A importante empresa de vendas e serviços de caixas de multibanco ATM Diebold Nixdorf está a avisar que os ladrões descobriram uma nova forma de fazer com que as caixas “cuspam” todo o dinheiro que têm.
Segundo o Ars Technica, o ataque, chamado “Jackpot”, envolve ligar dispositivos não autorizados chamados “caixas pretas” para abrir interfaces de programação dentro do software da máquina ATM e emitir comandos, forçando-a a “cuspir” todo o dinheiro que têm no seu interior.
O ataque é feito de duas formas. A primeira envolve que tenham que partir partes da caixa para aceder a uma entrada USB.
A segunda parte envolve algoritmos que forçam a máquina a deitar o dinheiro todo cá para fora.
O novo esquema está a acontecer pelo mundo fora mas principalmente em alguns países europeus e parece afectar amplamente um tipo comum de caixa multibanco.
Até ver não há indicação que os hackers roubem dados bancários, basicamente estão a modificar o sistema existente e não a aceder a dados dos utilizadores.
Em outubro do ano passado, foram noticiados os primeiros casos de um vírus informático que estava a ser utilizado para entrar em caixas multibanco e fazê-las ejectar todo o seu dinheiro na Alemanha.
O uso deste método começou em 2017, onde ladrões conseguiram roubar mais de um milhão de euros de várias caixas de multibanco do país.
Post A Comment:
0 comments: