A bateria do telemóvel é aquilo que nunca nos pode faltar e passamos a vida a carregá-la. Mas cometemos erros e esses erros podem causar acidentes ou danificar o telemóvel.
Vamos então ver a lista de alguns erros que cometemos.
Deixar o carregador na tomada
Deixar o carregador na tomada mesmo sem o aparelho consome electricidade. Mas o problema não está apenas no aumento da conta de luz. Ao fazer isso, o transformador liberta calor, o que pode causar um incêndio. Se o ambiente estiver húmido demais, pode causar um curto-circuito.
Se andares a aspirar (já me aconteceu) ou passares podes bater no carregador e partir este e a tomada.
O telemóvel já está carregado, retira o carregador da tomada.
Carregar a bateria até aos 100% ou Deixar ir até 0%
Ao carregares a bateria do teu telemóvel até aos 100% diminuis a vida
útil desta.
Quando a bateria está dos 0%, consome uma corrente constante, e começa a operar a uma voltagem mais baixa. À medida que o telemóvel é carregado, a voltagem começa a subir, até estabilizar por volta dos 70%.
Em paralelo, funcionar a baixas voltagens é excelente para a bateria, aumentando o número de ciclos de carregamento disponíveis, antes de começar a notar um decréscimo na capacidade.
Cada 0.1 de decréscimo na voltagem, duplica o ciclo de vida, de acordo com o site Battery University.
Deves o teu telemóvel entre os 20-80% porque mantens a voltagem baixa e aumentas o tempo de vida da bateria.
Deixar o telemóvel a carregar durante toda a noite
Ao deixar o celular o telemóvel a carregar durante toda a noite, não só estamos a dar cabo da bateria como foi explicado em cima mas também vais gastar mais energia.
Outro motivo para nunca deixar o telemóvel a carregar durante a noite é evitar o aquecimento excessivo.
Usar o telemóvel enquanto está a carregar
Usar o telemóvel durante o processo de carga é obrigar a bateria a fazer duas coisas ao mesmo tempo, o que pode danificá-la.
Se alguém te ligar, tira o telemóvel da tomada, atende e volta a carregá-lo quando terminar.
Carregar o telemóvel com a capa
Um dos principais inimigos da bateria é o calor. Ao deixar a capa na hora de carregar, o calor fica retido, principal,ente nas capas de silicone ou plástico e acaba por aquecer também os componentes internos do aparelho.
Antes de carregar o teu telemóvel, remova a capa e deixe o teu telemóvel respirar.
Usar carregadores genéricos e baratos
Cada telemóvel possui o seu carregador e ele não devemos inventar em relação a isso. "Esqueci-me do carregador, vou ali ao chinês do lado buscar um baratuxo".
Ao fazeres isso, a carga pode ser maior ou menor do que a recomendada, o que pode levar ao aquecimento do aparelho ou a um processo muito lento de carregamento.
O melhor carregador para o teu telemóvel é o que vem na caixa. Se comprares outro, compra de preferência da mesma marca e de acordo com as especificações do teu telemóvel.
Usar aplicações de poupança de bateria desconhecidas
Aplicações gratuitas podem ser úteis para medir o desempenho da bateria ou para ajudar a poupar nesta, mas é importante ter cuidado com as aplicações que instalamos.
Muitas delas fazem-te gastar ainda mais bateria, sobrecarregam-ta e estragam mais do que compõem.
Certifica-te sempre se a aplicação é fidedigna.
Carregar o telemóvel no computador
Com frequência, principalmente no local de trabalho, as pessoas usam os computadores para carregar o telemóvel, mas o processo é mais demorado e não é possível activar a opção de carregamento rápida.
Para carregar com segurança e mais rapidamente, usa sempre a tomada.
Posso-vos dizer que cometo quase todos os erros....
Post A Comment:
0 comments: