- Da Andaluzia ao Círculo Polar Ártico: acesso a uma das maiores redes pan-europeias de carregamento
- Pacote com tudo incluído: mais de 150.000 pontos de carregamento numa única aplicação
- Rede em constante crescimento: 200.000 pontos de carregamento até ao final de 2020
- Os serviços relacionados no local oferecem mais do que simplesmente recarregar a bateria
Carregamento sem complicações. Em poucas palavras, não há nada que os condutores de carros elétricos mais desejem. Encontrar rapidamente um ponto de carregamento disponível, poder aceder sem o incómodo de pedidos autorização e senhas, pagar pela eletricidade sem problemas e fazer um bom uso do tempo necessário para recarregar é aquilo que estes condutores procuram. No entanto, a realidade é diferente: os condutores de carros elétricos têm em média seis aplicações de carregamento nos seus smartphones, e precisam de fazer alguns malabarismos com cerca de cinco cartões de acesso aos pontos de carregamento ((fontes: UScale, NewMotion). Além disso, os preços nos pontos de recarga podem variar bastante, e os utilizadores desesperam com a indefinição dos preços da eletricidade automóvel e com a ampla variedade de métodos de pagamento. A Bosch estabeleceu o objetivo de acabar com essa confusão nos pontos de carregamento, para isso a empresa está a desenvolver serviços de recarga que permitem a estes condutores ter acesso a uma das maiores redes pan-europeias. Neste momento, estes utilizadores podem usar os seus smartphones para encontrar mais de 150.000 pontos de carga em 16 países europeus. Para isso, são apenas necessários alguns cliques para fazer o registo, recarregar e pagar - incluindo transparência de custos. “Com nossos serviços de recarga, estamos a desenvolver uma chave universal para uma das maiores redes pan-europeias de pontos de carregamento. Ao fazer isto, estamos a tornar a eletromobilidade ainda mais viável”, explica Elmar Pritsch, presidente da divisão Connected Mobility Solutions da Robert Bosch GmbH.
Encontrar pontos de carregamento através da app
Uma rede coesa de pontos de carga é considerada um fator crucial na decisão de comprar um carro elétrico. A associação energética BDEW estima o número de pontos de carga pública e semipúblico em toda a Alemanha em 27.730 (número no final de março de 2020). Por mais respeitável que este número seja, os cartões de acesso para carregamento de quase 200 fornecedores e operadoras funcionam, habitualmente, apenas em determinados pontos. Paralelamente a isso, existe uma amálgama de termos e condições, tipos de plug e classificações de ponto de carregamento. Atualmente, a rede de recarga da Bosch na Europa conta com mais de 150.000 pontos de carregamento, aos quais os condutores podem aceder a partir de uma plataforma central de aplicações. A empresa construiu a rede definindo contratos com as operadoras e usando métodos como o roaming para conectar os pontos de carga. Como resultado, mais de 27.500 pontos de carga na Alemanha fazem agora parte desta rede. Para os condutores de carros elétricos, isso significa que podem usar a app da Bosch, “Charge My EV”, ou de fornecedores afiliados, como a “Clever Laden”, para encontrar pontos de carregamento vagos 24 horas por dia - seja nas redondezas de onde se encontram ou mesmo quando estiverem em viagem. Além disso, a rede de recarga da Bosch está em constante crescimento: até o final de 2020, espera-se incluir cerca de 200.000 pontos de recarga em toda a Europa.
Menos problemas ao recarregar
Em maio, somente na Alemanha, existiam cerca de 288 tarifas de eletricidade para automóveis (fonte: EuPD Research, maio de 2020). Para os motoristas, o resultado final dessas opções quase infinitas é um emaranhado tarifário – ainda mais agora que muitos fornecedores estão a alterar de tarifas fixas para faturação por quilowatt-hora. A Bosch encarregou-se de comparar essas tarifas para ajudar os condutores e fornece uma descrição clara daquilo que terão de pagar em pontos de carregamento individuais e quais os termos e condições que se aplicam. Surpresas desagradáveis quando o custo final é revelado passam agora a ser coisas do passado. A empresa pretende também acabar com a infinidade de cartões de acesso de carregamentos. Quase um em cada dois (45%) de todos os condutores de carros elétricos utilizam de dois a quatro cartões diferentes para aceder a pontos de carregamento, sendo que 15% usam pelo menos cinco cartões (fonte: NewMotion). Pelo contrário, para usar os serviços de carregamento da Bosch, basta uma conexão única na app para smartphone. Isto significa que é finalmente possível que os motoristas recarreguem onde e quando quiserem, sem o inconveniente de terem que se registar primeiro num ponto de carga que nunca tinham utilizado anteriormente. “O processo de carregamento deve ser simples e cómodo para todos. Os serviços de recarga inteligente da Bosch são cruciais para alcançar uma ampla aceitação da eletromobilidade”, afirma Pritsch. A solução da Bosch simplifica também o pagamento: a app paga utilizando os detalhes do cartão de crédito adicionados e fornece aos utilizadores uma declaração mensal dos custos de recarga.
Carregamento com uma diferença
“No futuro, recarregar será mais do que apenas abastecer com eletricidade. A chave para nós aqui é uma nova personalização de todo o processo de carregamento”, diz Pritsch. Na procura por um carregamento prático e cómodo, a empresa está a desenvolver uma solução integrada de navegação e recarga, na qual o infotainment e o motor de força elétrico andam de mãos dadas. Isso permitirá às construtoras e operadores de frotas elétricas destacarem-se da concorrência, oferecendo uma nova experiência ao utilizador com um alívio no processo de recarga. O carregamento de conveniência mantém os condutores e os veículos elétricos constantemente atualizados sobre o alcance restante da bateria e onde as podem recarregar. Se o ponto de carga planeado originalmente estiver ocupado, uma nova paragem de recarga é reagendada automaticamente e o sistema de navegação reprogramado. Além disso, as rotas recomendadas e pontos de carregamento são adaptados às preferências pessoais dos condutores. Estas preferências podem, por exemplo, incluir a opção de recarga especialmente rápida ou económica. Os condutores podem também instruir o sistema a procurar pontos de carregamento próximos a restaurantes ou com wi-fi gratuito. O carregamento por conveniência permitirá que os condutores façam melhor uso do tempo de recarga, podendo, por exemplo, receber compras diretamente no ponto de carga, e resgatar cupons e vouchers em restaurantes e centros comerciais adjacentes. Um outro ponto positivo é que a solução de navegação e recarga nunca deixará de melhorar, graças ao machine learning. Como resultado, recomendações e serviços personalizados serão aprimorados a cada paragem para carregamento, tudo isto contribuirá para que este processo deixe de ser uma tarefa árdua.
Carregamento simples – também para frotas e empresas
As soluções da Bosch para recarregar carros elétricos também funcionam no background dos localizadores de carregamento fornecidos pelas construtoras, operadores de frota e fornecedores de serviços de mobilidade. Estes usam uma solução de marca branca para integrar a rede de recarga em aplicações próprias ou diretamente nos sistemas de infotainment dos seus veículos. As informações contidas na rede podem ser complementadas pelos pontos de carregamento locais de uma empresa, onde funcionários ou clientes podem recarregar os seus veículos. Neste caso, a Bosch trata da incorporação de pontos de carregamento, gestão de parceiros e cobrança, disponibilizando ainda a infraestrutura de TI necessária.
Post A Comment:
0 comments: