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Governo Metropolitano de Tóquio testa postes de iluminação inteligentes equipados com antenas 5G em cooperação com a Sumitomo Corporation e a NEC

Governo Metropolitano de Tóquio testa postes de iluminação inteligentes equipados com antenas 5G em cooperação com a Sumitomo Corporation e a NEC
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A Sumitomo Corporation (sede social: Chiyoda-ku, Tóquio; diretor representativo, presidente e diretor executivo principal: Masayuki Hyodo) estabeleceu um acordo com o Governo Metropolitano de Tóquio para a instalação preliminar/teste e verificação de postes de iluminação inteligentes pretendidos pelo governo. Em conjunto com a NEC Corporation (Sede Central: Minato-ku, Tóquio; Presidente e Diretor Executivo: Takashi Niino; a seguir designada "NEC"), a Sumitomo Corporation tenciona instalar dois tipos de postes inteligentes na zona Nishi-shinjuku de Tóquio, até ao final de junho de 2020.

Governo Metropolitano de Tóquio testa postes de iluminação inteligentes equipados com antenas 5G em cooperação com a Sumitomo Corporation e a NEC

No documento "Estratégia Básica de Autoestrada de Dados de TÓQUIO", elaborado em agosto de 2019, o Governo Metropolitano de Tóquio apela à construção de uma rede de Internet móvel de ultra alta velocidade na cidade. Como parte desse esforço, o Governo está a procurar instalar, numa fase precoce, postes inteligentes na área de Nishi-shinjuku, uma zona de melhoria prioritária. Os postes inteligentes são equipamentos multifuncionais apetrechados com estações base de comunicação móvel, Wi-Fi, iluminação pública, sinalização, etc., e é esperado que sirvam de infraestrutura útil para o fornecimento de novos serviços comunitários.

Em parceria com o Governo Metropolitano de Tóquio, a Sumitomo Corporation e a NEC vão instalar dois tipos de postes inteligentes na área de Nishi-shinjuku até ao final de junho de 2020, de modo a poder verificar a sua utilidade, tanto em circunstâncias normais como de emergência. Mais especificamente, as duas empresas preveem instalar dois modelos da "iluminação pública inteligente" da NEC (Nota 1) equipados com funções como sinalização digital (Nota 2) e câmaras de análise do fluxo de tráfego pedonal (Nota 3); um modelo será equipado com um sistema de antena partilhada de 5G para utilização conjunta por vários operadores de telecomunicações, enquanto o outro, um modelo de partilha de local, será equipado com estações base 5G para vários operadores de telecomunicações. Com o objetivo de levar os sistemas de antenas partilhadas 5G para uma utilização em larga escala até março de 2021, serão feitos esforços para alargar estes sistemas a toda a cidade e ajudar a desenvolver serviços para os residentes/visitantes de Tóquio através da construção de infraestruturas eficientes, acumulando conhecimentos sobre a instalação e o funcionamento destes postes inteligentes.

A Sumitomo Corporation está a desenvolver uma série de iniciativas de informação e telecomunicações, estando envolvida no negócio da televisão por cabo no Japão e a investir em negócios de telecomunicações e de torres de telecomunicações no estrangeiro. No sector 5G, a empresa participou em projetos de verificação de estações base 5G em conjunto com a Tokyu Corporation, a Osaka Metro Co., Ltd. e a Minato Ward de Tóquio. Para além de fazer avançar a "Estratégia Básica de Autoestrada de Dados de TÓQUIO" através do acordo agora anunciado, a Sumitomo Corporation irá, no futuro, colaborar com empresas, governos locais e outros para criar negócios relacionados com o 5G.

A NEC posicionou o negócio de segurança pública como um motor para o seu crescimento global, e este projeto de teste irá acelerar e melhorar o desenvolvimento de soluções e serviços no âmbito do "NEC Safer Cities" (Nota 4), ao mesmo tempo que contribui para criar ruas mais seguras e protegidas.

(Nota 1) "Iluminação de rua inteligente" da NEC

(Nota 2) Sinalética digital
Um sistema que utiliza LEDs, ecrãs de cristais líquidos e outros meios eletrónicos para divulgar informação 

(Nota 3) Câmaras de análise do fluxo de tráfego de peões
Estas câmaras fazem parte de um mecanismo concebido para estimar o género, a idade, a direção do movimento e o número de peões a partir das filmagens das câmaras. Tendo em conta a privacidade, os dados avaliados são guardados apenas como informação estatística; não é guardada qualquer informação que possa ser utilizada para identificar peões de forma individualizada.

(Nota 4) NEC Safer Cities
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