Para protecção completa, precisarás de expandir o teu arsenal de ferramentas de protecção.
Hoje em dia, são diversas as ameaças cibernéticas, desde virus, malware, Pishing, ransomware e muito mais. Com isso, infelizmente, um serviço antivírus isolado não é suficiente para bloquear todos os vectores de ataque.
Aplicações vulneráveis, por exemplo, são conhecidas por fornecer oportunidades lucrativas para criminosos cibernéticos experientes e esse é um problema que o antivírus não foi projectado para solucionar.
Por esse motivo, é igualmente importante garantir que estejas o mais actualizado possível com os patches de software mais recentes, o que minimiza a superfície de ataque. E, felizmente, existem ferramentas para ajudar a optimizar esse processo de correcção.
Para reduzir a possibilidade de um hacker usar um exploit de software para lançar um ataque à tua máquina, vais querer um serviço antivírus de alta qualidade com uma ferramenta de gestão de patches igualmente capaz.
É importante lembrar que apenas uma vulnerabilidade negligenciada é suficiente para abrir a porta para uma rede inteira, tornando todas as tuas outras protecções de segurança redundantes.
Existem já soluções, no entanto pesadas na carteira que verificam automaticamente os dispositivos e identificam as ameaças à medida que aparecem, e também verificam todos os programas antes do lançamento para garantir que não contenham nenhum conteúdo malicioso.
Ou seja para ficares bem protegido hoje em dia precisas de:
- Um bom antivírus - Lista dos melhores antivirus Gratuitos;
- Uma boa ferramenta de remoção de malware - MalwareBytes ou Windows Malicious Software Removal Tool;
- Não abrir emails Phishing - Temos que desconfiar cada vez mais;
- Windows ou outro SO Actualizado ao máximo;
- Uma boa firewall;
- Ultima versão do Browser;
- Protecção própria - Desconfia e navega seguramente;
- Não instales qualquer aplicação;
- Usa um gestor de patches;
- Evitar navegar em redes publicas tipo cafés e aeroportos;
O maior erro é confiar apenas no software antivírus para protecção, porque qualquer fenda na sua armadura de segurança cibernética é suficiente para anular todo o teu trabalho árduo na protecção contra ameaças baseadas em malware.
Hoje me dia um antivírus sozinho já não é suficiente.
Post A Comment:
0 comments: