Apesar de, durante a pandemia, já ser possível assistir a missas e participar em atividades religiosas, muitos fiéis ainda sentem algum receio em voltar à igreja, mesmo com todos os cuidados de segurança.
Esse medo, no entanto, não tem de o impedir de estar em contacto com a sua fé.
Hoje em dia, a tecnologia é nossa aliada em diversas situações e a religião é uma delas. Pode participar de atividades religiosas sem sair de casa, com o apoio das aplicações móveis que recomendamos de seguida.
1. Click to Pray
A primeira aplicação que recomendamos é a Click to Pray, indicada para ajudar os mais jovens a rezar.
Esta aplicação, ao contrário de muitas que se encontram no mercado, propõe três momentos de oração diários. Esses três momentos são breves, permitindo uma reflexão rápida para os mais novos – e não só.
Esta aplicação oferece conteúdo em inglês, francês, espanhol e português e é uma das mais recomendadas na área. Sem dúvida, deve experimentar a app.
2. Passo-a-Rezar
A Passo-a-Rezar é uma das mais conhecidas e um projeto português criado em 2010.
Esta aplicação tem como foco a oração através de ficheiros de áudio, com duração média de 10 minutos. Durante o momento de oração terá música, textos bíblicos e perguntas que o ajudarão a refletir.
Uma das vantagens mais evidentes desta aplicação é a possibilidade de rezar mesmo sem tempo. Pode ouvir o áudio nas compras, durante a viagem em transportes públicos, enquanto prepara as refeições, entre outros.
Esta recomendação é feita pela Holyart, uma empresa líder no setor religioso e que atua no mercado online desde o ano de 2006. A atuação no online permiti-lhe chegar a fiéis de todo o mundo com artigos religiosos de alta qualidade.
3. Vatican News
Conhecida como “The Pope App” antes do ano de 2018, esta aplicação é ideal caso queira estar a par das últimas novidades no Vaticano. Terá, ao seu alcance, todas as novidades e comunicados sobre a região e sobre o Papa Francisco.
A aplicação também tem a opção de Web Radio no menu, onde encontrará dezenas de áudios que irão restaurar a sua fé e inspirá-lo no dia-a-dia.
O nosso conselho é manter esta aplicação em junção com uma das anteriores.
4. Bíblia Católica
Costuma ler a bíblia? Esta é uma opção que pode ser lida onde quiser, quando quiser, sem que leve consigo a verdadeira bíblia e sem que tenha acesso à internet.
A aplicação é muito intuitiva e permite-lhe fazer uma pesquisa pelo nome do livro e pelo número do capítulo. Dessa forma pode encontrar as suas passagens preferidas sem grande esforço e partilhá-las, rapidamente, nas redes sociais ou com os seus amigos e familiares.
5. Gratidão
Esta aplicação surgiu com base num estudo realizado e que mostrava que exercitar a gratidão através de momentos de escrita condicionava o nosso cérebro a sentir-se mais grato. Ainda nesse estudo, concluiu-se que, a longo prazo, a pessoa sentia menos stress e tinha menos sintomas de depressão.
Esta aplicação incentiva-o a registar os seus sentimentos – ou o sentimento que sobressaiu no seu dia, avaliar as ações do dia-a-dia e agradecer por tudo de bom que aconteceu ao longo do mesmo.
A aplicação Gratidão deve ser usada em conjunto com outras aplicações. Lembre-se que para sentir os verdadeiros resultados deve manter uma prática consistente durante um período de tempo considerável.
6. Bónus: redes sociais
Além das aplicações mencionadas, pode também conectar-se com outros fiéis em grupos e páginas nas redes sociais. Os membros desses grupos podem juntar-se em horários combinados para estudos da Bíblia ou apenas serem um grupo de apoio que o incentiva a manter-se próximo à sua fé, mesmo nos momentos mais difíceis.
As redes sociais são também uma forma de seguir o Papa Francisco, por exemplo, e de receber conteúdo diário que o mantenha em contacto com a sua fé.
Neste momento, se não se sente confortável, não precisa de se dirigir à igreja. Pode apenas optar por opções tecnológicas que o aproximem da sua religião.
Já experimentou alguma das aplicações? Tem mais alguma recomendação para incluirmos nesta lista? Ficamos à espera.
Post A Comment:
0 comments: