O torrent é um ficheiro de poucos KB que te pode trazer muitos GB. A transformação é enorme e por isso vamos ver como funciona.
A lógica do torrent é a seguinte: a primeira pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o a primeira semente (seed). Uma segunda pessoa faz download desse conteúdo e também passa a disponibilizá-lo, tornando-se em mais uma semente. Basicamente, quanto mais sementes houver do mesmo ficheiro, mais rápidos e eficientes serão os downloads, pois mais pessoas estão a partilhar o mesmo.
Isto tudo assenta numa rede p2p.
O que é uma rede p2p?
Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo partilha de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
Uma rede peer-to-peer pode ser usada para partilhar músicas, vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisa em formato digital. Um exemplo de transmissão de dados via peer-to-peer são os Torrents.
Os sistemas cliente-servidor tradicionais fazem a gestão e fornecem acesso a recursos como arquivos, páginas Web ou outros objectos localizados num único computador servidor. Nesses projectos centralizados são exigidas poucas decisões sobre a distribuição dos recursos ou sobre a getsão dos recursos de hardware.
Os sistemas peer-to-peer fornecem acesso a recursos de informação localizados em computadores de toda a rede. Os algoritmos para a distribuição e recuperação de objectos são um aspecto importante do protejo do sistema.
Estas redes têm como objectivo distribuir um serviço totalmente descentralizado e organizado, equilibrando, automaticamente, as cargas de armazenamento e processamento de forma dinâmica entre todos os computadores participantes à medida que as máquinas entram e saem do serviço.
Esse tipo de arquitectura de rede é muito conhecida pela partilha de ficheiros. No entanto as redes P2P são utilizadas para outras áreas, tais como, armazenamento distribuído em meios académicos, científico e telecomunicações, por exemplo.
O que é um Torrent?
Torrent é a extensão de ficheiros utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Essa transferência acontece da seguinte maneira: os ficheiros transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal ficheiro ajuda a fazer o upload a outros utilizadores.
Isso reduz significativamente o consumo de banda da semente original do ficheiro, não sendo necessário que o mesmo fique armazenado num servidor.
Para partilhar esses arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente, ou uma extensão num browser e já se começa a ver algumas soluções online.
O cliente obtém as informações contidas nos ficheiros e encarrega-se de toda a comunicação entre os utilizadores.
Como funcionam?
Para fazeres download via torrent, o primeiro passo é procurar o ficheiro torrent do que pretendes. Ao abrires esse ficheiro com um programa compatível (cliente), vais visualizar todo o conteúdo e podes fazer download somente daquilo que desejares.
Diferentemente de transferências via HTTP, um cliente torrent faz diversos pedidos em diferentes sockets (pontos finais de uma rede, ou seja, a localização de um ficheiro). Isso significa que existe mais do que uma fonte para fazeres download.
Outra diferença é que o protocolo torrent baixa de uma maneira não sequencial e vai “montando” o ficheiro como se fosse um quebra-cabeça, juntando as diferentes partes dos ficheiros que fizeste download.
Basicamente, todas as pessoas que baixaram o torrent enviam pedaços dele para outras. No final do download, o cliente unifica os pedaços, criando o ficheiro que querias fazer download.
Melhores sites para fazer download de Torrents
Existem centenas e centenas deles. Normalmente os que tiverem mais utilizadores, são os melhores porque permitm melhores velocidades e mais conteúdos.
Nós já fizemos aqui a lista dos melhores sites de torrents de 2020!
Uma questão a ter em conta, é evitar sites de torrents que necessitem de registo. Muitos deles para se safarem da justiça fornecem os teus dados. Sabe mais aqui.
O que são clientes torrent e quais os mais conhecidos?
O cliente torrent é o programa a ou extensão compatível para abrires os ficheiros torrents. Sem eles não consegues efectuar download.
Há diversos clientes torrent que podes usar para transferir e partilhar arquivos.
Os mais utilizados hoje em dia são:
- qBittorrent;
- uTorrent;
- BitTorrent
Torrents e questões legais?
Este sistema não tem nada de ilegal e como já foi referido é utilizado por muitas instituições académicas.
Mas a maior parte do uso destes ficheiros é por causa de fazer download de ficheiros protegidos por direitos de autor e então ganhou muita popularidade.
E por isso muitos dos sites estão bloqueados pelas autoridades e em muitos países é preciso ter cuidado com este sistema e passo a explicar.
O download não é proibido mas a partilha de ficheiros protegidos por direitos de autor é e tu ao utilizares um torrent estás a fazer download e a partilhar ao mesmo tempo, ou seja estás a incorrer num crime em determinados países e as multas são elevadas.
Aqui aconselha-se o uso de VPN compatível para fazer download através do torrent onde assim mantens o teu anonimato.
ITO - NET Things: Boas VPN's Gratuitas a considerar
Já aqui explicamos quais os benefícios de uma VPN e qual sua utilidade . Existem dezenas delas, mas a maior parte não vale nada e ainda por cima serve para nos roubar dados, por isso na hora de instalar uma tenham cuidado.
Post A Comment:
0 comments: