Às vezes, a inteligência artificial sabe mais sobre nós do que nós sabemos sobre nós mesmos. E quando se trata de diagnosticar Covid-19, isso pode ser uma vantagem no combate à pandemia.
Pesquisadores do MIT desenvolveram um algoritmo que dizem poder diferenciar a tosse forçada de pessoas assintomáticas com Covid da das pessoas saudáveis.
Eles estão actualmente a trabalhar numa aplicação gratuita que permitiria a qualquer pessoa tossir para o smartphone e, essencialmente, obter uma pré-triagem para saber se tem Covid, mesmo que não apresente sintomas.
Os pesquisadores publicaram o artigo no IEEE Journal of Engineering in Medicine and Biology.
Antes da pandemia, a equipe do MIT trabalhava em modelos de IA que podiam diagnosticar doenças, principalmente o Alzheimer, com base em gravações vocais.
Treinando a IA em 200.000 gravações de fala e tosse, eles descobriram que a IA pode detectar biomarcadores como força das cordas vocais, capacidade pulmonar e degeneração neuromuscular que aparecem nessas gravações e diferem das tosses e palavras de pessoas saudáveis.
Uma vez que Covid pode ter alguns dos mesmos sintomas (notavelmente "comprometimento neuromuscular temporário"), os pesquisadores decidiram aplicar sua estrutura de Alzheimer para detectar Covid-19.
A ideia é que a IA pudesse captar essas diferenças nas tosses causadas por comprometimento neuromuscular e outros sintomas entre pessoas saudáveis e pessoas assintomáticas com Covid-19, diferenças que essas pessoas assintomáticas não seriam capazes de perceber por si mesmas.
De acordo com sua pesquisa, a teoria funcionou. Como já haviam treinado o modelo inicial em dezenas de milhares de gravações, eles foram capazes de criar uma avaliação específica de Covid a partir de 4.000 amostras de tosse, metade de pessoas saudáveis, metade de pacientes assintomáticos de Covid-19.
Eles então testaram o IA em 1.000 amostras adicionais (novamente, metade saudável, metade não), e identificou correctamente 98,5% das tosses de pessoas com Covid-19. Impressionante!
Os pesquisadores dizem que o modelo de IA precisa de mais amostras e precisava de ser afinado. No entanto, eles estão esperançosos de que esta possa ser uma ferramenta útil para combater a pandemia.
Post A Comment:
0 comments: