Colocam-se agora algumas questões:
- Depois disto acabar, as empresas vão continuar a apostar no teletrabalho?
- É mais vantajoso para as empresas?
- É mais vantajoso para o meio ambiente?
- Reduziria o trafico nas grandes cidades?
Cada vez mais e mais organizações confiam numa infraestrutura tecnológica mundial para operarem normalmente – a Internet. Existem cada vez mais canais de comunicação com mais qualidade que possibilitam reuniões e formas de trabalho como tivéssemos lado a lado.
Soluções como Teams, Webex, Zoom, Hangouts e afins são hoje soluções muito credíveis que permitem montar salas digitais para reuniões, partilha de documentos, de ecrãs entre muitas outras funcionalidades.
Depois desta experiência pandémica muitas empresas e colaboradores vão habituar-se a tomar decisões através de videochat ou vídeo conferencia e isso pode mudar muito a forma como se trabalha hoje.
As ligações de internet são cada vez melhores e vem aí o 5G com a maior disponibilidade destes equipamentos do lado do consumidor, estas vantagens vão ser valorizadas porque elevam o nível de colaboração e produtividade entre profissionais.
Outros aspectos a ajudar é a Realidade virtual. Já existem muitos congressos e Workshops a surgir em plataformas de Realidade Virtual.
Aulas também já podem ser dadas através de Salas de Formação Digitais como o Launch People ou Google Classroom todos podem aprender e ensinar estas competências em tempo real, num contexto de formação ou de ensino.
Até mesmo em equipamento industrial já é possível prestar assistência remota com ferramentas como o Teamviewer ou o Dynamics 365 Remote Assist que permitem que um técnico especialista consiga prestar suporte a um técnico local sem deslocação, conseguindo ver à distância tudo o que este está a visualizar através das câmaras de um par de smartglasses, smartphone ou tablet.
Este processo de mudança foi acelerado pela pandemia, pelas tecnologias e pelas necessidades de cada actividade económica e isto vai causar adaptação a estes sistemas, em que muitos deles vêm para ficar e podem trazer vantagens.
Vantagens como:
- Evitar filas de transito;
- Diminuição da poluição;
- Poupança de combustível para colaboradores e empresas;
- Diminuição do absentismo;
- Diminuição do Stress;
- Diminuição de custos de manutenção para as empresas;
- Aumento do tempo útil dos colaboradores;
- Poupança de rendas em escritórios;
Mas também pode trazer algumas desvantagens:
- Existe sempre necessidade de reuniões presenciais;
- Colaboradores têm que ter disciplina no Teletrabalho, o que nem todos o têm;
- Gasto em plataformas de comunicação;
- Internet lentas não compatíveis;
- Empresas sem processo de transformação Digital implementado;
O teletrabalho tem que ser bem avaliado pelas empresas e colaboradores, mas a verdade é que este processo do Covid-19 pode ter acelarado e muito estas forma de trabalho que já existia, mas não em tão grande escala.
O que preferes? Trabalhar em casa ou no escritório?
Post A Comment:
0 comments: