As empresas de carácter tecnológico já estavam preparadas para esta situação mas outras empresas de serviços nem por isso e por isso enfrentam alguns desafios.
Existem muitas empresas que não necessitam de uma estrutura complexa, apenas de um acesso ao email e um telemóvel para resolver alguns assuntos, mas noutras é preciso algo mais. É preciso uma estrutura bem delineada, com um acesso remoto aos servidores da empresa para aceder às demais ferramentas de trabalho.
Quais são os sectores que neste momento utilizam ou podem teletrabalho?
Bem basicamente todos, excepto distribuição alimentar e Produções.
Empresas de serviços, escolas, e alguns ramos do sector publico podem muito bem funcionar em teletrabalho.
Os requisitos mínimos para Teletrabalho
Este é o mínimo que as organizações devem ter:
- Um computador ou Portátil razoável ou bom, para não ter que andar sempre em reparações;
- Uma boa ligação à Internet;
- Aplicações de conferência e de mensagens;
- Se possível, um espaço de trabalho dedicado;
- Auto-motivação e disciplina;
- Rotina;
Desafios que vão enfrentar
Segurança: Em casa existe outras vulnerabilidades que não existem na empresa. Deve haver politicas rigorosas de passwords, boas praticas de navegação, fazer sempre logout quando não está a utilizar, família não deve utilizar o computador de trabalho e dvem garantir que antivírus e sistemas operativos estejam actualizados.
Acesso à rede e sistemas da empresa: Quais os funcionários que precisam mesmo de aceder à rede interna da empresa? Impõe política de segurança endpoint para antimalware, firewalls, etc. Caso possível, use máquinas virtuais para garantir um ambiente controlado e limitar a exposição externa à rede da empresa.
Ferramentas colaborativas: Sistemas de Vídeo Conferencia e sistemas de mensagens de grupo para que os funcionários possam comunicar entre si. Existe também ferramentas de equipa como TEAMS da Microsoft ou Slack que podem ajudar e muito.
Formação: Dotar os colaboradores de formação para saber lidar com as diferentes ferramentas e questões do teletrabalho é estar um passo à frente!
Apoio: Nem todos os colaboradores estão preparados para dar o salto para o teletrabalho e podem necessitar de suporte para se conseguirem adaptar. Os colaboradores remotos precisam de protocolos claros de comunicação para suporte de TI e gestão de crises, caso detectem alguma irregularidade.
Manutenção e Suporte
É preciso ter isto sempre em conta para tudo correr bem. É preciso definir regras e outros factores tais como:
- Ter as equipas a comunicar pelo menos uma vez por dia;
- Calendarizar actividades e projectos;
- Implementar procedimentos de descrição de tarefas;
- Fornecer material informático ergonómico;
- Distribuir informação de contacto do apoio técnico;
- Promover a socialização virtual;
O mundo está a precisar cada vez mais de teletrabalho, mas é preciso estar preparado para ele.
E tu estás em teletrabalho?
Post A Comment:
0 comments: