, já sabes, passa à frente.
DHGate
Fiz a primeira compra para testar à 21 dias atrás, um pack de mascaras, porque dizia lá, entrega rápida em 7 a 12 dias, mesmo vindas da China.
A verdade é que já vão uns dias valentes e as máscaras ainda não chegaram.
Falei destas lojas porque foi a minha experiência pessoal, em relação a outras espero também o vosso feedback.
Atenção que não é regra já tive feedback de outros utilizadores, a dizerem que estão a receber encomendas normalmente.
Mas para já aconselho a comprarmos nos armazéns Europeus e a esperar mais um pouco até a situação voltar ao normal.
O que se estará a passar?
Sei que a culpa não é das lojas mas também não é nossa. A regra é reclamar onde compramos e a loja que reclame à transportadora que contrata ou às várias.
O que se está a passar é o seguinte: o produto passa por várias transportadoras antes de chegar ás nossas mãos.
As transportadoras que fazem o transporte da China ao destino intermédio estão a funcionar bem depois daí é que começam os problemas. Devido a muitos países estarem com estados de emergência activos ou medidas similares, faz com que estejam a trabalhar a meio gás, e por isso tanto o processo de desalfandegamento, como o processo de entrega está mais demorado.
Outro factor são os transportes aéreos e marítimos que também estão a funcionar com muitas limitações. Os voos e navios de carga também foram afectados.
Outro factor é o facto que as encomendas online têm subido exponencialmente o que tem provocado sobrecarga nas transportadoras. Mesmo internamente tem havido algum atraso mas é uma questão de dias e não meses.
Os produtos não desapareceram, tinha uma encomenda de um telemóvel que já tinha recebido um reembolso e passado 2 meses ele apareceu!
Alternativas
Tenho optado com sucesso, pelo mercado interno e pelos armazéns Europeus. entregas rápidas, tempos razoáveis e tem-se encontrado bons preços e também, as lojas têm tentado reforçar esses armazéns Europeus.
Gearbest:
- Links Armazéns Europeus: https://bit.ly/2yg5ySf
- Promoção Armazéns Europeus: http://bit.ly/2PnEm9H
- Máscaras em Armazéns Europeus: https://bit.ly/2yCtdMj
Geekbuying:
- Principais Armazéns Europeus: https://bit.ly/2YhCjZS
Bangood:
- Promoção Telemóveis Espanha: https://bit.ly/3cYYEPZ
A Banggood não tem método de filtragem, nem links diretos, mas tem um método que permite chegar lá na mesma.
Passo a explicar:
Na caixa de pesquisa procuras por exemplo por Xiaomi (podes seguir este link aqui):
De seguida no Filtro, escolhes ES Warehouse e é-te listado os produtos em armazém Espanhol, podes fazer este método com pesquisa de outras marcas.
Tomtop
- Principais Armazéns Europeus: https://bit.ly/3bRk01t
Aliexpress
O Aliexpress não tem links diretos para os seus armazéns Europeus, mas tem método de filtragem.
Quando pesquisas por um produto, podes definir de que país queres que seja expedido. Onde diz Local de Envio, escolhes por exemplo Espanha e ele filtra os produtos aí existentes.
Vantagens de comprar num armazém Europeu
Aqui deves também ter em atenção o feedback dos outros compradores para ver os produtos estão a vir ou não realmente de Espanha.
Amazon Espanha
É sempre um sitio excelente para se comprar e com uma excelente protecção ao consumidor.
Link: https://amzn.to/3f3CD4r
Post A Comment:
0 comments: