A memória de acesso aleatório (mais conhecida como RAM) é uma parte essencial de computadores, consolas de jogos, smartphones, servidores e praticamente qualquer parte da tecnologia computadorizada.
Este hardware actua como uma espécie de intermediário entre a CPU do teu dispositivo e os dados armazenados no disco rígido, de modo a que quando acedes a esses dados, executas programas e assim por diante, a RAM atende aos teus pedidos.
Mas há muito mais a saber sobre RAM, desde as diferentes gerações de DDR até a questão de quanto realmente precisas.
O que é realmente a RAM?
Todos os teus documentos, vídeos, jogos e programas são armazenados no disco rígido ou no SSD, a memória de longo prazo do teu computador, onde as coisas residem permanentemente até que as elimines.
Quando abres um programa ou inicializas o computador, os dados passam temporariamente do disco rígido para a RAM, que mantém os dados para a CPU (ou processador) processar.
Os dados processados retornam à RAM, onde ficam até fechares o programa ou o teu PC.
A RAM é um local de armazenamento temporário e 'volátil' para os teus dados, quando e como precisares, como uma bancada de trabalho para o teu PC.
Quanto mais RAM tiveres, maior será a bancada. Quando desligas o PC, tudo no ambiente de trabalho é limpo.
O que conhecemos como RAM é na verdade chamado DRAM (Dynamic Random Access Memory). Existem outros tipos de RAM, como o VRAM, que desempenha uma função equivalente nas placas gráficas, mas esse não é o nosso foco.
Teoricamente, um computador poderia realmente funcionar sem RAM, mas seria muito mais lento porque a CPU precisaria de ler directamente do disco rígido (até mesmo um SSD NVMe moderno tem um tempo de resposta muito mais lento que a RAM DDR4).
Actualmente, no entanto, o BIOS da placa-mãe também utiliza a RAM, o que significa que o sistema operativo não será iniciado sem ela.
DDR e frequência
Ao comprar RAM, os principais recursos que verás após o tamanho da RAM (8 GB, 16 GB e assim por diante) são DDR e uma frequência mostrada em MHz.
DDR significa Double Data Rate e é a forma padrão de RAM há décadas. A maioria das placas-mãe que comprarias hoje usa RAM DDR4. Se possuis uma placa-mãe um pouco mais antiga com memória RAM DDR3, precisas de actualizar a placa-mãe se quiseres RAM DDR4.
A DDR4 foi lançada em 2014 e é mais moderno e avançado que o DDR3, que apareceu pela primeira vez em 2007. A RAM DDR4 possui uma frequência base mais alta de 2133MHz, além de uma largura de banda de pico mais alta.
A DDR4 também funciona com uma voltagem mais baixa, o que significa que preserva melhor a vida da bateria em dispositivos como laptops e telemóveis.
Em termos de desempenho, é a frequência e a largura de banda que fazem mais diferença do que o número DDR real, mas como o DDR4 tem mais capacidade para ambos, é melhor comprar isso em geral.
No entanto, se possuis, digamos, 16 GB de RAM DDR3 2133MHz, ele será executado na mesma velocidade que 16 GB DDR 4 2133MHz RAM.
Se desejas obter RAM de frequência mais alta para ver qualquer diferença de desempenho e, mesmo assim, pode ser subtil.
Novamente, é vital lembrar que, se sua RAM é DDR3, não podes trocá-la por uma nova e brilhante RAM DDR4, precisarás de obter uma placa-mãe compatível com DDR4.
Se, no entanto, estiveres a construir um PC novo ou estiveres a pensar trocar para um processador mais moderno (que também pode exigir uma nova placa-mãe), faz sentido obteres RAM DDR4.
A RAM DDR5 também já está aí, trazendo frequências ainda maiores e melhorias ocultas, mas ainda não está disponível comercialmente.
Quanta RAM realmente precisas?
Quando a DDR4 apareceu pela primeira vez, as pessoas estavam empolgadas para saber como tecnicamente poderia ter módulos de até 512 GB. Na realidade, a menos que estejas a executar servidores, não precisarás de mais de 16 GB de RAM no total ou 32 GB de uma só vez.
Nenhum jogo chega perto de usar tanta RAM e, a menos que trabalhes na produção de vídeo de alta intensidade e tenha uma infinidade de programas e janelas do browser abertas ao mesmo tempo, 16 GB devem ser mais que suficientes.
Mesmo nos jogos mais exigentes, é provável que o desempenho seja muito semelhante na RAM de 8 GB e RAM de 32 GB se a CPU e a GPU forem idênticas.
A maioria das placas-mãe possui quatro slots de RAM; portanto, quando compras RAM, pode distribuí-la por dois a quatro slots.
Mas é, digamos, 4 x 4 GB de RAM mais rápido que 2 x 8 GB?
Na maioria das vezes, não, mas como as placas-mãe mais modernas suportam apenas memória de canal duplo, é provável que optes por usar apenas dois slots.
Os benchmarks de desempenho reais mostram muito pouca diferença entre o uso de dois e quatro drives de RAM, se estiveres a usar a mesma capacidade e frequência de RAM.
Do ponto de vista da estabilidade, quanto menos partes houver, menor o número de erros e também o uso de apenas dois slots de RAM significa que podes preencher os outros dois no futuro.
Post A Comment:
0 comments: