- O onboarding digital é essencial para a fidelização e a produtividade dos novos elementos recrutados
- A Talentia Software oferece dicas e conselhos para a criação de um plano de integração digital eficaz e benéfico para toda a organização
Onboarding digital: essencial para a fidelização e a produtividade
De acordo com um estudo realizado pela Headway Executive Research, 75% dos colaboradores não têm boas memórias dos seus primeiros passos nas respetivas empresas. As divergências e os potenciais desajustes no processo de “aterragem” podem ser substancialmente reduzidos com um plano de onboarding adequado. Este programa de acolhimento deverá incluir:
- Dar a conhecer as dinâmicas internas da organização;
- Transmitir e ajudar a interiorizar a filosofia e a cultura corporativas;
- Conhecer aprofundadamente as características do cargo que ocupa, assim como as suas funções e responsabilidades;
- Localizar o colaborador no organograma geral, bem como a sua posição no respetivo departamento e em relação à restante equipa.
Como conseguir um onboarding digital eficaz
Um onboarding requer certos elementos mínimos para poder ser considerado “bem-sucedido”. Contar com uma ferramenta de software que permita conceber e implementar o plano – como o Talentia Recruiting & Onboarding - permite a gestão centralizada de todo o processo, desde a identificação das necessidades e a planificação das etapas de recrutamento, até à gestão das propostas e dos diferentes processos de seleção. Deve também oferecer a possibilidade de implementar planos específicos para novas incorporações e formação ad hoc – neste caso com vista sobretudo ao inboarding, ou seja, para construir lealdade e melhorar o desempenho do talento da empresa.
É essencial que a ferramenta eleita para o onboarding digital conte com Inteligência Artificial, pois esta facilita o tratamento massivo de dados para a seleção do perfil mais apropriado. Além disso, proporciona ao Recruitment Manager indicadores de grande utilidade para a gestão remota de RH, que ultrapassam mesmo os processos de integração.
A nova sociedade que enfrenta esta pandemia tem de ser capaz de dar resposta aos novos desafios, e as empresas devem estar equipadas para o fazer também. Os recursos humanos talentosos vão continuar disponíveis, e contar com os melhores talentos vai ajudar na adaptação a este contexto em constante mudança. Assim, todos poderão sair vitoriosos num confronto que nunca deixou de ser competitivo.
Post A Comment:
0 comments: