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PayPal apresenta 7 dicas essenciais para fazer compras online em segurança

PayPal apresenta 7 dicas essenciais para fazer compras online em segurança
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De acordo com um estudo da Ipsos encomendado pela PayPal, durante o confinamento 74% dos portugueses tiveram problemas em fazer compras online.
PayPal apresenta 7 dicas essenciais para fazer compras online em segurança
A época de celebrações aproxima-se a passos largos e, embora este ano esteja a ser marcado por muitas restrições, as tradições mantêm-se. Dadas as restrições sociais provocadas pela Covid-19, tais como a limitação de mobilidade ou a redução da lotação em espaços comerciais e serviços, muitos portugueses estão a planear fazer as suas compras de Natal online, aproveitando os descontos da Black Friday e da Cyber Monday.

A facilidade de se poder realizar uma compra confortavelmente em qualquer lugar e a partir de um simples dispositivo móvel, recebendo o artigo desejado pouco tempo depois, fez com que esta fosse a opção preferida de cada vez mais pessoas ao longo dos tempos. No entanto, antes de fazer compras online, deve ter-se em mente uma série de instruções para impedir que a experiência não se torne amarga por culpa de um cibercriminoso. Foi por isso que o PayPal, enquanto plataforma de pagamentos líder na Europa, decidiu partilhar várias dicas essenciais para que os portugueses possam aproveitar as campanhas promocionais e fazer as suas compras online durante o Black Friday e a Ciber Monday em segurança:

Utilize uma conexão à Internet segura e mantenha os dispositivos actualizados

Se quiser fazer um pagamento bancário online ou se tiver de indicar qualquer tipo de informação pessoal, é aconselhável que evite a utilização de redes públicas de WiFi. Em vez disso, deve esperar até chegar a casa e aceder a uma rede privada.

Igualmente importante é garantir que o dispositivo que vai utilizar para uma compra online tenha a versão mais recente do sistema operativo, uma vez que os fornecedores actualizam continuamente o seu software para o proteger de vulnerabilidades recentemente descobertas, bem como dos mais recentes vírus e malware.

Verifique o website e o vendedor

Este passo é tão fácil como fazer uma simples verificação num motor de busca para saber mais sobre o vendedor e verificar se o que está escrito no motor de busca corresponde ao URL. Se começar com https e aparecer um cadeado à sua esquerda, significa que a loja online tem um certificado de segurança. Além disso, o aviso legal deve ser incluído no rodapé e deve suspeitar se as políticas de devolução e troca não forem claramente disponibilizadas.

Se a fiabilidade de um website ou produto estiver em dúvida, as opiniões podem ser muito úteis. Um número significativo de comentários garante uma maior segurança. No entanto, atenção, porque quantidade não é sinónimo de qualidade. Deve-se verificar sempre se se referem às características do objecto em questão e se são referentes a perfis diferentes.

Por último, deve prestar também atenção se o vendedor estiver no estrangeiro e pedir alguma condição especial por estar noutro país, como pagar de uma forma específica ou em outras páginas do navegador, porque estas podem ser falsas.

Escolha métodos de pagamento seguros que facilitem as reclamações

Tal como um estudo da Ipsos, encomendado pelo PayPal[1], confirma, durante o confinamento passado 74% dos portugueses tiveram problemas em fazer compras online. Destes incidentes, 13% estavam relacionados com dificuldades em devolver o produto.

Actualmente, existem muitos métodos de pagamento que nos podem ajudar a recuperar o nosso dinheiro no caso de sermos enganados por um vendedor. Por exemplo, o PayPal oferece uma Protecção ao Comprador que prevê o reembolso do preço total do artigo para além dos custos de envio originais pagos no caso de o artigo não ser recebido pelo vendedor ou não corresponder à encomenda[2].

Verifique regularmente as contas bancárias

O controlo frequente da actividade da conta é uma das melhores formas de se proteger contra a fraude.

Tenha cuidado com as mensagens ou e-mails de fontes desconhecidas

Deve ter cuidado se uma mensagem de texto ou um e-mail requer uma acção urgente ou imediata, especialmente se provém de um remetente estranho ou desconhecido. Igualmente importante é não abrir anexos ou clicar em ligações de fontes desconhecidas, mesmo que seja para "cancelar a subscrição" do remetente.

Mesmo que uma mensagem pareça vir de uma fonte de confiança, como um banco, deve permanecer vigilante, tendo em conta que as instituições financeiras nunca irão pedir informações pessoais num e-mail ou mensagem de texto.

Atenção às grandes ofertas

Cuidado com as ofertas irresistíveis, especialmente durante as próximas semanas. As pechinchas devem ser consistentes ou podem sair muito caras.

Use palavras-passe fortes

Muitas pessoas reutilizam a mesma palavra-passe em todo o lado, e aquelas que não o fazem, têm apenas três ou quatro palavras-passe para as suas diferentes contas. É importante ter senhas que contenham uma grande variedade de letras, símbolos, e números. Uma palavra-passe simples é mais vulnerável a malware, phishing e roubo de identidade. Não deve utilizar informações que possam ser encontradas em redes sociais, tais como o nome do animal de estimação, dos filhos, da data de nascimento ou da equipa de futebol favorita.

Como bem sabe, os presentes de Natal online abrem todo um mundo de possibilidades. Não importa onde ou o que comprar, seguindo estas dicas pode obter a melhor prenda e ao melhor preço.
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