A Raspberry Pi Foundation anunciou o Raspberry Pi Pico, o primeiro microcontrolador da empresa. Como outros produtos Raspberry Pi, o novo Raspberry Pi Pico é incrivelmente acessível por aproximadamente 3€, dependendo do cambio e apresenta o primeiro chip personalizado da Fundação: o RP2040.
Ao projetar o RP2040 , a Raspberry Pi Foundation estabeleceu três objectivos para si mesma. Eles queriam que o chip apresentasse alto desempenho para lidar com cargas de trabalho inteiras, tivesse opções de E / S flexíveis para suportar a maioria dos dispositivos externos e tivesse baixo custo para reduzir a barreira de entrada.
O que eles projectaram mede dois milímetros quadrados, é fabricado num nó de processo de 40 nm e possui um processador ARM Cortex-M0 + dual-core com 264 KB de RAM no chip.
Também contidos no pacote QFN-56 de 7x7 mm estão várias opções de E / S, 2 MB de memória flash, um chip de fonte de alimentação que suporta tensões de entrada de 1,8-5,5 V, um único botão e um único LED.
Especificações RP2040
- Dual-core Arm Cortex-M0+ @ 133MHz
- 264KB of on-chip RAM
- Support for up to 16MB of off-chip Flash memory via dedicated QSPI bus
- DMA controller
- Interpolator and integer divider peripherals
- 30 GPIO pins, 4 of which can be used as analogue inputs
- 2 × UARTs, 2 × SPI controllers, and 2 × I2C controllers
- 16 × PWM channels 1 × USB 1.1 controller and PHY, with host and device support
- 8 × Raspberry Pi Programmable I/O (PIO) state machines
- USB mass-storage boot mode with UF2 support, for drag-and-drop programming
O Raspberry Pi Pico é programável em C / C ++ e MicroPython, e a Raspberry Pi Foundation está a fornecer um C SDK completo, conjunto de ferramentas baseado em GCC e integração com Visual Studio Code.
Curiosamente, há até uma porta do TensorFlow Lite disponível, caso estejas interessado em executar algum programa de IA no Pico.
Se estás à procura de construir um protejo simples em casa para controlar os teus seus electrodomésticos, o Pi Pico parece ser uma maneira simples e barata de entrar na programação de microcontroladores.
A Raspberry Pi Foundation também elaborou um livro para ensinar aos iniciantes como começar a usar o MicroPython no novo Pi Pico.
Post A Comment:
0 comments: