Usas o smartphone como ferramenta de estudo e vais ter testes até às férias de Natal? Sentes que já não tens espaço para tudo o que queres? A WIKO ajuda-te com 5 truques fáceis.
Tal como acumulamos roupa, acessórios ou canetas que provavelmente já nem escrevem, também acumulamos imensas coisas sem repararmos dentro dos nossos smartphones que estão apenas a ocupar espaço e não são necessárias. Isto rouba-te espaço das músicas que queres ouvir ou dos documentos que queres lá ter para estudar. Mas a solução é bastante simples e a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz-te 5 truques infalíveis para limpares a memória do teu equipamento.
Já ouviste falar na cache? Não? É algo a que deves ter atenção
A maior parte das aplicações utilizam dados armazenados - ou armazenados em cache - para proporcionar uma melhor experiência de utilizador. Estes dados podem poupar algum tempo (e dados móveis), mas os ficheiros armazenados em caches de aplicações são para conveniência e não são estritamente necessários. Se precisares de mais espaço no teu telefone rapidamente, limpar a cache das aplicações é o primeiro passo a seguir. E é bastante simples: basta ires a Definições, Aplicações, Gestor de Aplicações e escolheres a aplicação que pretendes modificar. Depois basta optares por “Limpar cache”. Se não tens a certeza sobre que aplicações estão a utilizar mais memória, podes ir a “Armazenamento” e aí vês de quais vale a pena apanhar a cache.
Aquele ficheiro do qual fizeste download no ano passado? Talvez já não precises dele
O teu smartphone tem uma pasta de downloads onde tudo o que descarregas, seja fotos, vídeos, documentos e outros ficheiros, fica armazenado. É provável que a maioria dos ficheiros na tua pasta de downloads não sejam conteúdos aos quais sejas particularmente apegado. Normalmente são coisas que precisamos de consultar no momento e ficam esquecidas, como o horário daquele autocarro que precisaste de apanhar há alguns meses. Assim, deverás ser capaz de libertar algum espaço de armazenamento eliminando estes ficheiros desnecessários.
Tiras fotografias a tudo o que vês? O Google Photos poderá ser um bom aliado
Existe uma maneira de guardar todas as fotografias sem as ter no smartphone? Sim, existe! O Google Photos permite-te fazer cópias de segurança de um número ilimitado de fotografias e podes apagá-las do teu dispositivo para libertar espaço. Para isto terás de ligar a função de Back up & sync do Google Photos para tirar partido de todo este espaço gratuito de armazenamento em nuvem. Para o fazeres, abre a aplicação Google Photos e vai a Definições, Cópia de segurança e sincronização e ativa-a. Podes ainda optar por escolher fazer o backup das fotografias com resolução de "alta qualidade" (espaço ilimitado) ou fazer o backup das mesmas com o tamanho original (com limite de armazenamento do Google Drive).
Memória expansível? Cartão microSD ao salvamento
Se o teu smartphone permite expandir a memória através de um cartão microSD, não desperdices essa oportunidade. Tens duas formas de tirar partido deste cartão: podes optar por usá-lo como armazenamento externo para guardares músicas, vídeos ou outros arquivos pessoais que possas querer mudar para outro dispositivo; ou, então, podes configurá-lo de forma a que sirva como ampliação da memória interna para que seja possível guardares lá aplicações. Para isto basta ires a Configurações, escolher "Armazenamento e USB" e, uma vez lá, escolher o cartão SD que inseriste. A maior diferença nestas duas formas de utilização é que se usares o microSD enquanto armazenamento interno é que não poderás transportar o que armazenares nesse cartão para qualquer outro dispositivo.
A solução mais eficaz: apaga o que não te faz falta
Começámos por dizer que, tendencialmente, acumulamos tudo. Se no início de cada estação dás a volta ao roupeiro e escolhes que roupa fica e que roupa vai, deves também ter esse cuidado com o teu smartphone. Colocaste músicas de uma banda para ouvir e não gostaste? Apaga. Instalaste um jogo que todos os teus amigos te recomendaram, mas nunca mais o vais voltar a jogar? Apaga. Pensa no teu smartphone como o teu espaço seguro, onde tens tudo o que queres e que precisas, mas de onde expulsas tudo aquilo que não te faz falta.
Estamos a um mês das férias de Natal. Apesar de tudo, continuas a precisar do teu smartphone para estudar ou trabalhar e para te manteres em contacto com quem te é mais querido, ainda mais do que antes. Com o Natal a chegar, faz-lhe uma limpeza geral para que não fique nada por documentar e partilhar!
Post A Comment:
0 comments: