Mas antes de explicar isso, vamos primeiro rever o conceito.
O que é IPTV?
Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.
A IPTV é mais prática para todos os utilizadores e necessita de metade do material para funcionar. Apenas precisas de uma boa NET e um aparelho para ver TV (Box ou Smartv).
Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte do conteúdo, o IP (internet protocol).
Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receberes o sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da tua operadora de TV, recebes via internet.
Como funciona a IPTV?
Como explicamos em cima, este serviço apenas exige uma Box, que pode ser ela Android, Linux ou outro Tipo, que transforma o sinal recebido através da internet de modo a ser visualizado nas nossas Televisões.
IPTV (Internet Protocol Television) é uma maneira relativamente nova de ver canais de TV pela Internet. Muito simples de explicar: em vez de usar uma antena, um satélite ou um cabo de fibra óptica para receber sinais e ver TV, esses mesmos canais, sejam digitais terrestres ou satélites, são transmitidos quase simultaneamente em streaming ao vivo ou não através de protocolos diferentes dos que estamos acostumados a ver na web.
Na televisão normal, o sinal é enviado através de ondas de rádio para a tua antena ou do satélite para a antena parabólica. A mesma antena converte o sinal recebido em um sinal eléctrico e envia-o ao descodificador (integrado à TV ou externo) que o descodifica em sons e imagens.
A IPTV, no entanto, permite a transmissão de canais de televisão pela Internet e pode ter dois tipos: ao vivo ou por gravação, que estão depositados num espaço da web para serem reproduzidos pelo utilizador, como Netflix.
Um exemplo de IPTV ao vivo é apor exemplo quando tens as aplicações das operadoras, como MEO GO, Vodafone TV e vês TV através destas.
Um exemplo de IPTV gravado é usar as plataformas de streaming como Netflix, HBO, Amazon Prime Video, etc, onde acedes a conteúdos gravados nos servidores dessas plataformas.
O bom funcionamento do serviço IPTV é baseado em dois fundamentos. Banda larga ou a velocidade da tua internet disponível, normalmente precisas de uma boa velocidade para conseguires ver TV sem o serviço parar.
Segundo dizem alguns blogs especialistas nesta área, as velocidades recomendadas para ver canais de IPTV são:
- 0,5 Mbps: velocidade mínima para ver canais com 360p, ou seja, muito má qualidade;
- 1,5 Mbps: velocidade mínima recomendada;
- 3 Mbps: aqui já é possível ver canais com qualidade de DVD;
- 5 Mbps: velocidade correta para quem quer ver canais em alta definição (720p);
- 12 Mbps: Ideal para quem deseja ver os canais em Full HD (ou 1080p).
- 25 Mbps: Ideal para quem deseja ver canais em UHD (4K) (2160p).
A segunda coisa fundamental é a transmissão de áudio e vídeo. Na verdade, o streaming permite que visualizes o conteúdo fazendo download directamente para o dispositivo na forma de arquivos temporários que serão excluídos à medida que vais vendo ou no fim.
Resumindo em poucas palavras, é uma forma de ver televisão que não chega às residências através de uma antena, antena parabólica ou cabo, mas é oferecida em streaming, ou seja, pela Internet.
Isto é um forma resumida de explicar, podia aqui indicar os protocolos, etc mas acho que não necessa´rio para perceber como funciona o conceito IPTV.
ITO - NET Things: Top Melhores 10 Android Boxes TV 2020
As Boxs Android estão cada vez mais na moda e são super úteis para transformarmos a nossa TV num aparelho super inteligente. Netflix, HBO, Amazon Prime Video, Youtube, Kodi, Plex são apenas algumas aplicações que podes instalar e desfrutar de umas boas horas de entretenimento.
Post A Comment:
0 comments: