Prevenir pode ser o melhor remédio e por isso existem algumas formas de prevenção que podem ajudar e muito.
Lavar as mãos frequentemente
Deve-se lavar com água e sabão ou usar uma solução à base de álcool, várias vezes ao dia e sempre que nos assoarmos, espirrarmos, tossirmos ou após contacto directo com pessoas doentes.
Bastam 20 segundos para lavar as mãos correctamente. A lavagem das mãos é a medida mais efetiva para prevenir a infecção por SARS-CoV-2.
Uso de mascara em locais públicos
O uso de máscara para protecção individual é obrigatório na entrada de locais públicos e estabelecimentos comerciais, para suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, para pessoas que prestem cuidados a suspeitos de terem COVID-19 e transportes públicos.
Mas o mau uso de máscara cirúrgica pode conferir uma falsa sensação de segurança, pelo que há uma série de cuidados que, segundo a Direção-Geral da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, deve ter. A máscara mal colocada e mal retirada não funciona.
A máscara pode ainda levar à acumulação de vírus se usada muitas horas.
O contacto das mãos com a máscara contaminada leva à propagação da doença. As pessoas que possam estar infectadas devem sempre colocar uma máscara.
Evitar socializar
O tempo, apetece, a saudade aperta, mas enquanto a pandemia não for irradiada nada pode ser como antes e devemos ter muitos cuidados. O número de assintomáticos (pessoas sem sintomas mas infectadas) é muito grande e ainda por cima é impossível de prever.
Devemos para já evitar grandes encontros, grande s jantares, etc. É só mais um bocadinho!
Proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Nunca uses as mãos para o fazer nas alturas em que não está a usar máscara, pois elas são um dos principais veículos de transmissão da doença.
Usa, antes, um lenço de papel ou o antebraço. Se for um lenço é deitar fora imediatamente.
Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos
A COVID-19, como já foi amplamente divulgado, transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando falamos, tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, o nariz e/ou os olhos de quem estiver mais próximo.
Essas gotículas também podem depositar-se nos objetos ou nas superfícies que rodeiam a pessoa infectada e depois infectar outras pessoas que, depois de tocarem nestes objectos ou nessas superfícies, levem as mãos aos olhos, nariz ou boca.
Apesar de a OMS ter vindo dizer que não há evidência de contagio por contacto em objectos, mais vale prevenir do que remediar.
Seguir as informações das fontes oficiais
O número de informações falsas é enorme e o pânico que isso provoca é avassalador. Recomendamos a seguir as informações da Direção-Geral da Saúde.
Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:
- Página Facebook;
- Grupo de discussão Facebook;
- Grupo de Descontos e Promoções - Não percas os melhores Preços;
- Instagram;
- Telegram;
- Peoople;
Post A Comment:
0 comments: