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Percebe melhor o que é um Influencer e o Marketing Digital com Bruno Salomão

Percebe melhor o que é um Influencer e o Marketing Digital com Bruno Salomão
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Tivemos a oportunidade de poder entrevistar Bruno Salomão, no qual endereçamos os nossos sinceros agradecimentos por esta oportunidade.

Percebe melhor o que é um Influencer e o Marketing Digital com Bruno Salomão

Para quem não conhece, Bruno Salomão é Country Manager da SocialPubli em Portugal, que se trata de uma agência de Marketing de Influência que conecta marcas com influenciadores para desenvolver ações de marketing.

Com uma vasta experiência profissional e um currículo académico invejável, Bruno Salomão respondeu de forma simples a algumas questões de forma a conhecermos melhor todo este mundo do Marketing Digital, saber um pouco mais do mundo dos Influencers (pessoa que detém o poder de influência num determinado grupo de pessoas no mercado digital) e também falou sobre a plataforma SocialPubli.

Vale a pena ler e prestar atenção.

A sua experiência em marketing digital é impressionante. Onde nasceu a paixão pelo Marketing de Influência? Existe algum episódio especial?

Bruno Salomão: "Assim que comecei a trabalhar, ainda jovem com 15 ou 16 anos, percebi que todo o mundo das marcas me fascinava. A comunicação, o logotipo, a publicidade, enfim, todo este universo. Após terminar a minha licenciatura em Marketing Management, tive grandes líderes com quem tive o prazer de trabalhar e a experiência que obtive com eles fez com que eu seja o que sou ainda hoje. Nomeadamente na E-goi com o Ernesto Ferreira e na Impacting Group com o Nuno Morais. Quanto ao Marketing de Influência, comecei a acompanhar esta tendência há cerca de 4 ou 5 anos e percebi rapidamente o seu valor. Acreditava que seria algo que iria ter bastante impacto e, por coincidência, conheci a SocialPubli numa feira em Espanha, Madrid e lancei o desafio de abrirem atividade em Portugal. Aceitaram o desafio e começou aí a minha jornada do Marketing de Influência."

O Marketing de Influência é cada vez mais uma certeza. Quais são as áreas que acha mais promissoras?

Bruno Salomão: "É, sem dúvida, uma área que deve ser tida em conta em qualquer plano de marketing ou comunicação. De acordo com um estudo realizado pela SocialPubli e divulgado recentemente, constatámos que o lifestyle continua a ter o primeiro lugar no pódio na produção de conteúdos. Isso reflete o espaço que existe na comunicação de temas mais emergentes, relacionados com o ambiente ou com a sociedade, por exemplo, que poderá ganhar maior terreno nos próximos tempos."

Muitos jovens e não só querem tornar-se influencers... Quais acha que são os aspectos chaves para o sucesso?


Bruno Salomão: Autenticidade, genuinidade e criatividade são os pilares basilares para conseguir conteúdo de qualidade e atrativo. No fundo, será isso que tanto o público como as próprias marcas irão valorizar. Além disso, devem querer aprender day by day e entender o que podem melhorar ou não. Devem ainda perceber o que as marcas querem e transmitir precisamente as suas key messages. No fundo, um influenciador deverá tornar-se relevante no tipo de conteúdos que produz.

As empresas deveriam apostar mais neste mercado?

Bruno Salomão: Sem dúvida alguma, porque é de facto uma área que fará toda a diferença no próprio negócio. Além disso, as marcas devem ser pioneiras, aventureiras e diferenciadoras em termos de comunicação, especialmente no universo do Marketing de Influência. Por vezes, percebemos que existe que a maioria das marcas pretende seguir a direção dos demais quando é a diferenciação que deve ser o motor de uma campanha. 

Percebe melhor o que é um Influencer e o Marketing Digital com Bruno Salomão
É inevitável falar na pandemia... a pandemia afetou o Marketing de Influência? Ou na realidade é uma oportunidade?

Bruno Salomão: No tal estudo realizado pela SocialPubli, pudemos constatar que o Marketing de Influência é já uma ferramenta estratégica reconhecida pelas marcas e, no ano de 2020, observámos as marcas a investir, mesmo em tempo de crise e incerteza. O próximo ano será, certamente, um ano de aumento dessa tendência ou, no mínimo, haverá uma manutenção da aposta, seja por marcas com maior ou menor notoriedade

Em Portugal, qual é o panorama dos Influencers? Comparando com outros países...

Bruno Salomão: A SocialPubli é uma multinacional e, efetivamente, temos a sorte de ter uma visão a nível global da evolução do Marketing de Influência, dos processos e da gestão e conteúdos de campanhas com influenciadores digitais. Não é possível encontrar uma grande diferença no que respeita os influenciadores, os benefícios e desafios são iguais em Portugal, Espanha, Alemanha ou em outro qualquer país. No entanto, detetamos diferenças a nível de negócio. Em Espanha, por exemplo, as grandes agências recorrem a empresas e agências especializadas de Marketing de Influência para dar o melhor resultado ao cliente final. Em Portugal, talvez por uma questão de dimensão de mercado, percebemos criar e operacionalizar campanhas de Marketing de Influência por agências não especializadas é ainda uma realidade.

Acredito que o caminho, não só a nível de Marketing de Influência mas de outras áreas, passa por eleger fornecedores especializados. Recorrer a equipas que sejam dedicadas a uma determinada área é um benefício que pode e deve ser aproveitado.

Quais são as mais-valias para uma marca em apostar em Marketing de Influência?

Bruno Salomão: São diversos os objetivos que as marcas podem beneficiar ao trabalhar com Marketing de Influência. Desde aumentar a sua notoriedade e consideração, chegar a novos públicos-alvo, gerar tráfego no e-commerce ou aumentar a interação com a marca. Enfim, o Marketing de Influência é uma área que bem aproveitada pode, efetivamente, ter ótimos resultados e ser benéfico para as marcas independentemente do seu “stage”.

De que forma o Marketing de Influência irá mudar nos próximos anos?

Bruno Salomão: Na verdade, torna-se difícil responder a essa questão sem a bola de cristal. No entanto, parece-nos claro que a evolução do mercado irá sempre ter como base a genuinidade e o profissionalismo. Assente nisso, acredito que iremos assistir a um formato e modelos de conteúdo muito mais dinâmicos e com uma evolução constante. Por exemplo, defendo muito o formato vídeo, seja short ou long, acredito que plataformas como Youtube, Reels, TikTok, IGTV terão cada vez mais adeptos e as marcas estarão cada vez mais atentas. Por outro lado, a relação entre marca e influenciador digital ou criador de conteúdo exigirá uma maior preocupação, pois mais que promover uma marca, é necessário que esses influencers sejam verdadeiros embaixadores ou “adeptos” das mesmas.

Qual a rede social que mais sucesso faz no Marketing de Influência?

Bruno Salomão: Atualmente é, sem dúvida, o Instagram, que está evoluir a nível de ferramenta, métricas e torna-se, cada vez mais, num all-in-one. No entanto, prevê-se que 2021 seja o ano do YouTube que é, a meu ver, não só uma fantástica ferramenta para a ativação de campanhas, como é também uma ferramenta essencial para a criação de um ecossistema digital sólido e "atual", sendo a plataforma mais robusta disponível.

Ser influencer é rentável?

Bruno Salomão: Ser influencer é rentável. Mas é para quem faz um bom trabalho, para quem faz bom conteúdo, para quem demonstra preocupação nas partilhas. Para quem não o faz, nem por isso.

Falando da SocialPubli... Explique um pouco como funciona.

Bruno Salomão: A SocialPubli posiciona-se no mercado português como uma agência full-service de Marketing de Influência. Ajudamos as marcas desde o momento da criação da estratégia, passando pela avaliação de plataformas a ser utilizadas e avaliação de público-alvo, até à definição dos influenciadores digitais ou criadores de conteúdo que irão participar no projeto. Além disso, a SocialPubli tem uma plataforma própria que permite criar campanhas em mais de 30 países de uma forma simples e “user-friendly”, sendo igualmente possível criar campanhas em todas as redes sociais, desde Instagram, Youtube, Tiktok. Mais recentemente, lançámos a SocialPubli Boost, uma ferramenta que permite adicionar um layer de Paid Media sobre o conteúdo do Influenciador. No fundo, seja qual for o desafio do cliente a equipa da SocialPubli avalia e apoia em todos os momentos.

Percebe melhor o que é um Influencer e o Marketing Digital com Bruno Salomão

SocialPubli tem vindo a crescer?

Bruno Salomão: Temos vindo a crescer com muito orgulho. Entrámos no mercado há cerca de 3 anos e o crescimento tem sido constante. Naturalmente, para nós, ambicionamos crescer sempre mais e mais e temos todas as ferramentas para ajudar as marcas a realizaram campanhas fantásticas seja para o mercado português ou para mercados internacionais.

De que forma se pode medir o impacto e os resultados de uma campanha com influenciadores na SocialPubli?

Bruno Salomão: Os objetivos e KPI’s são sempre a base para uma campanha bem realizada e, claro, para a gestão de expectativas. A partir do momento que temos bem definido o objetivo da campanha conseguimos definir os KPI´s a serem avaliados e realizamos essa avaliação através da nossa plataforma, plataformas externas e metodologias de trabalho que vimos a desenvolver, sempre com o objetivo de apresentar os melhores resultados aos nossos clientes e parceiros.

Que projetos futuros têm na SocialPubli?

Bruno Salomão: A SocialPubli está em constante crescimento e evolução. Por exemplo, este mais recente lançamento, a SocialPubli Boost, é o reflexo do nosso sucesso e consciência sobre a importância de uma melhoria diária dos nossos serviços, tendo em conta as necessidades do mercado. Na nossa ferramenta própria, lançámos também a funcionalidade de criar campanhas no TikTok. De referir também a SocialPubli Advocacy. Trata-se de uma nova ferramenta que permite converter os clientes e colaboradores em embaixadores da marca, algo que também terá um impacto brutal no mercado. Esta é a nossa metodologia: estar atentos ao mercado e evoluir de forma constante. Para futuro, já temos vários projetos a serem desenvolvidos que acreditamos que terão um impacto interessante no trabalho das marcas e agências.

Bruno,

Um muito obrigado.

Equipa do Netthings

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