Total Pageviews

19,420,197

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Irá uma VPN proteger-te numa WiFi pública?

Uma VPN é considerada uma ferramenta primária para segurança numa Wi-Fi pública
Share it:
Uma VPN é considerada uma ferramenta primária para segurança numa Wi-Fi pública. 

Irá uma VPN proteger-te numa WiFi pública?

As redes wi-fi públicas geralmente têm configurações de segurança fracas e há quatro explorações mais populares contra as quais uma VPN pode proteger:

Homem no ataque do meio (Man in the middle attack)

É quando um cibercriminoso tenta interceptar a comunicação on-line numa rede insegura. Se for bem-sucedido, ele poderá obter dados confidenciais, modificar a comunicação sem o conhecimento das partes envolvidas ou até redireccionar o utilizador para um site mal-intencionado.


A VPN evita isso porque toda a comunicação é encriptada entre o fluxo de dados do dispositivo até aos servidores, e o homem no meio não pode desencriptar.

Fake Wireless

Um ponto de acesso sem fio falso pode ser configurado na esperança de que as pessoas se conectem a ele.

Um utilizador normal facilmente se conecta a um desses pontos e a partir daí pode dar-se o roubo de dados ou até mesmo ser alvo de um ataque ao seu dispositivo.


Mesmo que o proprietário falso do ponto de acesso sem fio possa monitorizar as actividades na rede, se usares uma VPN, devido ao tráfego ser todo encriptado, o criminoso não consegue roubar os teus dados pessoais.

Roubo de dados ou detecção de pacotes

É mais comum do que se possa pensar. Muitos ataques dão-se em aeroportos, estações de comboio e outros locais públicos.

Normalmente os cybercriminosos usam essas redes wifi para roubar dados e injectar malware.

Com uma VPN e como já referimos acima, ele não consegue ver nada a não ser código encriptado e como não consegue desencriptar não consegue roubar ou ver o que andas a fazer!

Malware

O malware pode ser espalhado numa rede insegura com resultados perigosos, roubo de dados, corrupção de dados e até causar mau funcionamento no dispositivo infectado.

Quando se trata de malware, uma VPN não deve ser considerada a primeira linha de defesa, isso é um trabalho para um antivírus.

No entanto, algumas VPNs desenvolveram recursos de segurança cibernética que protegem contra alguns malwares, desactivam espiões e bloqueiam anúncios maliciosos.

Além disso, uma VPN confiável redirecciona o fluxo de dados para os seus servidores seguros. E se for uma boa VPN, eles não mantêm nenhum registo, contribuindo para a protecção da privacidade em redes Wi-Fi públicas.

Já sabes.

Usa VPN numa rede publica sempre que puderes!

Vê ainda:

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments:

Also Read

Schneider Electric novamente reconhecida como Líder de Sustentabilidade no ranking ‘Sustainable Ecosystems Leadership Matrix’ da Canalys

Schneider Electric novamente reconhecida como Líder de Sustentabilidade no ranking ‘Sustainable Ecosystems Leadership Ma